Um grupo de 25 empresários e representantes de municípios do Oeste paranaense, com forte herança germânica, embarcou em uma missão técnica promovida pelo Sebrae/PR em parceria com Adetur Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu. Entre os dias 16 e 20 de outubro, o grupo esteve em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, para conhecer práticas de turismo cultural que valorizam a identidade e o patrimônio germânico, já consolidadas na cidade gaúcha.
“A proposta foi visitar o município para observar as boas práticas aplicadas na criação de uma identidade cultural e gastronômica germânica. Isso inclui a inauguração de novos produtos turísticos, como rotas e experiências”, explica Maisa Silvestre, consultora do Sebrae/PR.
Entre os participantes, estava Matilde Marquioro, proprietária do Recanto Lagoa Azul, de Céu Azul, que elogiou a forma como a cidade gaúcha valoriza sua herança germânica.
“Minhas expectativas foram superadas. Encontrei muito mais do que pratos típicos ou danças: encontrei um povo que respeita sua cultura e transmite isso para todas as idades, com paixão e cuidado”, indica Matilde.
Ela destacou as diversas atrações culturais, como o Parque das Pedras do Silêncio e a Casa Sander, onde encontrou inspirações para aplicar no próprio negócio.
“Esses detalhes da Aldeia do Imigrante, na arquitetura, educação e religiosidade, fizeram toda a diferença para mim”, compartilha.
A missão foi um desdobramento do trabalho de criação de uma rota germânica no município de Marechal Cândido Rondon e cidades vizinhas, visando fortalecer o turismo cultural e criar um diferencial para a região.
“Agora, após a missão, daremos continuidade ao aprendizado em um workshop, no qual os participantes vão estruturar um plano de ação continuado para aplicar as lições nas suas cidades e empresas. Já estamos recebendo muitos feedbacks positivos”, conclui a consultora Maisa.
Participaram da missão, representantes das cidades de Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Missal, Itaipulândia e Medianeira.
-