Fomentar o empreendedorismo feminino com foco no autoconhecimento, empoderamento e liderança. Assim foi o Inteiras para Liderar, que reuniu mais de 160 mulheres do sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão, na última quarta-feira, 10. O evento foi uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar Mulher) e com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap Mulher).
A coordenadora de Cultura Empreendedora e Liderança do Sebrae/PR, Elisangela Rosa, reforçou a importância do encontro para o fortalecimento do protagonismo feminino.
“O Inteiras para Liderar é uma oportunidade de fortalecermos a atuação das mulheres, especialmente a liderança institucional. Atualmente, as mulheres já lideram muitos processos, mas ainda de forma coadjuvante. Reuni-las aqui é mostrarmos que cada uma pode sim ocupar espaços de destaque na sociedade e juntas construirmos uma sociedade mais igualitária”, afirma Elisangela.

O evento contou com a palestra da psicóloga e especialista em Regulação Emocional e que, há mais de 20 anos, trabalha com o desenvolvimento pessoal e profissional, Néia de Bortoli. Ela trouxe reflexões sobre o papel da mulher empreendedora e gestora no cenário atual.
“Você está inteira para liderar ou ainda pela metade? Assim, eu provoquei as mulheres a refletirem sobre quantas vezes elas se encolhem, pedem desculpas por ocupar espaço ou deixam de se posicionar em momentos decisivos. Para liderar é preciso ter coragem e estratégia. Quando isso acontece, nos tornamos imparáveis”, pontua a palestrante.
A atividade foi encerrada com o Hot Seat, uma dinâmica que colocou as participantes no centro da ação. Cada mulher pôde compartilhar um desafio real do seu negócio ou da sua carreira e recebeu contribuições para encontrar soluções práticas. O Inteiras contou também com a participação do Circo Vox, que, de forma lúdica, demonstrou os desafios das mulheres que empreendem e como a busca constante pelo desenvolvimento é primordial.

Liderança compartilhada
Para a presidente da Faciap Mulher, Paola Battistella, liderar é promover ações que gerem impactos diários e que fortaleçam o trabalho em equipe.
“Eu acredito que a liderança compartilhada gera mais sucesso. É essencial, porque valoriza a contribuição de cada pessoa, promovendo um ambiente em que as decisões não ficam centralizadas e se constroem a partir da soma de diferentes olhares e experiências. Mais do que uma estratégia é um convite para crescermos juntos e construirmos resultados sustentáveis”, afirma Paolla.
Reflexões e conexões
A empreendedora e coordenadora do Núcleo de Mulheres Empresariais da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Keila Hostapiuk, destaca que o evento oportunizou reflexões de como as atitudes podem influenciar nas oportunidades.
“O evento trouxe à tona a importância da iniciativa como elemento essencial para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, evidenciando o quanto a ausência de postura pode representar perdas significativas. Uma experiência enriquecedora que contribui para o fortalecimento da liderança feminina e para a construção de uma visão mais proativa e transformadora”, pontua Keila.

Rose Pedron, empresária e coordenadora da Cacispar Mulher, avalia que o encontro promoveu uma conexão entre as mulheres.
“Os desafios do dia a dia são grandes, mas vivemos uma tarde especial, que nos mostrou que nada é impossível quando estamos inteiras — de corpo e alma — para liderar. Acredito que nosso dever, enquanto empreendedoras e líderes, é ajudar outras mulheres, caminhar lado a lado para que elas conquistem cada vez mais espaço, tenham mais voz e mais vez. Foi, sem dúvida, uma tarde maravilhosa”, conclui Rose.