ASN PR Atualização
Compartilhe

Lojas de materiais de construção de Curitiba e Região Metropolitana recebem Selo do Comércio

Realizado na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, evento premiou 14 empresas do segmento com destaque nas áreas de gestão, espaço físico e atendimento
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Sebrae/PR realizou a entrega do Selo do Comércio para 14 lojas de materiais de construção de Curitiba e Região Metropolitana, nesta segunda-feira (17). O encontro foi promovido na sede da instituição, em Curitiba, e contou com a presença de cerca de 40 empresários do setor, realização de palestras, troca de experiências e a apresentação do Selo para as participantes.

O Selo do Comércio é uma ferramenta de análise das práticas de gestão e do posicionamento de mercado das empresas. Por meio dele, é realizado um diagnóstico completo do negócio, com foco no entendimento de ações que podem auxiliar no crescimento.

Voltada exclusivamente para empresas do setor, a ação é resultado de parceria do Sebrae/PR junto com a Fecomércio PR, Associação de Comerciantes de Material de Construção de Curitiba, Região e Litoral (Acomac Grande Curitiba), e o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista e Materiais de Construção no Estado do Paraná (Simaco Paraná).

De acordo com levantamento do Sebrae/PR, realizado em 2022, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) possui 2.264 lojas de materiais de construção. Dessas, a maioria (2.176) tem como principal área de interesse o empreendedorismo. Além disso, o levantamento indica que 1.089 delas estão em busca de desenvolver suas operações e 777 querem realizar aprimoramentos internos.

O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, explica que a ação é uma oportunidade para os lojistas terem um diagnóstico completo em seus estabelecimentos, a fim de encontrar meios de se destacar em relação às outras empresas do segmento. Além disso, elas podem contar com subsídio de até 60% disponibilizado pelo Sebrae.

“O Selo do Comércio vem para atestar a conformidade nos processos para as empresas ligadas ao setor de produtos de construção. Ele permite auxiliar as empresas a estar de acordo com a legislação e ao atendimento a critérios de gestão empresarial. Esses pontos contribuem para agregar confiabilidade nas relações com o consumidor”, comenta Weliton.

O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, esteve presente durante o evento. Foto: Luis Miretzki. 

As participantes da iniciativa passam por uma análise para verificar se estão aptas. Entre os critérios de avaliação, estão: diagnóstico de loja do Sebrae, com análise de gestão, estrutura física e atendimento; modelo de gestão do Sebrae/PR, com foco na liderança, estratégia e planos, processos, informações e conhecimento, pessoas, clientes e resultado na sociedade.

Além disso, a Acomac realiza a análise e a pontuação técnica junto às empresas. São necessários, no mínimo, 70 pontos para a categoria Bronze, 80 pontos para Prata, e 90 pontos para o Selo Ouro.

A diretora executiva da Acomac, Patricia Bernardi, vê a iniciativa como uma oportunidade para lojistas do segmento em promover melhorias em seus negócios. Outro ponto destacado por ela é de que o Selo serve também para demonstrar aos clientes e fornecedores que a empresa está mobilizada por melhorias.

“A rotina pode atrapalhar na percepção do que precisa ser melhorado. Por isso, é necessário abrir as portas para a realização de um diagnóstico, para ter um entendimento sobre o que pode ser melhorado e de que forma. Aqueles estabelecimentos com o Selo têm diferencial, ele demonstra o resultado de um trabalho para aprimorar e alcançar as metas desejadas”, explica Patricia.

Além da entrega dos troféus para as participantes, o encontro teve a realização de palestra com o especialista em varejo e tendências de mercado e consumo, Osmar Dalquano Júnior, com foco no tema “As tendências e oportunidades para os negócios no cenário phygital do setor de materiais de construção”.

Vencedores
O diretor de Assuntos de Desenvolvimento Comercial da Fecomércio PR e presidente do Simaco, Ademilson Milani foi um dos presentes no evento. Ele também é o responsável pela Milani Materiais de Construção, empresa com três lojas espalhadas pela capital paranaense e que conquistou o Selo Prata.

O diretor de Assuntos de Desenvolvimento Comercial da Fecomércio PR e presidente do Simaco, Ademilson Milani, recebeu o troféu Prata por conta dos esforços realizados na Milani Materiais de Construção. Foto: Luis Miretzki. 

“A pandemia da Covid-19 acelerou e mudou o comportamento do consumidor. Por isso, além de pontos de análise do espaço físico, as lojas também devem voltar sua atenção para a presença no meio digital, como o atendimento pelo WhatsApp, por exemplo. O Selo vem para auxiliar ao empresário a ter uma reflexão de suas ações, nos acertos e nos pontos de melhoria e colocar em prática nos ambientes”, pontua Ademilson.

Uma das empresas premiadas na categoria Ouro foi a Matelli Casa e Construção. Criada em 1996, a empresa é gerida pelos sócios Adriane Negrelli, Fabiano Negrelli e Victor Negrelli, e possui cerca de cem colaboradores presentes em quatro lojas na cidade de São José dos Pinhais. Segundo o executivo de varejo, Reginaldo Rodrigues, a Matelli busca atender às necessidades dos seus clientes, do início ao fim da obra.

O executivo de varejo da Matelli Casa e Construção, Reginaldo Rodrigues, com o troféu Ouro. Foto: Luis Miretzki. 

“O Selo do Comércio vem para assegurar credibilidade junto aos nossos consumidores e fornecedores. Ele certifica que estamos no caminho certo e vai nos auxiliar na captação de possíveis novos clientes. É um orgulho enorme para nós obter esse reconhecimento analítico por conta de práticas que promovemos internamente na busca do crescimento e de novas conquistas”, celebra Reginaldo.

Uma nova análise do Selo do Comércio terá período de inscrições aberto em 16 de julho. Mais informações serão divulgadas em breve.

Conheça a categoria das empresas que conquistaram o Selo:
Bronze
Fazendão Materiais – Fazenda Rio Grande
Lajesul Materiais de Construção – Curitiba

Prata
Bavcom Tijolão Materiais de Construção – São José dos Pinhais
HP Bombas – Curitiba
Irmãos Karpinski – Quitandinha
Marcelo Materiais de Construção – Piraquara
Mario Benatto Materiais de Construção – Itaperuçu
Milani Materiais de Construção – Curitiba
Raksa Materiais de Construção – Araucária
Santa Felicidade Materiais de Construção – Curitiba
Stival Materiais de Construção – Campo Magro
Utilimax Materiais de Construção – Curitiba

Ouro
Matelli Casa e Construção – São José dos Pinhais
Matergi Materiais de Construção – Araucária

  • materiais de construção
  • Região Metropolitana de Curitiba
  • Selo do Comércio