Soluções inovadoras para o comércio do Litoral do Paraná. É o que propõe a próxima edição do Inova Comércio, programa que estimula o desenvolvimento de novas ideias relacionadas ao setor. A ação será realizada no dia 23 de outubro, das 8h às 18h, no Hotel Sesc Caiobá (Rua Dr. José Pinto Rebelo Júnior, nº 91). A iniciativa é do Sebrae/PR, da Fecomércio PR e do Senac Paraná e conta com a parceria do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá).
Para essa edição se inscreveram 97 estudantes, oriundos do curso técnico de Tecnologia da Informação e Ensino médio integrado das unidades do Senac Caiobá e Senac Paranaguá. Os alunos vão participar de um Ideathon, no qual deverão propor soluções para problemas enfrentados pelos comerciantes de Matinhos e de toda a região do Litoral.
Paula Cristiane Rocio, consultora do Sebrae/PR, explica que os alunos serão estimulados a pensar em soluções inovadoras que estejam adaptadas às demandas da região onde vivem.
“Vamos transmitir aos estudantes conhecimentos sobre inovação e modelos de negócio. A partir daí, eles serão capazes de desenvolver soluções e pensar em novas oportunidades de negócios para o comércio local”, afirma a gestora.
O Ideathon contará com a presença de representantes do comércio da região, em um movimento de diálogo entre os estudantes e os empresários, como conta o coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.
“O Inova Comércio é pensado com a perspectiva de promover uma interação entre os alunos e os próprios comerciantes. Queremos que haja esse diálogo durante o evento, para que os empresários possam verificar se as soluções encontradas pelos estudantes vão ao encontro de suas necessidades”, ressalta Schmidt.
Novas soluções
O Ideathon vai trazer a perspectiva de estudantes que já estão, no dia a dia, aprimorando o conceito de inovação em seus respectivos cursos. O gerente executivo do Senac em Matinhos (Caiobá), Bruno Truber Damião, conta que parte da formação dos jovens está na aplicação prática dos projetos que desenvolvem nas unidades de ensino.
“O nosso modelo garante que os alunos não adquiram apenas conhecimentos técnicos, mas que também desenvolvam habilidades essenciais para a inovação, como a aplicação de projetos e a integração com o mercado e as suas tendências”, pontua Damião.
O Inova Comércio já promoveu o desenvolvimento de ideias para o comércio com estudantes de seis cidades do Paraná neste ano: Campo Mourão, Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa. Além da etapa no Litoral, ainda está prevista uma ação em Cascavel.
-