Será realizada em Umuarama, no noroeste do Paraná, a segunda edição do Moving – Mulheres em Movimento, feira de fomento ao empreendedorismo feminino, em 17 de setembro, no Sicoob UAD, que receberá consumidores da cidade e região das 9h às 21h. As empresárias interessadas em comercializar no evento devem se inscrever pelo formulário: bit.ly/4ciLGuP. Serão 37 estandes no total.
Na feira, será possível encontrar produtos e serviços oferecidos por mulheres como Deusi Aparecida da Costa. Há 12 anos, em uma fase conturbada de sua vida pessoal, ela precisou se reinventar.
“Precisava complementar a renda pós-separação, com filha na faculdade e filho pequeno, concomitante ao emprego na docência. Depois de trabalhar das 7h às 18h, passava de academia em academia oferecendo moda fitness”, conta a empreendedora.
A história de Deusi reflete a de outras mulheres que desenvolvem habilidades múltiplas para superar desafios. Mesmo sem experiência no comércio, ela identificou demanda semelhante a uma particular: encontrar roupas que aliassem beleza, conforto e bem-estar, oferecendo confiança e segurança e vestindo bem tanto na academia quanto em outras ocasiões.
Nessa transição de carreira, Deusi contou com apoio. Ao cogitar a abertura de uma loja física em 2018, elaborou um plano e buscou ajuda do Sebrae/PR e da Câmara da Mulher. Participou de capacitações, tornou o sonho realidade e se integrou a redes formadas por mulheres na cidade. No ano passado, ela foi uma das expositoras do Moving.
“Conheci pessoas que se tornaram clientes, fiz networking, realizei vendas. Foi motivador. O evento é um apoio para mulheres que, como eu, começaram aos poucos, com vendas porta a porta, até me profissionalizar e ter um CNPJ”, relata a proprietária da Deusi Moda Fitness.
A feira
A consultora do Sebrae/PR, Jane Queiroz, destaca que o Moving cresceu: serão 17 estandes a mais que no ano passado. Juntas, na edição de 2023 as empreendedoras faturaram mais de R$ 31 mil.
“O evento ganhou proporção e vem se consolidando como o maior do empreendedorismo feminino da região. Não teremos exclusividade de segmentos e definimos um estande por empresa, para termos a maior diversidade de empreendedoras possível. E haverá capacitações para as mulheres”, diz Jane.
A organização tem realizado uma série de ações de divulgação para atrair consumidores à feira, que é uma realização da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Umuarama (CMEG), ligada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), com o Sebrae/PR, Sindicato do Comércio Varejista de Umuarama e Região (Sindilojistas), Sicoob e Comitê Mulher, além da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).
“O Moving impulsiona as mulheres empreendedoras e aproxima a comunidade das empresárias. Nasceu na Câmara da Mulher a partir de um bate-papo sobre como fomentar negócios do público feminino e vem impactando vidas”, comenta a presidente da CMEG, Regina Mariani Santana.
O superintendente do Sicoob, Fabio Viar, acentua que o apoio ao Moving tem o objetivo de promover negócios de mulheres e, por consequência, o desenvolvimento local.
“Apoiamos iniciativas que impactam positivamente a comunidade. Queremos auxiliar na construção de lideranças femininas no comércio do Município. Criamos linhas de crédito especiais para que as mulheres que tomam decisões tenham mais oportunidades”, ressalta Fabio.
Lançamento
O lançamento do Moving foi uma mostra de como começa a procura por estandes. Na última semana, cerca de 200 mulheres lotaram o Sicoob UAD para a palestra “Desenvolvimento autêntico da mulher empreendedora”, com a neurocientista Jeanine Cristiane Benkenstein. A palestrante enfatizou a necessidade do desenvolvimento pessoal como prioridade para o desenvolvimento de negócios de sucesso.