A proposta de avanços na gestão e negócios se tornou realidade para 17 pequenas empresas de Cascavel. Integrantes da primeira fase do Comércio Inteligente, iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura de Cascavel e a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), percebem mudanças concretas nos negócios, principalmente, no desenvolvimento e eficiência dos processos, que chegou a uma média de 18%, com destaque para empresa que alcançou índice de 40%.
Desde 2023, o grupo de empreendedores aceitou desafio de repensar estratégias e investir na transformação conjunta do comércio local.
“Levamos para dentro da empresa o que aprendemos nos encontros. Reorganizamos a loja, setorizamos os processos, contratamos novos profissionais e focamos no que realmente impulsiona o crescimento. Só nesta primeira fase já vimos um salto no faturamento bruto. Agora, o foco é o faturamento líquido”, afirma Ewerson Luiz Poisk Junior, que alcançou um índice de reestruturação de 42% no seu negócio.

A proposta do projeto é desenvolver o comércio local, de forma integrada e estratégica, respeitando as características de cada empresa, mas olhando para o coletivo. A metodologia promoveu encontros e mentorias voltadas à prática, que envolveram desde o entendimento do perfil do cliente até ajustes financeiros e operacionais.
Norberto Nogueira, assumiu há três anos a empresa e encontrou no projeto a oportunidade ideal para a modernização da gestão, que refletiu no faturamento da loja.
“Abrimos os olhos para dentro da nossa própria empresa. Mudamos o ambiente interno, compreendemos nosso cenário financeiro e, com isso, obtivemos um crescimento de 20% no faturamento”, relata.

Futuro
Com resultados na primeira fase, o projeto avança em 2025 com uma nova missão: preparar essas empresas para a transformação digital. O Comércio 2.0 propõe inserir os participantes em um novo patamar, com foco em inovação, tecnologia e comportamento de consumo.
“Não adianta falarmos em grandes soluções tecnológicas se a base não estiver bem-feita. Agora, com essa primeira fase finalizada, vamos trabalhar com a digitalização de processos, marketing estratégico e vendas com foco no novo perfil do consumidor”, finaliza Ana Rizzi, consultora do Sebrae/PR.
-