ASN PR
Compartilhe

Feira de fortalecimento ao empreendedorismo feminino de Umuarama, Moving abre inscrições para expositoras

Na primeira edição, no ano passado, 20 participantes faturaram, juntas, R$ 31 mil
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Será realizada em Umuarama, no noroeste do Paraná, a segunda edição do Moving – Mulheres em Movimento, feira de fomento ao empreendedorismo feminino, em 17 de setembro, no Sicoob UAD, que receberá consumidores da cidade e região das 9h às 21h. As empresárias interessadas em comercializar no evento devem se inscrever pelo formulário: bit.ly/4ciLGuP. Serão 37 estandes no total.

Na feira, será possível encontrar produtos e serviços oferecidos por mulheres como Deusi Aparecida da Costa. Há 12 anos, em uma fase conturbada de sua vida pessoal, ela precisou se reinventar.

“Precisava complementar a renda pós-separação, com filha na faculdade e filho pequeno, concomitante ao emprego na docência. Depois de trabalhar das 7h às 18h, passava de academia em academia oferecendo moda fitness”, conta a empreendedora.

Deusi apostou no empreendedorismo e deu a volta por cima. No Moving, fez contatos e vendas. Foto: Arquivo pessoal.

A história de Deusi reflete a de outras mulheres que desenvolvem habilidades múltiplas para superar desafios. Mesmo sem experiência no comércio, ela identificou demanda semelhante a uma particular: encontrar roupas que aliassem beleza, conforto e bem-estar, oferecendo confiança e segurança e vestindo bem tanto na academia quanto em outras ocasiões.

Nessa transição de carreira, Deusi contou com apoio. Ao cogitar a abertura de uma loja física em 2018, elaborou um plano e buscou ajuda do Sebrae/PR e da Câmara da Mulher. Participou de capacitações, tornou o sonho realidade e se integrou a redes formadas por mulheres na cidade. No ano passado, ela foi uma das expositoras do Moving.

“Conheci pessoas que se tornaram clientes, fiz networking, realizei vendas. Foi motivador. O evento é um apoio para mulheres que, como eu, começaram aos poucos, com vendas porta a porta, até me profissionalizar e ter um CNPJ”, relata a proprietária da Deusi Moda Fitness.

A feira
A consultora do Sebrae/PR, Jane Queiroz, destaca que o Moving cresceu: serão 17 estandes a mais que no ano passado. Juntas, na edição de 2023 as empreendedoras faturaram mais de R$ 31 mil.

Participantes do Moving em 2023 ficaram contentes com resultados. Foto: Reprodução/Instagram.

“O evento ganhou proporção e vem se consolidando como o maior do empreendedorismo feminino da região. Não teremos exclusividade de segmentos e definimos um estande por empresa, para termos a maior diversidade de empreendedoras possível. E haverá capacitações para as mulheres”, diz Jane.

A organização tem realizado uma série de ações de divulgação para atrair consumidores à feira, que é uma realização da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Umuarama (CMEG), ligada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), com o Sebrae/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Umuarama e Região (Sindilojistas), Sicoob e Comitê Mulher, além da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).

“O Moving impulsiona as mulheres empreendedoras e aproxima a comunidade das empresárias. Nasceu na Câmara da Mulher a partir de um bate-papo sobre como fomentar negócios do público feminino e vem impactando vidas”, comenta a presidente da CMEG, Regina Mariani Santana.

O superintendente do Sicoob, Fabio Viar, acentua que o apoio ao Moving tem o objetivo de promover negócios de mulheres e, por consequência, o desenvolvimento local.

“Apoiamos iniciativas que impactam positivamente a comunidade. Queremos auxiliar na construção de lideranças femininas no comércio do Município. Criamos linhas de crédito especiais para que as mulheres que tomam decisões tenham mais oportunidades”, ressalta Fabio.

Lançamento

Mais de 200 mulheres conferiram conteúdo sobre autoconhecimento no lançamento do evento. Foto: Divulgação.

O lançamento do Moving foi uma mostra de como começa a procura por estandes. Na última semana, cerca de 200 mulheres lotaram o Sicoob UAD para a palestra “Desenvolvimento autêntico da mulher empreendedora”, com a neurocientista Jeanine Cristiane Benkenstein. A palestrante enfatizou a necessidade do desenvolvimento pessoal como prioridade para o desenvolvimento de negócios de sucesso.

  • empreendedorismo feminino
  • Moving
  • umuarama