Em sua segunda edição, o Prêmio Educador Transformador, promovido em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, com o objetivo de reconhecer projetos de Educação Transformadora desenvolvidos por professores de todo o País, anunciou os vencedores da etapa nacional, durante a Bett Brasil 2024, maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina e que ocorre em São Paulo (SP). De Campo Mourão, no noroeste do Paraná, o professor Fabricio Pelloso Piurcosky levou o primeiro lugar nacional na “Categoria: Ensino Superior”, com o projeto “Integrow – Ecossistema de Inovação do Integrado”.
A iniciativa surgiu a partir da preocupação dos alunos da própria instituição de ensino superior que queriam uma formação que fosse além do “tradicional” para o exercício da atividade profissional, agregando, por exemplo, habilidades fundamentais como inovação e empreendedorismo.
Diante do desafio, o projeto estabeleceu parcerias com startups e outras instituições, ressaltando a importância das redes para a formação dos estudantes, na chamada “Trilha Empreendedora”. Foram implantados, ainda, o “Inova – o concurso de inovação” e a pré-incubadora “Integrow”, conectada a grandes hubs do País, em que os alunos recebem mentorias de professores e de consultores do Sebrae/PR, que aplicam o Programa Startup Garage. Mais 2,5 mil alunos foram impactados, houve mais de 200 pré-incubações e oito incubações.
Com carreira acadêmica de mais de 20 anos e atuando no Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, o professor diz que ter o reconhecimento como melhor do Brasil na categoria Ensino Superior provoca o desejo de que o projeto avance.
“O reconhecimento nos ajuda a solidificar as ideias e a perceber como a educação pode estimular alunos a desenvolverem projetos que envolvam inovação, criatividade e a sentirem-se empoderados para resolver problemas de sua localidade. Com alegria que recebemos esse prêmio, torcendo para que novas iniciativas sejam cada vez mais transformadoras”, declara o professor.
Para o consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser, a premiação deixou evidente que há diversas práticas inovadoras realizadas por professores dentro de instituições, aproximando os alunos da realidade de mercado.
“Acreditamos na educação como transformação. Os professores se dispuseram a realizar e a apresentar esses projetos, provocando transformações em suas realidades locais e tornando-se inspiração para os alunos. O Prêmio valoriza o trabalho do professor. Queremos que nossa região seja cada vez melhor com a contribuição do trabalho dos professores, dos alunos e com o nosso suporte e de outros parceiros”, comenta Sandro.
Dos 35 finalistas, provenientes de todas as regiões do País e presentes no evento, sete foram escolhidos como vencedores, um para cada categoria avaliada pela premiação e que abrangem os diversos níveis de ensino: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; EJA – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.
Conheça os demais vencedores:
Categoria: Educação Infantil
A vencedora, em primeiro lugar, foi a Profa. Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia (GO), com o projeto “Meu Corpo é Tesouro!”, que tem como proposta trabalhar junto às crianças, de forma lúdica, o delicado tema da prevenção aos abusos sexuais na infância, bem como de mostrar a importância do cuidado com o próprio corpo. Entre as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, rodas de conversa e de escuta junto aos menores e um tipo de jogo que foi criado para orientá-los e alertá-los sobre os tipos de toque que não devem permitir em seus corpos.
Categoria: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Em primeiro lugar, a Profa. Luana Alves, de Teresópolis (RJ), foi a vencedora, com o projeto “Empreendedores da Terra”. A prática consistiu em incentivar o empreendedorismo e o sentimento de pertença à comunidade, a partir dos relatos de empreendedores rurais locais, convidados a falar aos estudantes sobre suas trajetórias de vida, como começaram a empreender, os desafios presentes no dia a dia dos negócios, entre outras questões, iniciativa que também contribuiu para valorizar personalidades da própria região.
Categoria: Ensino Fundamental – Anos Finais
O vencedor, em primeiro lugar, foi o Prof. Francisco Celso Leitão Freitas, de Brasília (DF), com o projeto “RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo)”. A prática se utilizou de diferentes expressões culturais e artísticas, sobretudo a música (com destaque para o gênero Rap, por seu forte apelo reflexivo e social), para oferecer novas perspectivas de ressocialização para adolescentes que cumprem medida socioeducativa com restrição de liberdade em uma instituição voltada a essa finalidade no Distrito Federal.
Categoria: Ensino Médio
Em primeiro lugar, a Profa. Daniele Andressa Bassanesi, de Naviraí (MS), venceu a categoria com o projeto “Tony Bank: Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”. A prática consistiu em aliar conceitos de Educação Financeira ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, responsabilidade, organização, entre outros. Para isso, foi criado um “banco”, o “Tony Bank”, no qual os estudantes acumulavam pontos de acordo com a sua pontualidade, compromisso com as entregas acadêmicas, entre outros critérios. A cada bimestre, a bonificação acumulada era revertida para a “compra” de itens obtidos junto à comunidade escolar.
Categoria: Educação Profissional
A Profa. Leila Cristina Nunes Ribeiro, de Macapá (AP), conquistou o primeiro lugar e venceu a categoria com o projeto “Mulheres de Fibra”. A iniciativa uniu incentivo à ciência, com a criação de novas perspectivas de atividade profissional para as alunas do Curso Técnico em Edificações no Instituto Federal do Amapá e sustentabilidade, ao promover o reaproveitamento de fibras que seriam descartadas de forma inadequada na natureza para a composição de materiais cerâmicos, reaproveitados em diversos procedimentos na construção civil.
Categoria: Educação de Jovens e Adultos – EJA
O vencedor foi o Prof. João Luiz Pereira da Costa Ferreira, de Feira de Santana (BA), com o projeto “Pretitude em Foco”. Por meio de um ensaio fotográfico produzido e protagonizado pelos próprios alunos, utilizando joias e pedras preciosas em alusão àquelas que foram roubadas do continente africano durante a colonização europeia, o projeto teve como objetivo valorizar o povo negro (a maioria dos estudantes na escola onde a iniciativa foi aplicada declara-se preta ou parda) e promover o seu empoderamento.
Premiação
Os sete vencedores receberam, além do troféu, um pacote completo com o custeio de todas as despesas para participação em evento de educação (a ser definido) e um notebook.
Participação
Ao todo, quase 3.500 projetos foram inscritos na segunda edição do Prêmio Educador Transformador. Após análise pela banca de jurados da premiação – composta por professores, mestres e doutores em Educação e especialistas da área, foram divulgados os resultados das etapas estadual e regional (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste), da qual saíram os 35 finalistas (sete de cada região do País, um para cada categoria avaliada no prêmio) que chegaram à fase nacional da premiação.
Os vencedores da etapa estadual no Paraná podem ser conferidos pelo site: pr.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/conheca-os-vencedores-do-parana-no-2o-premio-educador-transformador/.
Todas as informações e atualizações sobre o Prêmio Educador Transformador podem ser acompanhadas pelo site: www.educadortransformador.com.br.