Desenvolver competências comportamentais essenciais para novos ou futuros líderes institucionais, estimulando a atuação colaborativa, ética, estratégica e inovadora. Com esse intuito, o Sebrae/PR realizou, em Pato Branco, na terça-feira, 19, o encontro “Liderança com Propósito e Identidade do Líder”, que reuniu jovens empreendedores que integram as associações empresariais vinculadas à Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar).
A oficina, que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes, do Sebrae, teve como palestrante Alessandra Alckmin, educadora criativa e agente de transformação do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, que ressaltou a importância do desenvolvimento de uma nova liderança, mais lúcida e humanizada.

“Precisamos trazer essa liderança com propósito, com o que faz sentido. Se vivemos cenários de grandes mudanças, percebe-se a necessidade de que os líderes enxerguem as empresas como um espaço de transformação, de fomentar essa ideia de influência na cultura organizacional, que se preocupa com todos que fazem parte das organizações. Lucro é importante, mas ele precisa ser consequência disso tudo”, afirma Alessandra.
Ela lembrou também ainda a importância de formar jovens que carreguem consigo características essenciais de um líder.
“Ética, transparência e comunicação assertiva são apenas algumas delas. Estar em Pato Branco, falar com jovens, é algo muito especial, porque eles visualizam, na prática, que liderar é mudar o ambiente em que eles estão inseridos, seja nos seus negócios ou no relacionamento com a equipe, sempre com um olhar voltado ao desenvolvimento”, acrescenta Alessandra.
Durante todo o dia, os 16 jovens participaram de momentos práticos e reflexivos, que incentivaram a troca de experiências e o autoconhecimento. Consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin explica que a iniciativa faz parte de diversas ações voltadas para a formação de novas referências.
“Nós temos o papel de contribuir com o desenvolvimento desses empreendedores, para que a gente promova mudanças no ambiente empresarial e público. Estar aqui faz parte da construção de uma longa jornada de aprendizado que eles terão durante toda a vida, seja para exercer essa liderança em suas empresas, no movimento associativista ou ainda no social”, destaca Jocelei.
O Programa de Desenvolvimento de Novos Líderes Institucionais do Sebrae visa desenvolver lideranças com foco nos pequenos negócios e no fortalecimento do empreendedorismo em nível local e regional, buscando mobilizar, articular e qualificar líderes para atuarem como agentes de transformação nos seus municípios e territórios.
Cultura da liderança
Dionatan Cieslak, presidente da Cacispar Jovem, ressalta que o encontro é uma forma de promover a cultura da liderança e sucessão.
“Momentos como o de hoje fazem sentido para o nosso movimento associativista, que vem crescendo no Paraná. E quando pensamos em crescimento, temos que pensar em sucessão. Uma das melhores maneiras de trabalhar isso é com ações como as de hoje, para que possamos manter a força do movimento no Sudoeste e que eles possam, no futuro, assumir cadeiras de maior representatividade”, pontua Dionatan.

Conhecimento
De Dois Vizinhos, a empreendedora Nayara Lais Tedesco, da Líder RH, conta que o workshop trouxe diversas reflexões para ela que atua no desenvolvimento humano.
“Eu trabalho muito, nas empresas, a autoliderança. Por isso, estar aqui é calibrar o meu conhecimento, pois sempre precisamos sentar e aprender mais sobre esse universo. Todos somos líderes no ambiente em que estamos e este é o momento de debatermos os nossos desafios e aprendermos uns com os outros”, completa Nayara.