ASN PR Atualização
Compartilhe

Curitiba recebe reconhecimento nacional do Sebrae para as Salas do Empreendedor

Único premiado no Paraná, serviço voltado aos MEI obteve 99,5 pontos, de cem pontos possíveis
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Único premiado no Paraná, serviço voltado aos MEI obteve 99,5 pontos, de cem pontos possíveis

O Espaço Empreendedor Pinheirinho, de Curitiba, recebeu o Selo Sebrae de Referência em Atendimento – Sala do Empreendedor, na categoria Diamante, nesta segunda-feira (12). O espaço foi o único no Paraná e um dos nove no Brasil que receberam a premiação, em reconhecimento à qualidade do atendimento prestado pela equipe de atendimento da rede parceira e dos agentes de desenvolvimento.

Na etapa estadual, 192 Salas do Empreendedor receberam o selo de reconhecimento do Sebrae, sendo 79 na categoria Ouro, 73 na Prata e 40, na Bronze. A classificação é realizada conforme a evolução de critérios técnicos quantitativos e qualitativos referentes à qualidade de atendimento, com o foco no cliente e nas ofertas de soluções pelo desenvolvimento do ambiente empreendedor e empresarial dos municípios, tais como: políticas públicas; acesso a mercados; acesso a crédito; simplificação e desburocratização; liderança e governança; associativismo e inovação. O critério para a categoria Diamante era atingir no mínimo 99,5 pontos, de cem possíveis, em avaliação realizada pelo Sebrae.

Representantes das nove Salas do Empreendedor de Curitiba durante evento de celebração dos espaços: Crédito: divulgação.

Segundo a gestora estadual das Salas do Empreendedor do Sebrae/PR, Carla Selva, o Selo monitora a qualidade de atendimento nas Salas do Empreendedor, a fim de que os serviços sejam prestados para os empreendedores com excelência. Em Curitiba, são nove salas: uma delas recebeu o Selo Prata e oito foram reconhecidas com o Ouro, uma delas o Espaço do Empreendedor Pinheiro, que atingiu a pontuação necessária para obter a classificação Diamante.

“Não é o tamanho da Sala, mas a qualidade no serviço que faz com que o reconhecimento seja obtido. Também não é uma competição entre os municípios, mas um desafio para que os agentes, os colaboradores das Salas do Empreendedor, possam sempre aprimorar o atendimento aos empreendedores. E o Espaço Empreendedor Pinheirinho foi um dos nove do Brasil a atingir a nota estabelecida pelo Sebrae para obter o Diamante”, comenta Carla.

Uma das duas agentes que atua no Espaço Empreendedor Pinheirinho, Simone do Rosário Santos diz que a atenção é redobrada aos feedbacks repassados pelas equipes do Sebrae/PR após as avaliações realizadas para a concessão do reconhecimento. Só neste ano, foram realizados 22 mil atendimentos.

“O desafio é continuar recebendo os microempreendedores individuais com orientações, acesso ao crédito, capacitações e outros serviços, sem deixar a qualidade cair. Conseguimos atender aos pontos de melhoria e manteremos o foco em sempre lapidar o atendimento ao público”, declara Simone.

O gestor regional das Salas do Empreendedor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend, ressalta que o trabalho de reconhecimento tem o objetivo de estimular o trabalho dos agentes, que estão na linha de frente, atendendo ao público.

“Um dos principais pontos é o cliente oculto, em que se avalia, de fato, como é o atendimento no dia a dia. A devolutiva do resultado dessa ferramenta, por meio de reuniões e treinamentos, ajuda a engajar os colaboradores no trabalho. É um trabalho que vem ocorrendo nos últimos anos e que, neste ciclo, focou na padronização do atendimento na Regional Curitiba. Queremos que o empreendedor tenha a mesma qualidade no serviço em todas as Salas”, observa Rodrigo.

Além da padronização do atendimento, o planejamento de ações junto aos agentes das Salas, neste ano, buscou humanizar o ambiente de trabalho.

“Com ajuda do Sebrae, tentamos padronizar os serviços. Com o reconhecimento, que chega como consequência, queremos dar visibilidade ao sucesso que eles obtêm no decorrer do ano. O grande objetivo é a satisfação do cliente final, mas para isso é preciso capacitar os agentes, integrá-los e tornar o ambiente de trabalho mais humano”, diz a coordenadora dos Espaços Empreendedor de Curitiba, Mariana Berger.

Brasil

Atualmente, são 2.875 salas no Brasil, localizadas nos 26 estados e no Distrito Federal. No Paraná, são 363 Salas.

Salas com o Selo Diamante
Madalena – CE
Canhotinho – PE
Curitiba Pinheirinho – PR
Queimadas – PB
Cachoeiras de Macacu – RJ
Henrique Wanke Sênior de Indaial – SC
Maragogi – AL
Redenção – CE
Cabedelo – PB

  • curitiba
  • MEI
  • pinheirinho
  • sala do empreendedor
  • Sebrae/PR;