Sucesso de público, geração de conhecimento e oportunidades reais de negócios. Assim foi a Feira do Empreendedor Sebrae, realizada de 24 e 26 de julho, no Paraná Expo, em Maringá. O evento gratuito reuniu 5.162 participantes, promoveu experiências transformadoras e alcançou um NPS (Net Promoter Score) de 86,1 pontos na avaliação do grau de satisfação dos participantes, considerado de excelência.
“A Feira representa a essência do Sebrae: oferecer conhecimento, apoio e oportunidades para impulsionar negócios. Levar o evento ao interior mostra que estamos mais próximos de quem empreende. Estamos satisfeitos com o sucesso desta edição em Maringá e agradecemos a todos que participaram conosco”, destacou o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto.
O evento contou com palestras, rodadas de negócios, estandes de atendimento e espaços interativos. Para Gabriel Henrique dos Santos, de Sarandi, que atua no ramo de estética automotiva, participar dos três dias da Feira foi uma virada de chave. “O Gabriel que chegou aqui já não é o mesmo. Comecei lavando carros na garagem da minha mãe e hoje tenho meu próprio negócio. As palestras me mostraram que o que já temos, muitas vezes, é suficiente para dar o primeiro passo”, afirmou Santos.

A empreendedora Jacira Reami dos Santos, de Maringá, também compartilhou sua trajetória com o Sebrae. Sua fábrica de vassouras ecológicas nasceu há 20 anos com apoio da instituição, ainda na Bahia. “Já participei de várias feiras, inclusive em Salvador, mas essa superou todas. Foi grandiosa. Estou saindo daqui com muito mais conhecimento e novas ideias para aplicar”, contou. Ela também elogiou a rodada de negócios: “Foi essencial para fazer conexões olho no olho e conhecer novos serviços que ainda não utilizava”, disse Jacira.
A farmacêutica Salma Caroline dos Santos, de Nova Aliança do Ivaí, integrou uma das 53 caravanas que trouxeram 805 participantes da região Noroeste. Empreendendo nas áreas de dispensação e estética avançada, Salma destacou o impacto da palestra sobre experiência do cliente.
“Aprendi que, mais do que oferecer um produto, preciso compreender a dor do meu cliente. Encantar é entregar exatamente o que ele precisa para elevar sua autoestima”, afirmou.
A Feira do Empreendedor, em Maringá, reforçou seu papel como um dos maiores eventos de fomento ao empreendedorismo no Paraná. Além de promover conhecimento prático e conexões estratégicas, o evento valorizou histórias reais de superação e crescimento, demonstrando que o empreendedorismo está pulsante em todas as regiões do Estado.
Atendimentos e consultorias
O evento também aproximou o público dos serviços de consultoria do Sebrae/PR. O empresário Felipe Pinheiro, especialista em diagnóstico automobilístico, participou de um atendimento na sexta-feira (25) e, no dia seguinte, voltou à Feira já com um novo uniforme e identidade visual, resultado direto das orientações recebidas. “A consultoria ampliou minha visão de negócios”, afirmou.
A experiência foi tão positiva que Felipe trouxe a esposa, Macenilde Pinheiro, técnica em enfermagem e confeiteira, para também buscar orientação sobre como transformar sua produção de bolos em uma fonte de renda estruturada. Para a consultora Adriana Puertas, que atendeu o casal, histórias como essa reforçam o impacto real das consultorias do Sebrae/PR. “Transformamos vidas ao alavancar negócios”, destacou.

Negócios gerados
Matheus Eduardo Sarat de Oliveira, representante do grupo educacional Speed Now EAD, participou das Rodadas de Negócio e Crédito e destacou os resultados expressivos obtidos. A empresa, que tem sede em Maringá e atua há oito anos com soluções em ensino profissionalizante digital, apresentou sua plataforma e conquistou conexões valiosas com empreendedores, consultores e empresas interessadas em incorporar treinamentos e novos modelos de negócio.
“Já nos primeiros contatos, antes mesmo das apresentações formais, conseguimos identificar muito potencial. Recebemos visitas ao estande e já estamos iniciando conversas para parcerias concretas”, afirmou.
Participando pela primeira vez da Feira, a empresa também foi expositora no evento. “Trouxemos nosso time comercial completo e superamos todas as expectativas. Foi uma vitrine estratégica para mostrar que nosso produto está pronto para transformar ideias em negócios sólidos”, completou Oliveira.

Outro expositor desta edição foi a Servemei. O empreendedor Luciano Maynard Barreto conta que a empresa surgiu em Aracaju, Sergipe, e que veio a Maringá para apresentar sua solução de contabilidade digital voltada ao Microempreendedor Individual (MEI).
“É muito importante caminhar com o Sebrae/PR, principalmente por termos o MEI como principal cliente. Fiquei impressionado com a realização da Feira, por ser a primeira edição em Maringá, com um público grande e interessado”, comentou.
Assim como Matheus, Luciano também participou da Rodada de Negócios Multissetorial, realizada no sábado (26).
“É um diferencial. Facilita conexões e extrai de cada participante a solução que pode sanar outra dor. Fiz muitas conexões de negócios, de parcerias e até mesmo de visão de mercado. Aprendemos com todos, e isso contribuirá para nossa atuação”, pontuou.
Feira Compre do Pequeno
Jeisiele Vanessa de Sousa Silva foi uma das dez microempreendedoras que participaram da Feira Compre do Pequeno e celebrou a experiência com entusiasmo. Criadora da Educ Brinquedos, marca de brinquedos educativos produzidos artesanalmente em seu ateliê, ela destacou o apoio do Sebrae e da Sala do Empreendedor de Mandaguaçu como fundamental para seu crescimento.
“Em apenas um ano com esse novo negócio, tive mais visibilidade do que em sete anos no anterior. E aqui na Feira, eu vendi mais de 60 produtos, fiz parcerias, recebi pedidos de outras cidades e estados, e o reconhecimento foi emocionante”, afirmou.
A microempreendedora Jusley Silveira dos Santos, também celebrou os resultados surpreendentes do evento. Atuando há dois anos no mercado de bolachas artesanais e com nova identidade visual desde novembro, ela vendeu mais de 100 caixinhas durante a Feira e precisou repor o estoque diariamente.

“Vim com receio, por ser um ambiente novo, mas saio extremamente grata e realizada. Trabalhei madrugada adentro para dar conta da produção – em uma das noites, fui até as 2 horas da manhã, e às 5h30 já estava de pé para continuar. A Feira do Empreendedor me deu ainda mais motivação para seguir. Agora é crescer, crescer e crescer”, afirmou a MEI.
Espaço de alimentação
Sete diferentes segmentos da gastronomia participaram da Feira do Empreendedor como convidados. Entre as opções oferecidas ao público estavam pastel, espetinhos, crepes, açaí, salgados gourmet, hambúrgueres e shawarmas. Em média, cada empreendedor comercializou cerca de 150 produtos por dia, como pastéis e espetinhos.
Thelma Morais, à frente das marcas NB Burguer e Kbabh, celebrou os resultados alcançados durante os três dias do evento.
“O evento superou todas as minhas expectativas. As vendas foram excelentes, a ponto de faltarem insumos já no primeiro e também no segundo dia. Até a mão de obra foi insuficiente, porque eu realmente não imaginava que a aceitação do meu produto na Feira seria tão grande. Estou saindo muito satisfeita. Como não tivemos custo com o espaço, tudo o que vendemos representa lucro — e, para quem empreende, isso é extremamente gratificante. Tivemos uma saída incrível de shawarmas e hambúrgueres,” conclui Thelma.

A Feira também contou com a presença de lideranças como o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, o presidente do Sistema Ocepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, José Roberto Ricken; o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná (Fampepar), Ercílio Santinoni; o presidente da Faciap, Flávio Furlan; a presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, José Carlos Barbieri; a presidente da Ampec Maringá, Eliane Bento; a presidente do Pró-Amusep e presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas do Paraná – prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; e o prefeito de Maringá, Sílvio Barros.
Também estiveram presentes lideranças regionais e representantes de instituições parceiras comprometidas com o desenvolvimento empreendedor na região.
-
-
-