
Novas conexões em diferentes segmentos. Essa é a experiência de quem visita a Feira do Empreendedor, que acontece em Curitiba até domingo (14), no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300).
Ao todo, 25 empreendimentos integram o espaço Expositores, oferecendo aos visitantes acesso a soluções nas áreas de gestão, tecnologia, sustentabilidade e franquias.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Sandra Trujillo Costa, os participantes foram escolhidos de forma estratégica.
“Buscamos expositores de franquias, para quem deseja abrir o próprio negócio e entender como funciona esse processo. Também trouxemos empresas com soluções que facilitam a vida de quem já empreende e quer expandir. São diferentes possibilidades que geram conexões entre todos”, comenta.
Um dos objetivos de reunir diferentes perfis na Feira é criar um ambiente propício para novas ideias, ampliar redes de contato e, principalmente, possibilitar o fechamento de parcerias reais.
No segmento de franquias, o empreendedor de Curitiba, Pedro Smolka, que atua há oito anos na área de alimentação, destaca o potencial do evento.
“Aqui encontramos pessoas que querem crescer ou começar a empreender. Muitos ainda têm dúvidas sobre como investir, e é nesse ponto que a franquia surge como uma opção que transmite mais confiança”, disse.

No mesmo ramo, o curitibano Ronaldo Ferreira Júnior, do setor de sorvetes, reforça como a Feira aproxima quem deseja empreender, de quem já oferece um modelo consolidado.
“Temos várias lojas pelo Brasil e aqui conseguimos ficar frente a frente com potenciais parceiros. Encontramos empreendedores natos, que podem até abrir negócios semelhantes, mas também muita gente que nos procura justamente porque busca mais segurança”, afirma.

Conexões e soluções
Além dos estandes, os expositores também têm a oportunidade de participar de pitches para apresentar seus negócios.
É o caso de Khael Bubniak, de Campo Largo, fundador de uma startup que oferece soluções para expansão empresarial por meio de comunicação assertiva e estratégica.
“Usamos um canal presente em mais de 95% das pessoas, o aplicativo de ‘, para impulsionar empresas e gerar negócios. Além de mostrar isso no estande, apresentei nossa solução em um pitch, e o mais interessante foi ver vários empreendedores nos procurando depois para saber mais sobre nosso trabalho”, ressalta.

Pela primeira vez na Feira, Ana Lúcia Oliveira Belo e as irmãs, sócias de uma empresa especializada em propriedade intelectual e registro de marcas, aproveitaram o ambiente para ampliar o alcance.
“Está sendo uma experiência muito enriquecedora. O evento transpira inovação e empreendedorismo, que têm tudo a ver com nosso trabalho. Muitos empreendedores nos procuram com dúvidas sobre registro de marcas. Já fechamos negócios durante a Feira e temos reuniões agendadas para a próxima semana”, comemora.

De Aracaju (SE), Fabiana de Souza Santos também apostou na Feira para divulgar sua plataforma voltada ao desenvolvimento e aceleração de processos de microempreendedores individuais (MEI). Ela já esteve na Feira do Empreendedor realizada em julho, na cidade de Maringá e entendeu que valia a pena voltar para o Paraná.
“Aqui conseguimos alcançar pessoas, formar parcerias e expandir nossa rede de contatos. As conexões são muito valiosas, além do interesse dos MEI que visitam nosso espaço. Vale muito a pena estar presente”, destaca.

Feira do Empreendedor Sebrae 2025
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições estão disponíveis em: www.sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba.