
Uma manhã voltada à troca de experiências, conhecimento compartilhado e posicionamento pessoal. Assim foi o Inteiras para Liderar, que aconteceu no último sábado (24), em Dionísio Cerqueira, na tríplice fronteira entre o Paraná, Santa Catarina e Misiones (Argentina). Realizado pelo Sebrae/PR, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Fronteira (Ascoagrin), o evento reuniu empreendedoras de toda a região.
Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, explica que o Inteiras é um movimento voltado ao desenvolvimento de características de liderança e autoconhecimento
“Reunir empreendedoras da região da fronteira, além de promover uma troca de conhecimentos e experiências muito rica, nos permite prepará-las para que cada vez mais possam estar em posições de liderança dentro dos seus negócios ou mesmo na sociedade, seja em trabalhos sociais ou à frente de instituições públicas. Desta forma, vamos fortalecendo as suas competências para que, por meio de um olhar mais detalhista, promovam a diferença na sociedade”, afirma Jocelei.
O evento contou com a palestra da especialista em antifragilidade, Dani Amaral, que falou sobre protagonismo e superação com foco no fortalecimento das líderes. Ela contou a sua história, abordou pontos de liderança inclusiva, resiliência e falou sobre os cinco passos para o que considera sucesso.
“Eu gosto de falar sobre sucesso com uma outra perspectiva. Eu falo que sucesso não é fama ou dinheiro, mas ter resultados positivos sobre aquilo que a gente se propõe a fazer. Neste contexto, precisamos traçar metas, ter mais iniciativa, mudar de mentalidade, focar no autoconhecimento e na importância das decisões que tomamos e que determinam os nossos resultados”, conta Dani.
Após perder os dois braços em um acidente com uma máquina agrícola quando era criança, ela teve que aprender a superar os desafios impostos e se reinventar.
“Eu passei muito tempo da minha vida reclamando até que entendi que aquilo que aconteceu comigo não determinaria o que eu seria no futuro. Nisso, entra a habilidade de sair mais fortes das adversidades que cada um de nós temos. Deixar de ser vítimas e adotar uma posição de protagonismo é uma experiência enriquecedora”, acrescenta Dani.
A presidente da Asoagrin, Dayana Andrade, ressaltou que a palestrante contribui trazendo diversas percepções sobre a força que cada mulher traz dentro de si.
“A participação da Dani foi muito especial, porque nos mostrou o quanto podemos fazer muito mais pelos outros e por nós mesmas. Saímos daqui ainda mais inspiradas pela história de vida dela, que nos dá força e nos faz pensar o quanto, muitas vezes, nos limitamos frente a desafios que podem ser superados. São ensinamentos que vamos levar para o nosso dia a dia”, acrescenta Dayana.

Legado
Paola Battistella, presidente da Faciap Mulher (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), ressaltou que o evento também provocou reflexões sobre a atuação da mulher em outros âmbitos.
“Acredito que a vivência de hoje nos fez refletir sobre a nossa atuação dentro das empresas, mas especialmente na comunidade e como podemos gerar um impacto positivo na vida de outras pessoas. Não é apenas sobre empreendedorismo, é sobre termos um olhar diferente para o mundo e o que podemos deixar de legado”, avalia Paola.
Inspiração
Mãe, esposa e empresária há mais de 20 anos, Marizete Marsango conta que as vivências experimentadas durante o evento provocaram uma viagem no tempo.
“Me fez refletir sobre muitos momentos que eu tive na minha vida pessoal e profissional, que me ajudaram a desenvolver a resiliência que carrego até hoje e a vontade de construir um futuro melhor. Além das experiências, concluímos o evento com a certeza de que saímos mais fortes, mais unidas e focadas em fazer a diferença”, diz Marizete.
O Inteiras para Liderar contou também com o apoio do Comitê Territorial La Frontera e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar). O evento marcou ainda o primeiro encontro do programa “Mulheres em Ação: liderança, confiança e equilíbrio”, promovido pelo Sebrae/PR com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo feminino.