Sebrae/PR vem auxiliando na melhoria dos processos de produção e na qualidade do mel no município do sudoeste do estado
O Paraná é o maior produtor de mel do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2021, o estado produziu mais de 7 mil toneladas do produto. Na quinta-feira (13), na região Sudoeste, foi constituída a Associação de Apicultores de Realeza (Apireal). O evento de formalização aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal.
A Associação foi constituída com a participação de 18 produtores locais que, há pelo menos um ano, vêm se profissionalizando na atividade. Iniciativa dos próprios apicultores, com o apoio do Sebrae/PR e da Administração Municipal, a entidade dará suporte também para aqueles que desejam entrar na atividade.
O presidente da Apireal, o produtor Rafael Antônio Ferri, destacou que a criação da entidade irá fortalecer o processo de produtividade.
“Há tempos sentíamos a necessidade de formalização da Associação. Temos exemplos próximos, como Capanema, onde a criação da entidade trouxe diversos benefícios. Agora, poderemos nos estabelecer mais fortemente na atividade, contando com assistência técnica, melhorando nossos processos e a qualidade do mel extraído”, explicou.
A Prefeitura investirá R$ 17 mil na aquisição de equipamentos e demais materiais para um espaço coletivo destinado à extração do mel, que funcionará anexo ao Viveiro Municipal, na Linha Água Branca.
A secretária de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente de Realeza, Michele dos Santos, avalia que a criação da Apireal trará mais segurança aos produtores.
“Eles deixarão a produção artesanal de lado para entrarem em um processo produtivo com boas práticas, englobando desde a questão do manejo até a venda com mais qualidade e valor agregado. Isso trará mais renda às famílias e desenvolvimento ao campo”, destacou.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki, a criação da Associação representa mais uma etapa concluída no processo de fortalecimento da apicultura local.
“Desde o início, temos realizado consultorias técnicas com foco na produtividade a partir de rainhas de alto potencial genético, alimentação continuada e manejo, bem como no apoio à formalização da Associação. Ainda vamos trabalhar com eles a marca e o posicionamento de mercado. Temos uma longa caminhada pela frente, mas é recompensador ver os apicultores se profissionalizando e trabalhando coletivamente”, concluiu a consultora.
-