ASN PR
Compartilhe

Lideranças de Londrina e Maringá firmam parceria para impulsionar os ecossistemas de inovação

A aliança estratégica envolve os setores público e privado; Sebrae Paraná também é integrante
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

A aliança estratégica envolve os setores público e privado; Sebrae Paraná também é integrante

Nas regiões norte e noroeste do Paraná, um projeto de cooperação tem o objetivo de gerar sinergia para alavancar os resultados socioeconômicos de Londrina e de Maringá, começando pelos ecossistemas de inovação. A “Aliança estratégica entre os ecossistemas de inovação de Londrina & Maringá” é uma iniciativa de líderes dos setores público e privado dos municípios e será lançada para a comunidade no fim de novembro.

Encampam a ideia as prefeituras de Londrina e de Maringá, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Sebrae Paraná, instituição responsável por operacionalizar o projeto.

O processo de instalação da aliança, que será permanente, começará pela formação e capacitação dos líderes de instituições parceiras. O grupo foi criado após apresentação da proposta, na última sexta-feira (2), em encontro realizado na Regional do Sebrae Paraná, em Maringá.

As primeiras ações irão envolver os ecossistemas de inovação dos municípios, em razão da identificação de diversas atividades que acontecem de forma sinérgica, em áreas como startups, edutechs, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), empresas de alto potencial, entre outras.

“Os ecossistemas de inovação das duas cidades são bem desenvolvidos e articulados. Com ações práticas, a exemplo do Eco.TIC Nova, junção de eventos de sucesso de Maringá e de Londrina, que ocorreu em agosto, e com o trabalho conjunto de diversas instituições, a intenção é gerar resultados sociais e econômicos local e regionalmente”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, Fernando Moraes.

Para o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, a união dos municípios tornará os territórios mais competitivos.

“Juntos, os municípios chegam ao PIB (Produto Interno Bruto) de um país. Entendemos o que representamos, e queremos a contrapartida disso, que é trazer mais resultados, somando forças e trabalhando de forma articulada”, diz Maia.

Marcelo Belinati, prefeito de Londrina, destaca que as cidades estão entre as com melhor estrutura do interior do Brasil, portanto, a parceria irá potencializar o desenvolvimento.

“Com atividades que ocorrerão de forma permanente e contínua, unidas, Londrina e Maringá começam um trabalho precursor, visando ao desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população”, comenta Belinati.

  • desenvolvimento socioeconômico
  • desenvovlimento norte e noroeste do paraná
  • Ecossistema de Inovação
  • londrina
  • maringá