A região de Umuarama foi representada no Salão Nacional do Turismo 2024, realizado no Rio de Janeiro na última semana, por empresários e representantes de instituições. Para participar, eles contaram com apoio do Sebrae/PR, do Conselho Municipal de Turismo de Umuarama (Comtur), da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), da Adetur Caminho das Águas e de prefeituras da região.
Iniciativa do Ministério do Turismo, o evento, que chegou à oitava edição, é realizado em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura do Rio, tendo como objetivo promover destinos turísticos de todo o País. O encontro, que atraiu cerca de cem mil pessoas, teve como tema central “Experiências Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”.
Na “Arena Experiências Brasil”, os expositores da região apresentaram seus negócios, aprenderam com exemplos e fizeram networking. A empresária Geni Bock de Faria foi uma das participantes. À frente da experiência turística Café com Trilha, que fica no município de Altônia, e do Café Faria, Geni fez degustação de café, vendas e falou sobre a trilha. Ela recebe cerca de 110 turistas por mês, que são de regiões distintas do Paraná, de outros estados e de países como a França, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Espanha.
“Contei sobre os atributos da região noroeste do Paraná. O Café com Trilha recebe grupos praticamente toda semana, com café rural com mais de trinta itens artesanais e trilha na propriedade, que vai até a Lagoa Xambrê, a maior do Paraná. Também mostramos a agroindústria e finalizamos no armazém”, comenta a empreendedora.
Quem também integrou a missão foi a empresária Rozely Incenha Movio, que comanda o Recanto Girassol, em Umuarama. O negócio faz parte da “Rota das Lavandas do Paraná” e oferece camping e experiências como terapias, além de locações para eventos.
“Trabalhamos com terapias naturais e turismo de saúde. No Salão, mostramos um pouco da experiência da lavanda com massagem, que oferecemos na propriedade. Já havia participado de outras feiras, mas o Salão Nacional do Turismo agregou bastante. Foi uma forma de disseminar as qualidades da nossa região”, disse Rozely.
Segundo Anita Gonçalves Dias, executiva na Aciu, no Salão os empreendedores puderam expandir suas redes de contato e explorar novos mercados.
“Apoiar a ida dos nossos empreendedores ao Salão é investir no futuro do turismo em Umuarama. Eles se engajaram em todas as atividades, aproveitando ao máximo as oportunidades de networking, aprendendo sobre inovações e tendências do setor de turismo e estabelecendo parcerias estratégicas”, declarou Anita.
A consultora do Sebrae/PR, Jane Panaro Queiroz, destaca que o Salão foi uma oportunidade ímpar de apresentar a região para o Brasil, bem como os produtos turísticos, destinos e atrativos.
“Hoje, temos Cruzeiro do Oeste com ‘Turismo científico e rural’, Alto Piquiri, com ‘Turismo religioso e natureza’, Altônia, com ‘Turismo rural e natureza’, Icaraíma, com ‘Turismo náutico e natureza’ e Umuarama, com foco em ‘Turismo de negócios’. É um tema relevante para nossa região, pois gera impactos positivos na economia”, observa Jane.
A consultora acrescenta que o Sebrae/PR coordena uma governança com municípios de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com o objetivo de fortalecer o setor.
“Temos trabalhado, juntos, no diagnóstico e formatação de novos produtos turísticos para Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Alto Piquiri e Icaraíma”, diz Jane.