ASN PR
Compartilhe

Evento debateu a importância da educação para o desenvolvimento dos municípios do Cantuquiriguaçu

Fórum com gestores e profissionais do setor mostrou a relevância das iniciativas educacionais para o progresso dos 20 municípios do médio centro oeste do Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Fórum com gestores e profissionais do setor mostrou a relevância das iniciativas educacionais para o progresso dos 20 municípios do médio centro oeste do Paraná

Gestores e profissionais da educação dos 20 municípios do médio centro oeste do Paraná pensaram, em conjunto, inovação e educação, compreendendo seus papéis enquanto líderes nesse segmento.

Aproximadamente 50 pessoas participaram do Fórum com Gestores e Profissionais de Educação da Cantuquiriguaçu e puderam discutir o tema da inovação e da educação, compreendendo seus papéis enquanto líderes nesse segmento. O evento, promovido pelo Eixo Educação e Inovação do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios, no dia 3 de novembro, foi realizado na Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils) e reuniu gestores e profissionais da educação dos 20 municípios do médio centro oeste do Paraná.

A programação contou, ainda, com palestra do psicólogo Paulo Ferreira Vieira, profissional com longa experiência em desenvolvimento de recursos humanos, cultura organizacional e liderança por todo o país, além de ser coautor do projeto que levou Boa Vista (RR) a ser considerada a Capital da Primeira Infância.

Entre as conclusões, ficou estabelecido que a educação precisa estar em foco para potencializar o desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu.

“Houve reflexão sobre o papel da liderança no setor e o quanto cada participante pode influenciar, principalmente entendendo que educar vai além de repassar um conteúdo, pois trata-se de transformar uma realidade. Se queremos fazer uma transformação no território, precisamos começar com a educação”, explica a consultora do Sebrae/PR, Elisângela Rosa.

Segundo a secretária municipal de Educação de Nova Laranjeiras, Angelita Fiori, o trabalho que vem sendo desenvolvido permitiu uma compreensão diferenciada sobre o que foi discutido no Fórum.

“A gente vem trabalhando com o Sebrae/PR há um bom tempo, com foco em educação empreendedora. Percebemos a diferença que ocasiona na vida das crianças, que levam aos pais. Se queremos mexer com a comunidade, precisamos instigar as crianças, pois através disso teremos as mudanças”, destaca Angelita.

Elisângela Rosa acrescenta que a ideia é que haja, no ano que vem, um projeto estruturado de educação com foco na inovação e no empreendedorismo.

“Estamos contando com todos esses parceiros para o ano que vem para que possamos fazer um projeto de grande envergadura. É uma ação que vai ter continuidade”, complementa a consultora do Sebrae/PR.

“Quem participou do Fórum de Gestores e Profissionais de Educação ficou bem animado. Vamos continuar fazendo esses encontros, essas conversas. Tenho certeza de que, nos próximos eventos, vamos ter ainda mais escolas envolvidas. Pois dali saíram ideias bem interessantes e possibilidades de implementação prática”, avalia Danieli Mioranza, técnica pedagógica da educação profissional do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul.

A próxima iniciativa será o 3º Fórum de Inovação, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro, no Instituto Federal do Paraná, em Quedas do Iguaçu. A ideia é que haja uma continuidade no na integração dos profissionais e gestores com a temática da inovação, visando novas ações em 2023.

Realização

O Fórum com Gestores e Profissionais de Educação da Cantuquiriguaçu foi promovido pelo Comitê Territorial dos Pequenos Negócios em parceria com o Sebrae/PR, Núcleo Regional de Educação, secretarias municipais de Educação, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Centro Universitário Campo Real.

-

  • comite territorial dos pequenos negócios
  • educação
  • educação empreendedora
  • territorio cantuquiriguaçu