Na noite desta terça-feira (18), teve início a terceira edição da Jornada de Produtos de Experiência Turística, promovida pelo Sebrae/PR para empresas de Curitiba. O programa, destinado a negócios do setor de turismo, como bares, restaurantes, agências de viagens, guias turísticos e meios de hospedagem, tem como objetivo ajudar essas empresas a criarem seus próprios produtos de experiência turística através de capacitações e mentorias.
Durante o evento desta terça-feira, os participantes tiveram a chance de vivenciar atrações de edições anteriores, como o passeio de Charrete Imperial, degustações e experiências gastronômicas inspiradoras. No próximo fim de semana, a turma vai participar de mais três vivências, que serão realizadas antes do início das capacitações e mentorias.
Márcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, destacou a importância do programa para o desenvolvimento do setor.
“A Jornada do Produto de Experiência Turística é um programa que proporciona às empresas a oportunidade de desenvolverem e validarem seus produtos de experiência, que, uma vez aprovados, são incluídos no rol de experiências turísticas do Paraná e divulgados em nosso site, além de participarem de outras ações de mercado”, explicou Márcia
Ao longo do programa, os participantes aprenderão sobre turismo, a cidade de Curitiba, e o que constitui um produto de experiência turística, com destaque para a importância de envolver os cinco sentidos (audição, tato, paladar, olfato e visão). Haverá, também, capacitações em precificação e marketing, ajudando as empresas a entenderem quanto cobrar e como atrair clientes. Segundo Márcia, as mentorias servirão para validar as ideias dos participantes.
Débora de Santis trabalha como guia turística em Curitiba. Ela participou da segunda turma da jornada, no ano passado, e não teve dúvidas de que deveria participar do projeto, novamente, neste ano. O negócio de Débora de Santis envolve a criação de experiências culturais e turísticas baseadas na história e na arte local, com um enfoque especial em figuras culturais importantes, como Poty Lazzarotto.
“Comecei sem ter um produto definido, atuando apenas como guia de turismo. Mas no ano passado fui encorajada a criar um produto concreto e desenvolvi o projeto Descobrindo Poty, que, neste ano, deve celebrar o centenário do artista Poty Lazzarotto”, contou Débora.
Leandro Alves, da empresa Broder, falou sobre os passeios da Charrete Imperial realizados em Curitiba. Esta também é a segunda vez que Leandro participa da jornada no Sebrae/PR.
“Nosso principal catálogo de 2023, Histórias e Flores é uma experiência única que mistura turismo literário com um passeio de charrete puxada por bicicleta elétrica. Evoluímos muito com a jornada em apenas dois meses”, relatou Leandro.
Segundo ele, ao participar da jornada pela primeira vez, em dois meses, a equipe alcançou um progresso que, se fossem trabalhar sozinhos, levariam dois anos para conseguir.
Vitor Rodriguez Fidalgo, da empresa Mercado de Pulgas de Curitiba, que participa pela primeira vez do curso, está animado com as novas ideias que poderão surgir.
“Temos uma empresa familiar que busca fortalecer a parte cultural de Curitiba. Estamos desenvolvendo projetos para criar um espaço vintage e promover um turismo vintage”, explicou Vitor.
Já Paulo Cezar Boscardin Pereira, presidente da Associação dos Detentores Particulares de Patrimônio Cultural em Curitiba, compartilhou sua experiência de mais de 40 anos na preservação de casas históricas no bairro de Santa Felicidade.
“Nosso foco é não apenas mostrar o bonito, mas ensinar a educação patrimonial”, disse Paulo, que está atualmente envolvido na restauração da casa onde nasceu, que se tornará um centro cultural e turístico.
Perspectivas
Com 28 empresas participando desta terceira edição, a Jornada de Produtos de Experiência Turística do Sebrae/PR, que começou em 2022 e teve sua segunda edição em 2023, continua a ser uma iniciativa crucial para o fortalecimento do turismo no Paraná. As empresas participantes não só desenvolvem novos produtos, mas também contribuem para a valorização e preservação da cultura local, trazendo inovação e criatividade para o setor.
De acordo com Márcia Giubertoni, o evento promete mais uma vez transformar a maneira como o turismo é visto e vivenciado no Estado, com a expectativa de que novos produtos de experiência turística sejam criados e validados, enriquecendo ainda mais a oferta turística do Paraná.
Portal
O Sebrae/PR possui um portal para divulgar as experiências turísticas, que abrange opções gastronômicas, culturais e históricas, além de atividades ligadas ao ecoturismo e à natureza. O portal Experiências Turísticas do Paraná, elaborado por uma parceria do Sebrae/PR e da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu-PR), com o apoio do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), possui 77 experiências turísticas, incluindo também áreas de saúde, beleza, turismo rural, tecnologia e inovação. As experiências estão distribuídas em todo o Estado do Paraná.