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Marceneiros do norte do Paraná participam de capacitação em gestão, promovida pelo Sebrae/PR

Empresas de Cambé, Ibiporã, Londrina e Rolândia estão recebendo treinamentos e consultorias em gestão financeira, de negócios e de marketing
Por ASN Paraná
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Para apoiar a profissionalização da gestão de marcenarias do norte do Paraná, o Sebrae/PR, em parceria com a Compenfort, lançou o programa “Marcenaria – Mais Gestão na Prática”. Entre os meses de abril a junho, 15 micro e pequenas empresas do setor instaladas em Cambé, Ibiporã, Londrina e Rolândia receberão capacitações e consultorias nas áreas de gestão financeira, da produção e de marketing.

Marcelo Alvez da Silva, sócio proprietário da Compenfort, tradicional distribuidora de insumos para marcenarias da região de Londrina, afirma que a capacitação é essencial para profissionalizar a categoria, que tem muito campo de atuação e talento, mas, nem sempre, detém o conhecimento necessário sobre gestão.

“Falta conhecimento em finanças, por exemplo. O marceneiro tem que saber que, ao fazer uma venda, precisa calcular quais foram seus gastos com insumos, como água e luz, antes de sair gastando. O Sebrae está ajudando a abrir os horizontes”, diz o empresário.

Para Silva, o programa também vai beneficiar o consumidor final, que terá acesso a profissionais atualizados e comprometidos com o prazo de entrega.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Cinara de Marchi Tozatti, o programa trata de assuntos básicos e essenciais para a marcenaria que deseja se profissionalizar e crescer. Na área financeira, ela explica que as orientações passam pela análise de custos fixos, fluxo de caixa e precificação.

Na gestão da produção, os marceneiros vão aprender sobre manufatura enxuta, melhorias no processo de fabricação, planejamento da produção, fluxo de trabalho e gestão de estoque. Na área de marketing, os empresários entenderão sobre posicionamento de mercado e utilização das redes sociais para vender mais.

“A cada mês é desenvolvido um módulo com uma oficina coletiva, no período noturno, e depois são realizadas as consultorias presenciais e individuais em horário comercial, quando o especialista pode auxiliar a marcenaria de acordo com sua realidade, fazendo adaptações e sugestões de melhorias”, conta Cinara.

No total, são três módulos – gestão financeira, gestão da produção e gestão de marketing -, contando com 12 horas de oficinas coletivas e 12 horas de consultorias individuais. A previsão é que uma nova turma seja aberta em julho.

Com o apoio do Sebrae/PR, pelo projeto da Indústria de Madeira e Móveis, e o patrocínio da Compenfort, o custo do treinamento para a marcenaria é de apenas R$ 500,00.