É fato que, ao inserir o empreendedorismo nas escolas, as crianças passam a ter outra mentalidade e percepção em relação ao mundo, desenvolvendo habilidades que permitem buscar soluções para os diversos desafios. Em Ampére, no sudoeste do Paraná, 98 alunos da rede pública de ensino, da Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, aprenderam um pouco mais sobre o mundo empreendedor através do plantio de hortaliças.
A iniciativa, coordenada pela professora Cristiane Crespão, aconteceu após a formação dos docentes no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae/PR, que capacitou a equipe pedagógica para trabalhar conceitos de educação empreendedora com os alunos, contando ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Cristiane conta que o trabalho envolveu todo o contexto da alimentação saudável, abordando especialmente aspectos relacionados ao desenvolvimento e cuidado das plantas.
“Adquirimos mudas e fizemos o plantio das hortaliças na horta da escola. Então, diariamente eles realizavam os cuidados como regar, limpar as ervas daninhas e cuidar da horta. Quando as verduras ficaram prontas, foi feita a colheita e a partilha com os demais colegas”, conta a professora.
De acordo com Cristiane, a atividade foi essencial para que as crianças pudessem perceber a importância de calcular os custos para o plantio das hortaliças, além de terem experiências ricas relativas ao tempo, espaço e relações, já que cuidaram juntas da horta.
“A educação empreendedora prepara os estudantes para o futuro e os ensina a serem flexíveis, autossuficientes e conscientes do impacto de suas ações, além de fomentar uma visão de longo prazo que privilegia a inovação e a adaptação a novos cenários”, acrescenta a docente.
Construção da sociedade
Consultora do Sebrae/PR, Claudineia Cabral pontua que as ações voltadas para a educação empreendedora na escola são fundamentais para a construção de uma sociedade mais conscientes e próspera.
“Fomentar o empreendedorismo entre as crianças é dar a elas conhecimentos e ferramentas que permitam encontrar soluções para os mais diversos desafios, sejam eles ligados ao meio ambiente, sustentabilidade ou alimentação por exemplo. Quando a gente acredita nessa formação, está construindo não apenas futuros profissionais, mas cidadãos mais engajados com o futuro”, conclui Claudineia.
JEPP
O programa incentiva a busca pelo autoconhecimento, novas aprendizagens e a cultura empreendedora entre alunos e professores. Somente em 2024, o JEPP já contou com a participação de mais de 20 mil alunos e mais de 1 mil professores em todo o Paraná.
Para Cristiane, os conceitos abordados durante o JEPP foram essenciais no desenvolvimento da atividade em sala de aula.
“A partir destes conceitos, os professores incentivaram a criatividade dos alunos levando-os a pensar, apontar soluções e a tomar as melhores decisões. Além disso, foi possível relacionar todo o processo com os objetivos do programa, proporcionando aos professores mais conhecimento e novas formas de atuar com os estudantes”, conclui Cristiane.