ASN PR
Compartilhe

Dinâmica aproxima Polos de Referência do Sistema Sebrae para planejar o futuro

Atividade aconteceu durante o evento promovido pelo Polo de Liderança, em Foz do Iguaçu
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Durante a quarta edição do Líderes em Movimento, realizada no formato on-line e presencial, em Foz do Iguaçu, ocorreu uma dinâmica com representantes dos 14 Polos de Referência do Sistema Sebrae. A atividade teve como foco a gestão compartilhada e o futuro, com um olhar para projetos que podem ser realizadas nos próximos três anos, entre 2024 e 2026, além de pensar em formas para alcançar os resultados.

Dados do Sebrae apontam que os núcleos contam com 388 pessoas participantes, que já resultaram em 24 ações conjuntas nos últimos anos. Os grupos são divididos em três: temáticos, empresariais e do agronegócio. No segmento dos temáticos, integram os setores de educação empreendedora (Minas Gerais), liderança (Paraná), startups (Santa Catarina), sustentabilidade (Mato Grosso), energias renováveis (Rio Grande do Norte) e bioeconomia (Pará).

Nos Polos de segmentos empresariais, fazem parte as áreas de artesanato (Rio de Janeiro), óleo e gás on e offshore (Bahia), ecoturismo (Mato Grosso do Sul), turismo de experiência (Espírito Santo) e economia criativa (São Paulo). Também integram o movimento os Polos Setoriais do agronegócio (Goiás) e da indústria (Rio Grande do Sul).

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destaca que as atividades dos núcleos vêm para aproximar mais a instituição dos pequenos negócios.

“Esse movimento vem trazendo temas cada vez mais amplos, considerando todo o aprendizado que desenvolvemos até hoje. Isso nos auxilia a olhar ao futuro, com foco em fazer mais e melhor, disseminar e entregar soluções para quem empreende e estar em quase todo o lugar, mais próximo de quem empreende”, afirma.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae/PR, durante a dinâmica dos polos. Fotos: Adriano Oltramari. 

Em Natal, no Rio Grande do Norte, está sediado o Polo de Energias Renováveis. Criado em agosto de 2022, o estado foi escolhido para sediar por conta de suas atividades ligadas às energias renováveis como petróleo, gás natural e energia eólica.

“Cerca de 30% da energia eólica do Brasil é produzida na nossa região. O nosso estado tem o conhecimento e a experiência na formação de pequenas empresas para fornecer bens e serviços na cadeia de petróleo e gás”, explica a gestora do Polo de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt de Lima Alves.

Ela pontua que, assim como a temática de liderança, as energias renováveis possuem interesse nacional e impactam todos os segmentos e regiões.

“A disseminação dos conhecimentos e a aproximação entre representantes de todo o Brasil está sendo fantástica. Cada Polo possui uma temática específica, mas os desafios costumam ser comuns. Interações como essas nos auxiliam a gerar conexões entre as ações, as governanças e as pessoas que estão à sua frente”, conclui.

Liderança

Organizador da quarta edição do Líderes em Movimento, o Polo de Liderança está sediado no Paraná. Segundo o coordenador nacional do Polo de Liderança Sebrae, Julio Cezar Agostini, a atividade do eixo estratégico é transversal e com reflexos diretos.

“A nossa missão é capacitar e orientar esse líder para que ele seja mais eficaz nos ambientes onde atua e possa gerar mais resultados. Queremos levar conhecimento para todos os lugares, pois o Brasil possui uma grande diversidade, de regiões, sotaques, culturas, formas de trabalhar, com muitas diferenças, e que isso gere bons resultados”, finaliza.

Atividade aconteceu durante o Líderes em Movimento e reuniu os 14 Polos de Liderança.

Ecoturismo

Já na região Centro-Oeste do Brasil está sediado o Polo de Ecoturismo, em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Telcio Barboza, gestor do Polo, relata que o grupo foi formatado em 2021 e que os trabalhos foram iniciados em 2022. Desde então, grandes resultados foram alcançados, principalmente para ajudar a cumprir um dos principais objetivos do Polo: fortalecer o ecoturismo e oportunizar o protagonismo dos atores envolvidos neste ecossistema.

“Para difundir conhecimento, temos um portal onde são disponibilizadas trilhas de conhecimento e informações que auxiliam os empreendedores do setor. Também temos formadas comunidades que falam de marketing, gestão e experiências. Além disso, buscamos um alinhamento com outros Polos, como é o caso do Polo do Turismo de Experiência, por exemplo, que fica no Espírito Santo”, lista.

Ainda dentro do Polo Sebrae de Ecoturismo foi desenvolvida uma jornada de aprendizagem para que operadores de outros municípios possam obter do município o que há de melhor em termos de experiência, expertise e estratégias; e eventos específicos que visam reunir atores, divulgar projetos e difundir informações sobre o tema.

“Por isso estamos aqui. Viemos com uma caravana de cerca de 90 pessoas do Mato Grosso do Sul porque sabemos que o Líderes em Movimento é um evento que representa oportunidades de conexão. Neste encontro, também reforçamos estratégias de atuação, fortalecendo a rede do Polo”, conclui Telcio Barboza.

Sebrae OnShore

Aline Gomes Tourinho Lobo é de Salvador e atua como gestora do Polo Sebrae OnShore. A atuação do grupo se dá em 13 regiões, passando por territórios do Amazonas, Nordeste e Espírito Santo e, segundo a gestora, vários resultados estão sendo observados.

“Nós temos mais de 20 anos de atuação no setor de óleo e gás, então temos expertise para falar sobre o assunto. Porém, antes do Polo, as ações eram um pouco difusas e muitos empresários relatavam a dificuldade de realizar projetos maiores, pois em cada território era uma nova tratativa. Com o Polo, conseguimos fazer com que as 13 regiões falem a mesma língua, atingindo o objetivo de forma mais assertiva”, conta.

De acordo com Aline, dentre os principais objetivos estão itens como a qualificação das pequenas empresas com potencial para serem fornecedoras das grandes empresas; desenvolvimento de portfólio de soluções que realmente atenda às necessidades e aos requisitos do setor; incentivo e fomento ao trabalho de inovação e tecnologia, por meio do mapeamento dos potenciais e das dificuldades dos empreendedores e fomento à criação de soluções por pequenas empresas e startups.

“É um trabalho em rede. Criamos possibilidades e isso é muito importante porque quando falamos do trabalho onshore, muitas vezes estamos falando de regiões que merecem mais atenção. Com o Polo, conseguimos fortalecer isso e aqui para o evento, viemos com o objetivo de mostrar as nossas práticas, estreitar o relacionamento com outros Polos e instigar a atuação conjunta, levando educação empreendedora e incentivando as alternativas de renda sustentável, além do desenvolvimento da cadeia produtiva”, completa.

Artesanato

Localizado no Rio de Janeiro, capital, o Polo de Artesanato surgiu a partir do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crabe), e que está com foco na disseminação de informações que impactem desde as capitais ao interior dos estados.

“A possiblidade de acessar conhecimentos diversos, ter a oportunidade de sair do lugar onde trabalhamos, nos aproximar de outras lideranças, participar dessas dinâmicas está sendo muito positiva”, exalta a gestora do Crabe, Ana Paula da Fonte Moura.

Segundo ela, a inovação se dá por meio das conexões, e isso permite entender desafios e questões similares enfrentadas.

“No momento, estamos desenhando as atividades para os próximos anos. Esse é um setor importante para o nosso Brasil, precisamos pensar em estratégias para promover a cultura, a riqueza que é trabalhada lá no mais longínquo interior e que conseguimos mostrar por meio das nossas ações”, complementa a gestora do Crabe, Ana Paula da Fonte Moura.

Líderes em Movimento

Com mais de 11,7 mil inscritos, a programação da quarta edição do Líderes em Movimento segue na tarde desta terça-feira (3), com conteúdos que abordam novas formas de produtividade, formas de contar histórias, o trabalho para melhorar os ambientes profissionais e a construção de conexões entre lideranças.

  • líderes em movimento
  • Polos de Referência