Evento, realizado em Pato Branco, trouxe tendências técnicas de manejo e apresentou processos inovadores para a produção de queijos e para a cadeia produtiva
Pato Branco, no sudoeste do Paraná, sediou nesta quarta-feira (9), a primeira edição do Inova Queijo Sudoeste. O evento é fruto da parceria entre o Sebrae/PR, IDR-Paraná, Governo do Estado e Prefeitura Municipal. O Inova Queijo reuniu mais de 350 produtores de leite e queijo, trazendo uma ampla programação dividida em mais de nove horas de evento, apresentando diversas soluções aos produtores de leite e queijo. Entre os objetivos, o fomento da cadeia produtiva do leite e oportunizar o acesso a novos conhecimentos.
Alyne Chicocki, consultora do Sebrae/PR, explicou que a iniciativa visa o fortalecimento da região como referência na produção de queijo artesanal de qualidade.
“O Inova Queijo vem para apoiar a cadeia produtiva da região, trazendo informações e conhecimentos que vão desde a produção de leite até o mercado comprador de queijos especiais, possibilitando ao produtor o acesso a novas práticas, o que contribui diretamente no desenvolvimento da atividade nas pequenas propriedades rurais”, afirmou Alyne.
Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), o Sudoeste tem aproximadamente 20 mil produtores de leite, responsáveis por uma produção estimada em 1 bilhão de litros por ano, sendo a principal bacia leiteira do Paraná.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que essa relevância também traz desafios para os próximos anos.
“A região Sul passou a ser a Meca [local que é considerado a sede ou referência de determinada atividade] da produção de leite no Brasil. Produzimos mais que a Argentina e o Uruguai, juntos. Hoje, vemos um esforço conjunto para qualificar ainda mais o nosso leite. De ter essa integração entre produtor e indústria, gerando mais valor, mais competitividade e potencializando ao máximo a produção local”, observou Norberto.
Dentre os produtos da cadeia produtiva do leite com maior destaque na região, está o queijo produzido de forma artesanal. De acordo com dados da Associação de Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud), a entidade tem atualmente 18 produtores de queijo que fazem, aproximadamente, 30 kg por dia.
Para o presidente da Aprosud, Claudemir Roos, o desafio está em transformar a região em polo na produção queijeira.
“Queremos colocar o Sudoeste na vanguarda da produção de queijos artesanais. O Brasil, hoje, está olhando e conhecendo cada vez mais o nosso queijo. Isso nos traz a missão de promovermos mais eventos como este e de profissionalizarmos os processos produtivos necessários, nas propriedades”, enfatizou Claudemir.
Palestras
Na abertura, o Inova Queijo teve a palestra magna “Queijos – como conectar a tradição ao futuro”, ministrada por Daniel Guimarães. Em seguida, aconteceu o painel “Leite, produtos lácteos e mercado: integração que gera reconhecimento”, conduzido por José Augusto Horst, da APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), Professora Fabiane Castro, da UTFPR e Daniel Guimarães. O evento trouxe ainda o painel “Políticas públicas para lácteos do sudoeste do Paraná”, para prefeitos e secretários da agricultura.
Para o produtor Leocledes Gossler, de Chopinzinho, as informações trazidas contribuem para o desenvolvimento da propriedade.
“Todo conhecimento é sempre bem-vindo. Quando participamos de momentos como este, vemos na prática novidades que podemos aplicar na produção. Isso traz melhorias nos processos e no resultado final do produto”, contextualizou.
Estações
No Inova Queijo, os produtores passaram por estações que representavam a jornada do produtor desde a produção de leite até o mercado. A primeira, Piquete do Leite, tratou sobre a sanidade e qualidade do leite. A segunda estação, Produtos, trouxe a experiência da realidade virtual numa queijaria modelo, a legislação de forma descomplicada e alternativas de aproveitamento do soro do leite. A estação Mercado abordou a experiência do cliente, a importância da marca e o mercado de produtos artesanais de alto padrão.
Através de cada espaço, a ideia foi oportunizar o acesso do produtor a um circuito repleto de informações e práticas inovadoras.
Exposição e turismo rural
O evento foi marcado também pela exposição de queijos produzidos no sudoeste do Estado e que foram premiados em diversas competições nos últimos anos. A qualidade do queijo produzido no Estado é tão relevante que, em dezembro de 2021, foi lançada a Rota do Queijo Paranaense, com o objetivo de fomentar o turismo rural tendo o queijo como o principal atrativo. Ao todo, são 33 propriedades em 23 municípios de várias regiões do Estado. O Sudoeste está representado por 16 agroindústrias em 11 municípios, sendo dez na região de Francisco Beltrão, cinco na região de Pato Branco e uma na região de Dois Vizinhos. A Rota do Queijo configura-se em um mapa turístico que reúne diferentes queijarias, trazendo sabores peculiares da região.
A produtora Roseli Martinazzo, acredita ser possível ter resultados econômicos com a Rota.
“A gente está vendo que a quantidade de turistas está aumentando, inclusive estou me preparando para fazer melhorias na propriedade para recebê-los. Poder expor nossos produtos aqui traz benefícios porque todo mundo fica curioso em provar e com vontade de comprar. É sinal de que estamos no caminho certo”, pontuou.
Bacia Leiteira
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil. São, aproximadamente, 4,4 bilhões de litros produzidos anualmente por ano.