Material elaborado pelo Sebrae/PR e pela Fundação O Boticário objetiva incentivar a educação empreendedora na infância; distribuição regional começou por Pato Branco
A Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Pato Branco, foi a primeira, na área de abrangência da Regional Sul do Sebrae/PR, a receber gibis com conteúdo sobre empreendedorismo, durante a manhã desta segunda-feira (07). A entrega marcou o início da distribuição do material no município e nas regiões sudoeste e sul do estado. Os Gibis Jovens Empreendedores têm como foco auxiliar as crianças no desenvolvimento de diversas habilidades.
A iniciativa, que é do Sebrae/PR e da Fundação O Boticário com o apoio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), vai beneficiar alunos da rede pública de Pato Banco com aproximadamente 5 mil exemplares distribuídos em 26 escolas. No Paraná, os gibis devem alcançar 445 mil alunos de 1.400 escolas em 185 municípios.
De acordo com a diretora da Escola, a professora Clarice Tatin, os gibis vêm para fomentar ainda mais o processo de formação dos alunos.
“Essa é uma fase em que a curiosidade está ainda perceptível entre eles. Por isso, entendemos que o material é importante à medida que desperta a leitura entre as crianças e a criatividade, contribuindo para despertar o conhecimento e o desenvolvimento entre eles”, afirmou Clarice.
Com temáticas de sustentabilidade social e ambiental, trabalho em equipe, proatividade e liderança, os gibis são voltados às crianças do Ensino Fundamental I (entre seis e nove anos) e II (entre dez e 14 anos), permitindo que sejam implantadas atividades que busquem inspirar e contribuir com a caminhada de professores e alunos, ampliando as possibilidades de trabalho a partir das histórias da Turminha do Miguel.
Para o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Colini, o material auxilia os professores à medida que traz conteúdos voltados a comportamentos empreendedores através de uma linguagem simples.
“Nossa intenção é poder levar para eles uma perspectiva melhor de futuro a partir do empreendedorismo. Através das histórias vamos contribuindo com a formação de características que são essenciais, como a proatividade e o dinamismo, para que elas possam fazer a diferença dentro da sociedade”, destacou Cesar.
A secretária municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, Jusara Santos Ritzmann, salientou que o material traz também importantes lições para a vida.
“Oferece a elas uma percepção muito clara sobre a utilização de recursos, consumo e também em relação à valorização das riquezas naturais, aspectos que são especiais dentro da formação das crianças e que são tão importantes dentro do cenário de educação para o futuro”, enfatizou Jussara.
Para a pequena Maria Luiza Camargo, do terceiro ano, a leitura é uma forma divertida de aprendizagem.
“Eu sempre converso com o pai e a mãe em casa que a gente aprende a ter respeito e a fazer as coisas com carinho e muito amor em cada leitura. Também, que precisamos acreditar para conquistar os nossos sonhos”, pontuou Maria.
Sul e sudoeste do Paraná
Na região sul e sudoeste serão entregues ao todo 32 mil gibis que atenderão 235 escolas públicas em 28 cidades. Serão contemplados os municípios de Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Planalto, Pranchita, Realeza, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, São Mateus do Sul, União da Vitória, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Vivida, Coronel Domingo Soares, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Itapejara D’ Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Marmeleiro, Palmas, Pato Branco, São João, São Jorge D’ Oeste.
Sobre o Sebrae
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 32 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.