Quem gosta de visitar diferentes destinos e ter experiências memoráveis, pode conhecer os novos produtos de experiência turística dos municípios de Guarapuava e Prudentópolis, lançados oficialmente nesta terça-feira (28), no Besha Boulevard, em Guarapuava. São 21 opções criadas na Jornada de Formatação de Produtos de Experiência, que teve início em maio deste ano, e contemplou uma programação com workshops, imersão, mentorias, dentre outros conteúdos.
Na Jornada, os empresários foram sensibilizados sobre o que é experiência do turismo, na prática, e sobre o que são produtos inovadores. A ação é um dos focos do Destino Turístico Inteligente (DTI), que tem como premissas o turismo inovador, tecnológico, sustentável e acessível, que colabore com o desenvolvimento econômico e na promoção de qualidade de vida local.
A consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji, explica que a formatação de novos produtos nas cidades foi possível graças ao envolvimento dos empresários e das parcerias com as prefeituras de Guarapuava e Prudentópolis.
“O objetivo é despertar mais a atenção dos turistas e aumentar a permanência deles nas cidades. Para isso, é preciso apostar em produtos inovadores, diferenciados e que tragam realmente uma experiência memorável. O Sebrae/PR auxiliou em todo o processo e, por site do Catálogo Experiências Turísticas do Paraná, ajuda na divulgação dos destinos”, frisa.
Em 2023, Guarapuava lançou 14 experiências. Desta forma, a cidade se destaca como uma das que mais apresentam opções de Turismo de Experiência catalogadas no Paraná.
“Em 2022, Guarapuava foi a cidade do Estado que mais lançou experiências em se tratando de turismo, totalizando 12”, comenta a secretária Municipal de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila.
Besha Boulevard está localizado em fábrica antiga de Guarapuava e atrai pela arquitetura preservada. Foto: Divulgação
Quem está em busca de networking, parcerias e novas ideias, pode participar, em Guarapuava, de uma visita técnica no Boulevard Besha, localizado em uma antiga fábrica com arquitetura preservada, que oferece experiências em arte, design, moda e inovação, que se fundem ao ar livre, entre jardins, fontes, a famosa escadaria Creta e serviços.
“Queremos ser referência para outros empresários e um espaço de conexão e networking, com inúmeras possibilidades, permitindo ainda que as pessoas permaneçam mais dias na cidade e conheçam os demais produtos e atrativos”, pontua a CEO da Besha Boulevard, Cintia Covali.
Já Prudentópolis, conhecida como a terra das cachoeiras gigantes, lançou sete produtos que prometem encantar os turistas. Segundo a secretária municipal de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko, alguns empresários tinham produtos criados, mas que foram aprimorados com o intuito de despertar no turista o desejo de conhecer o empreendimento e a cidade e, desta forma, fortalecer a cadeia como um todo.
“É mais uma forma de divulgar a cidade e os atrativos. Tenho certeza de que o turista vai ficar encantado. Esperamos que sirva de inspiração para os demais empresários”, pontua.
Recanto Rickli disponibiliza aos turistas degustar doces, salgados, bebidas, em um espaço reservado, em meio à natureza. Foto: Elaine Rickli
Um dos produtos que pode ser explorado em Prudentópolis é do Recanto Rickli, o ‘Snack in der Rickli – Natureza, memórias e sabores de família’, que permite ao turista, via agendamento, contemplar e ouvir a cachoeira, com formação rochosa, com 100 metros de largura e 32 metros de altura, além de apreciar o Rio dos Patos, o bosque com variedade de árvores e araucárias centenárias. Na experiência, o turista pode degustar chimarrão, no Bosque do Chimarrão, além de provar doces, salgados, bebidas quentes e frias, em um espaço reservado. A expectativa, segundo a proprietária e administradora do negócio, Elaine Rickli, é movimentar o atrativo e despertar o olhar de pessoas que gostam de contemplar a natureza.
“Nossa experiência é uma trilha guiada, na qual podem participar grupo de quatro a seis pessoas, via agendamento, e a experiência tem em torno de três horas de duração. Procuramos contar um pouco da história da família Rickli e servir pratos típicos da Suíça, como o queijo quente, por exemplo”, explica Elaine.
Metaverso possibilita um tour pelos empreendimentos de Guarapuava e Prudentópolis
Metaverso
O evento em Guarapuava também foi marcado pelo lançamento do metaverso Guarapuava-Prudentópolis, um ambiente virtual. Nele, é possível fazer um tour pelos empreendimentos
“O metaverso é uma forma de agregar valor às viagens ou tornar destinos e passeios mais conhecidos, entre tantas outras possibilidades, integrando os mundos real e virtual por meio de diversas tecnologias”, comenta a consultora do Sebrae/PR.
Produtos de experiência:
Prudentópolis
Passo Velho Camping, Lazer e Eventos – Camping e Café da Manhã no Passo Velho
Rancho do Sabor Pastelaria e Petiscaria – Descoberta pelos sabores ucranianos
Raiu Pousada Hostel – Nash Smak – Nosso Sabor
Recanto Rickli – Snack in der Rickli Natureza, Memórias e Sabores de Família
Cheiro da Terra Gastronomia & Lazer – Natureza e Cultura Ucraniana no Cheiro da Terra
Salto Sete Adventure Park – Sete memórias de uma aventura no Salto Sete
Tópolis Turismo e Aventura – Ciclo Turismo En´cantos de Prudentópolis
Guarapuava
Armazém do Malte – Lost Highway – Estrada Perdida
Besha Boulevard – Besha Innovation
Bierweg – Bierweg – A Rota da Cerveja de Guarapuava
Casa Magda Vinhos & Eventos – Sunset, Vinho e Música
O Celeiro Guarapuava – Harmonização – Gastronomia típica, cerveja e pôr do sol no Celeiro
Pousada Recanto dos Bambus – Amanhecer ao som dos pássaros no Recanto dos Bambus
Solar Admirável Café Colonial – Café, Prosa e Bike
A Casa Amarela Eventos e Turismo Rural – Uma Tarde de Sabores e Memórias na Casa Amarela
Aka Fishing Lodge – Fly Fishing no Aka Lodge
Aster Associação de Turismo de Entre Rios – Donau Karneval
Cervejaria Donau Bier – Gota Dourada de Água, Lúpulo e Cevada
Hope Valley Adventure – Descanso e Campo no Hope Valley
Irmandade Cervejaria Artesanal – Beber e Comer como Irmãos
Recanto Santa Teresa – Meditação na Floresta
-