Empreendedores dos mais diversos perfis têm a oportunidade de conhecer e comparar as linhas de crédito oferecidas por seis instituições financeiras parceiras do Sebrae/PR na Feira do Empreendedor de Curitiba. Nos três primeiros dias, foram registrados R$ 18,5 milhões em intenção de crédito pelos participantes do espaço. Os atendimentos são gratuitos e realizados durante as Rodadas de Crédito da Feira que ocorre até domingo (14) no Viasoft Experience.
Cada sessão tem duração de 1h30 e conta com a participação de seis instituições financeiras e suas linhas de financiamento: Banco do Brasil, Cresol, Fomento Paraná, PagBank, Sicoob e Sicredi. Cada apresentação dura cerca de cinco minutos. Depois, os participantes têm dez minutos para expor seus projetos e dialogar diretamente com os agentes. Em seguida, ocorre a troca de mesa que permite que o empreendedor conheça outras opções.

O coordenador de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR, Amberson Bezerra, explica que a instituição trabalha principalmente na orientação do crédito assistido e orientado.
“Isso significa que um empreendedor que já tenha um plano de negócios pré-definido pode procurar o Sebrae/PR, seja aqui na Feira ou nos nossos escritórios, para a etapa que chamamos de pré-crédito que é quando os nossos consultores orientam sobre as linhas de crédito existentes no mercado”, explica.

Instituições financeiras
As instituições financeiras que participam das Rodadas de Crédito trouxeram condições especiais para a Feira do Empreendedor de Curitiba. O gerente geral do PagBank, Tales Panziera, conta que quem fechar negócio durante o evento irá pagar um valor abaixo do mercado.
“Quem participa das rodadas consegue comprar máquinas de cartão e um contrato com taxas administrativas muito interessantes. Essas pessoas vão investir apenas 30% do valor que oferecemos normalmente”, afirma Tales.
A representante do Sicredi Empreendedores, Marcela Possavatis, conta que foi preparada uma oferta de crédito especial durante os quatro dias da Feira do Empreendedor.
“A maior parte do público que tem nos procurado é de pessoas físicas que querem entender as condições oferecidas pelo banco pensando em um negócio futuro. Esses empreendedores querem conhecer as ofertas para conseguirem se planejar”, destaca Marcela.
Setorial
Elias Amaral tem uma empresa de construção civil há oito anos em Curitiba. “Vim para a rodada para conhecer as linhas de crédito e condições para a construção civil. A gente costuma usar a Caixa, que tradicionalmente tem uma oferta de crédito própria para o nosso setor, mas conheci novas condições de outras instituições que também me parecem bem interessantes”, conta Elias.

De São José dos Pinhais, Emanuela Silveira participou da Rodada junto com os seus sócios. “Estamos na fase de fechar o nosso plano de negócios e nos organizar financeiramente para abrir uma empresa de Engenharia de Projetos.
“Precisamos de capital para investir na abertura da empresa e, também, na compra de uma máquina de corte a laser. Foi muito interessante conversar e conhecer os detalhes e, também, as condições especiais apresentadas aqui”, pontua Emanuela.
Fampe
Outro serviço oferecido para o acesso ao crédito é o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), um recurso do Sebrae/PR para micro e pequenas empresas que precisam de crédito, mas não possuem garantias suficientes para o banco. Ao participar, a empresa pode ter até 80% do financiamento coberto pelo fundo, o que facilita a aprovação de empréstimos junto às instituições financeiras conveniadas.
Feira do Empreendedor Sebrae 2025
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.