De volta da Missão Técnica à Alemanha, que reuniu 12 empresários do sudoeste do Paraná, o Sebrae/PR e o Núcleo de Tecnologia da Informação de Pato Branco (NTI), promoveram na noite da última quinta-feira, 02, em Pato Branco, o Meet in Bar, um encontro que teve como propósito compartilhar um pouco sobre as vivências e as experiências compartilhadas e adquiridas durante a viagem ao país europeu. A missão aconteceu entre os dias 7 e 19 de setembro.
A iniciativa da viagem para a Alemanha faz parte de uma estratégia de reposicionamento do setor de tecnologia do município de Pato Branco. Durante os mais de 10 dias, os empresários visitaram a cidade de Frankfurt, coração financeiro da Europa e um dos principais hubs de inovação da Alemanha, parceiro de grandes bancos e aceleradoras internacionais. As visitas também aconteceram na cidade de Stuttgart, um dos principais centros de pesquisa da Europa com foco em desenvolvimento tecnológico.

Já em Munique, considerado o coração da TI no país, mergulharam em temáticas com ênfase em inteligência artificial, transformação digital e indústria 4.0 – que usa tecnologias digitais para criar fábricas inteligentes e eficientes. A cidade alemã concentra gigantes como a Microsoft, Google, IBM e Amazon.
O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, ressaltou que a viagem permite aos empreendedores conhecerem de forma concreta o que mundo está colocando em prática.
“Participar de uma missão técnica internacional é uma oportunidade única de aprender e trocar experiências. O que vimos nas empresas de tecnologia reforça a importância de despertarmos para as tendências de inovação que o mundo está vivenciando, especialmente sobre inteligência artificial. Iniciativas como essas ampliam conexões, trazem inspiração e boas ideias para o dia a dia dos nossos negócios”, afirma Cesar.
Oportunidade
Presidente do NTI, Alessandro Moraes, ressaltou que o Núcleo entende que movimentos assim contribuem com o desenvolvimento de todo o ecossistema de inovação, permitindo que os empreendedores possam inspirar outros empresários.
“Enxergar na prática as inovações que estão acontecendo em um dos países referência em tecnologia é oportunizar que eles retornem com inúmeros insights e isso tenha reflexos positivos nos negócios e na cultura das empresas. Por mais que a gente, por meio da internet, possa acessar muita informação, nada substitui ter o contato presencial, conversar diretamente com gestores de empresas centenárias. Isso faz toda a diferença”, destaca o empreendedor.

Alessandro, que também é CEO da Softfocus, empresa que atua com soluções tecnológicas para crédito e gestão, destacou ainda os impactos que a viagem teve para o seu negócio.
“Entre as muitas mudanças de paradigmas que conhecer a Alemanha me proporcionou, uma delas foi perceber o quanto as empresas alemãs, especialmente as startups, já nascem com uma visão de internacionalização. Temos lá empresas com cinco anos e com presença em mais de 40 países, com modelos de negócios muito similares aos que vemos aqui. Eles já desenvolvem as suas empresas olhando para os desafios globais”, conclui o empresário.
Experiência
Aldo Arendt, CEO da PROC, que atua com soluções em tecnologia e infraestrutura para varejo e segurança, avaliou que a imersão no país europeu também ajuda a moldar novos pensamentos e atitudes.
“Conhecer a Alemanha foi uma imersão muito interessante. Nos últimos anos, nós, da Proc, temos vivenciado outras culturas e isso tem trazido experiências enriquecedoras. Trocar conhecimentos com empreendedores que conduzem negócios centenários, vivenciar o mercado alemão, como ele se comporta em relação ao brasileiro e ao mundo, nos dá subsídio para compreendermos e visualizarmos as tendências mundiais. Voltamos, certamente, empresários com uma nova visão”, comenta Aldo.

Setor reposicionado
Em 2024, durante a Inventum – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, o Sebrae/PR e o NTI firmaram termo de cooperação técnica para fomentar a área de tecnologia do município, visando posicionar de forma estratégica o setor desde o mapeamento das empresas, empregos gerados e resultados alcançados pelo setor, estudos voltados ao mercado nacional e internacional, definição de objetivos para os próximos 15 anos, entre outros pontos. A Missão Técnica à Alemanha é uma dessas iniciativas que integram a estratégia de reposicionamento.