Primavera Doce terá ações realizadas em seis pontos da capital paranaense
Entre os dias 20 e 25 de setembro, Curitiba será palco do Primavera Doce. Com foco na divulgação de produtos derivados das abelhas, serão realizadas ações como palestra, oficina, visita guiada, live e a exposição de produtos. Realizado em celebração ao início da primavera, em 22 de setembro, o evento é voltada para apicultores, meliponicultores, cooperativas, associações, indústria de alimentos e/ou de fármacos, bebidas e o público, em geral.
O ponto central das atividades será no Ca’Dore Comida Descomplicada. Ao todo, oito expositores irão apresentar produtos derivados das abelhas, como mel, vela, cera, vinagre, própolis e hidromel, que também poderão ser adquiridos por interessados.
As agendas serão realizadas em outros cinco pontos da capital paranaense: Mercado Municipal, Museu de Arte Indígena, Quintana Gastronomia, Orquidária Rosita e Fazenda Urbana. A programação completa estará disponível nos locais que recebem o Primavera Doce. A ação é promovida pelo Sebrae/PR, Prefeitura de Curitiba, Associação dos Comerciantes Estabelecidos do Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) e Câmara Técnica Setorial de Meliponicultura do Paraná (CT Abelhas Nativas).
“O evento valoriza produtos, divulga a atividade e promove conhecimento para a população sobre as abelhas. Seja para quem compra, produz ou comercializa, o Primavera Doce é uma oportunidade para conhecer diferentes produtos, ter acesso a novos canais de vendas e também a ampliação dos negócios”, explica a coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães.
Dados da Pesquisa Pecuária Municipal, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informam que a produção paranaense alcançou 7.844 toneladas em 2020, número que coloca o Paraná como maior produtor brasileiro de mel pelo segundo ano consecutivo. Do total, grande parte tem origem de abelhas trazidas de outros continentes, como Europa e Ásia, com os primeiros registros sendo de 1.839, quando colônias foram trazidas de Portugal.
Mesmo em menor quantidade, o cultivo das abelhas nativas, espécie sem ferrão, vem se destacando em terras paranaenses por conta da qualidade do produto. Números da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) mostram que o Estado possui 4.423 meliponários cadastrados, com cerca de 46.861 colmeias de 34 espécies de abelhas nativas.
“Originalmente, elas são insetos que evoluíram com a vegetação local e possuem participação ativa no processo de polinização no início da primavera, com o desabrochar das flores. Assim como o serviço ecológico de polinização, quem cria essas abelhas também estimula a preservação das matas, a diversificação de plantas e a conservação das espécies”, afirma o coordenador da CT Abelhas Nativas, Marcos Aparecido Gonçalves.
Oficina de iscas
Ministrada por Benedito Antonio Uczai, meliponicultor e proprietário da Abelha Brasil, será realizada, gratuita na sexta-feira (23) às 18h30, uma oficina sobre como montar uma boa isca para capturar abelhas. Também serão apresentadas dicas sobre locais para colocar e como transferir o inseto para uma caixa adequada. O empreendedor ainda conta que terá em exposição cinco tipos de mel e dois tipos de própolis desenvolvidos por sua empresa.
Morador de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, Benedito iniciou a criação de abelhas sem ferrão, também conhecida como abelha nativa, em 2005 e fundou a sua empresa em outubro de 2021. Hoje, possui caixas espalhadas por propriedades na cidade e cria 12 espécies.
“Vamos mostrar esse patrimônio único da nossa biodiversidade brasileira que a sociedade não conhece e, muitas vezes, não sabe como consumir os produtos de abelhas sem ferrão”, comenta o proprietário da Abelha Brasil.
No sábado (24), a partir das 13h30, o espaço ainda receberá o palestrante Rodrigo Gonçalves para falar sobre a “Conservação do meio ambiente com as abelhas”. De quarta até sexta-feira, o horário de funcionamento será entre 18h e 23h. Durante o fim de semana, sábado e domingo, os produtos estarão expostos entre 12h30 e 23h. O Ca’Dore Comida Descomplicada está localizado na Avenida José Gulin, 105, no bairro Bacacheri.