ASN PR
Compartilhe

Encerramento do Programa Capacitar reconhece instituições empresariais

Iniciativa tem objetivo de melhorar gestão e serviços, modernizando o planejamento estratégico e modelos de gestão das associações de micro e pequenas empresas
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

O Sebrae/PR sediou, nesta segunda-feira (18), o encerramento das atividades do Programa Capacitar, que resultaram na premiação das associações consideradas como referência. O evento de benchmarking e apresentação de casos de sucesso das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Ampec) e Associações de Micro e Pequenas Empresas (Amic), do Programa Capacitar, realizado pela Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar).

O Programa tem como objetivo principal capacitar instituições de representação empresarial para melhorar suas competências em gestão e prestação de serviços. A iniciativa tem como objetivo reestruturar e inovar a gestão das associações, por meio da atualização e modernização do planejamento estratégico, dos modelos de gestão e representação empresarial.

Nesta fase, que foi realizada entre os anos de 2023 e 2024, dez associações participaram: Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Morretes, Paranaguá, Paranavaí, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Sarandi.

Participantes do Capacitar durante premiação realizada em Curitiba, no Sebrae/PR.

“Nas etapas realizadas do Capacitar muitos resultados foram surpreendentes e, por isso, é importante reconhecer esse esforço das instituições. Da mesma forma, é relevante para o ecossistema empreendedor termos um programa de planejamento e capacitação de entidades que atuam na representação e liderança de microempresas, MEI e pequenas empresas, em todas as regiões paranaenses”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e da Fampepar, Ercílio Santinoni.

Premiação

Foram conhecidos vencedores em sete categorias: Presidente Destaque, Diretoria Destaque, Ampec Referência, Referência na Gestão da Ampec, Referência na Prestação de Serviços, Referência na Promoção do Associativismo, e Referência no Desenvolvimento Local.

Durante o evento, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, representantes dasdez associações participantes do Programa Capacitar realizaram apresentações da evolução das entidades.

O município de Sarandi recebeu o maior número de premiações, sendo reconhecido, em primeiro lugar, em três categorias diferentes: Presidente Destaque, Promoção do Associativismo e no Desenvolvimento Local.

O presidente da Ampec Sarandi, Aristides Mossambani, destacou o papel do empreendedorismo feminino na evolução da associação. Para ele, as empreendedoras têm relação direta no sucesso com o Programa Capacitar.

“A relação está diretamente ligada ao programa e ao engajamento promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora. A Ampec desempenhou um papel vital ao instituir este grupo, com o objetivo de destacar o papel central da mulher nas iniciativas atuais. A mulher tem se tornado o foco principal das ações, recebendo uma atenção cada vez maior”, enfatizou.

Fábio Fontana, presidente da Ampec São José dos Pinhais com Aristides Mossambani, presidente da Ampec de Sarandi. As duas entidades foram destaque no evento.

Empreendedorismo para Pessoas Idosas

Fábio Fontana, presidente da Ampec São José dos Pinhais, afirmou que a evolução da associação é reflexo das ações do Programa Capacitar. A entidade foi destaque em duas categorias da premiação: Presidente Destaque e Referência na Promoção do Associativismo.

“Nós estamos impulsionando a associação e ampliando nossa rede de contatos em parceria com o Sebrae, com o Sicoob e com todas as instituições governamentais da cidade, como secretarias e prefeitura. Isso nos permite levar representatividade e os produtos da Ampec até nossos empresários e empreendedores”, relatou.

Ele também deu destaque para o programa de empreendedorismo da terceira idade, lançado pela Ampec de São José dos Pinhais, uma iniciativa para incentivar e apoiar pessoas idosas que desejam retomar atividades empreendedoras. O projeto, segundo Fábio, oferece auxílio para que os idosos possam facilmente comercializar seus produtos na cidade, com suporte da Ampec e parceria com o Sebrae.

“No último dia 15 de março, ocorreu o lançamento do projeto de empreendedorismo para a terceira idade, o qual teve mais de 650 participantes no restaurante Caminho do Vinho. Esse evento serviu para plantarmos a primeira semente, reforçando aos participantes a mensagem de que eles são capazes e valiosos, tendo já contribuído significativamente para nossa cidade, e que ainda podem oferecer muito no âmbito do empreendedorismo em São José dos Pinhais e no Paraná”, discorreu Fábio.

Confira os vencedores por categoria

Presidente Destaque

1º – Sarandi

2º – Pontal do Paraná

3º – São José dos Pinhais

-

Diretoria Destaque

1º – Paranavaí

2º – Apucarana

3º – Pontal do Paraná

-

AMPEC Referência

1º – Pontal do Paraná

2º – Sarandi

3º – Morretes

-

Referência na Gestão da AMPEC

1º – Cascavel

2º – Sarandi

3º – Foz do Iguaçu

-

Referência na Prestação de Serviços

1º – Cascavel

2º – Maringá

3º – Apucarana

-

Referência na Promoção do Associativismo

1º – Sarandi

2º – Maringá

3º – São José dos Pinhais

-

Referência no Desenvolvimento Local

1º – Sarandi

2º – Pontal do Paraná

3º – Paranaguá

  • Associações
  • Capacitar
  • curitiba
  • Fampepar