Atender alguém é diferente de oferecer uma experiência marcante ao cliente. Foi com essa premissa que a especialista Lígia Pereira Blanco repassou a cerca de 190 empreendedores algumas das principais lições sobre o jeito Disney de encantar clientes. O evento ocorreu na última quinta-feira (20), no auditório do Senac, em Cascavel, e fez parte da programação de encerramento do ciclo 2024 do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), desenvolvido pelo Sebrae/PR.
Na palestra, a especialista deu destaque à importância de os empreendedores criarem conexões reais com os seus clientes, mesmo quando o relacionamento é conduzido apenas nos meios virtuais.
“Todo e qualquer contato que eu tenha com o cliente, vai gerar uma experiência, seja ela negativa ou positiva. É com essa percepção que precisamos olhar o cliente como uma rede, e não mais como individuo, porque hoje o poder de influência sobre marcas, produtos e serviços vem muito dessa experiência que um único cliente é capaz de repassar a sua rede de contatos, uma ação que pode tanto prejudicar um negócio, como impulsioná-lo do dia para a noite”, explicou.
Utilizando a metodologia Disney de atendimento como exemplo, Lígia abordou, ainda, conceitos importantes da experiência da gigante do entretenimento, que faz com que o cliente deseje vivenciar a marca de diversas formas.
“Na experiência Disney, nós temos o ciclo da experiência, que leva em conta a antecipação, em que eles se antecipam para entender as necessidades do cliente; as boas-vindas, que é o momento de recepcionar e oferecer uma vivência diferente; a experiência, que é o foco principal, em que todos os colaboradores são treinados para enxergar possibilidades e oferecer momentos inesquecíveis; a despedida, que é a hora de consolidar as boas impressões e deixar o desejo do retorno, e a saudade, que é quando o cliente se sente saudoso sobre tudo aquilo que viveu, e sente vontade de viver novamente”, ensinou.
Nos pequenos negócios, segundo ela, essa percepção é capaz de mudar o rumo das empresas.
“É ainda melhor porque nos pequenos negócios, o contato com o cliente costuma ser mais direto, então o empreendedor tem mais chances de conhecer gostos, saber sobre a família e acontecimentos recentes. Tudo isso pode virar gancho para uma conversa, uma lembrança especial, um contato diferente e personalizado… A experiência do cliente deve ser intencional e, por isso, o empreendedor deve pensar em todos os detalhes para realmente fazer a diferença”, concluiu.
A consultora do Sebrae/PR, Ana Rizzi, destacou a importância da palestra. Segundo ela, ouvir alguém que é especialista no assunto é uma oportunidade de captar ideias, se inspirar e levar para o dia a dia novas possibilidades.
“Durante todo o ciclo do ALI, nossos empresários ouviram muito sobre a importância de oferecer uma experiência personalizada ao cliente, e na palestra com a Lígia, tivemos esse contato por meio do que é aplicado na Disney, referência mundial no que diz respeito a experiência. Esperamos que os empreendedores consigam levar essas dicas para a prática, porque, dessa forma, ganham as empresas, mas ganham também os clientes”, pontuou.
Rodada de Negócios
Após a palestra, 32 empresários participaram da Rodada de Negócios ALI, que reuniu potenciais clientes e parceiros de produtos e serviços diversos, integrantes do último ciclo do Programa.
A empreendedora Ana Carolina Faedo, sócia-proprietária da Cia da Magia, em Cascavel, foi uma das participantes. De acordo com ela, os resultados foram positivos.
“Foi a primeira vez que participei de uma rodada assim. Adorei. Estou numa fase de aprofundar os conhecimentos sobre empreendedorismo e já vi que o pitch é a ferramenta mais necessária para um empreendedor mostrar o seu trabalho. A rodada foi uma maneira maravilhosa de aplicar isso e eu fiz contatos importantes que já estou levando para conversar no futuro. Vendi um produto que levei para demonstração e sei que muitos se interessaram pela loja e poderão vir a se tornar clientes”, compartilhou.
Na dinâmica, os participantes tiveram até dois minutos para apresentar suas empresas e, depois de quatro rodadas, foram realizados cerca de 140 encontros de negócios.
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