ASN PR
Compartilhe

Governança do SRC trabalha para criar linhas específicas de crédito no sul do Paraná

Sistema Regional de Crédito tem, entre os objetivos, fomentar políticas públicas junto aos municípios da região e contribuir com os pequenos negócios
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

Os municípios do sul do Paraná já contam com governança no Sistema Regional de Crédito (SRC). A iniciativa inédita no Estado, proposta pelo Sebrae Paraná, conta com a parceria de entidades empresariais e instituições financeiras (bancos privados, cooperativas de crédito e bancos de desenvolvimento – BRDE, BNDES e Fomento Paraná), as sociedades garantidoras de crédito, agentes de crédito e empresas. A governança do SRC-Sul foi instalada no final de março. 

O SRC-Sul reúne representantes de cooperativas de crédito (Sicoob, Sicredi, Cresol, Uniprime, Unicredi e Civia), Banco da Família, Fomento Paraná, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SGC Centro-Sul, Comitê de Desenvolvimento Territorial Sul do Paraná e Prefeitura de União da Vitória. 

Maria Salette Rodrigues de Melo, presidente do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Sul do Paraná, conta que instalação da governança é mais um passo no processo que busca facilitar o acesso ao crédito pelos pequenos negócios da região. 

“Com a aproximação da Prefeitura de União da vitória, SGC e instituições financeiras, estamos consolidando, por meio de uma rodada de negócios, formas normatizadas de acesso ao crédito. Estão em desenvolvimento linhas específicas de crédito para os pequenos negócios”, relata Maria Salette. 

O trabalho em conjunto deve diminuir o risco das instituições financeiras. “Assim, as taxas poderão ser reduzidas. Também trabalhamos para que as análises cadastrais possam ser agilizadas, para acelerar os processos”, completa a presidente do Comitê de Desenvolvimento. 

Márcio Maurilio Cruz, diretor executivo da SGC Centro-Sul, conta que a sociedade garantidora já realiza operações de crédito nos municípios do sul paranaense, mas que, com o SRC, haverá maior aproximação com os empreendedores da região. 

“A SGC Centro-Sul já realiza operações nos municípios do sul do Estado, mas busca maior aproximação com atendimento específico. Provavelmente na primeira quinzena de maio teremos um agente de crédito na região, para facilitar novos negócios”, relata Márcio. 

O diretor executivo da SGC Centro-Sul acrescenta que a metodologia do SRC está em vias de ser implantada nas regiões Centro Sul e dos Campos Gerais. 

“Estamos aproveitando a expertise do Sebrae, com base no modelo que existe na Regional Sul, mas com adaptações à nossa realidade”, completa Márcio Cruz. 

Crédito orientado

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae Paraná, detalha que o SRC tem como objetivos a orientação ao crédito e o fomento de políticas públicas junto aos municípios da região. 

“O SRC tem uma governança com integrantes dos três territórios da Regional Sul do Sebrae. Nesta etapa, estão sendo instaladas as governanças do Sul, Sudoeste e Fronteira. Também estão sendo formados núcleos nos municípios que aportaram recursos em SGC, como Palmas, Pato Branco e Realeza”, acrescenta Elizandro.

-