O Fórum Origens Paraná, instância ligada ao programa idealizado pelo Sebrae/PR que promove as Indicações Geográficas (IG) e Marcas Coletivas (MC) no Paraná, elegeu sua nova diretoria para o biênio 2025–2026. O editor da plataforma Curitiba Honesta e presidente da Associação dos Amigos da Carne de Onça de Curitiba (Aaonça), Sérgio Medeiros, foi escolhido como novo coordenador do grupo, que reúne as 16 IGs paranaenses reconhecidas oficialmente. Sérgio Medeiros sucede Marcelo Augusto da Mata Siqueira, que é produtor de morangos em Jaboti, no norte pioneiro do Paraná e também é ex-presidente da Associação Norte Velho (ANV).

Criado oficialmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em 2019, o Fórum é uma instância de articulação do Programa Origens Paraná, do Sebrae/PR. Seu objetivo é promover a diferenciação, a inovação e o desenvolvimento territorial sustentável por meio das IG e MC. O programa conta com a participação ativa de produtores, empresários, técnicos, acadêmicos e representantes do poder público, e organiza missões técnicas, rodadas de negócios, feiras e encontros de capacitação.
A escolha da nova diretoria se deu durante reunião on-line realizada no dia 1º de abril de 2025, com a participação de representantes de entidades de produtores, cooperativas e associações.

Além da coordenação, a nova diretoria ficou composta por Jonas Aparecido da Silva, que é presidente da Associação dos Cafés do Norte Pioneiro do Paraná (Accenp) como suplente de coordenador, Antônio Schneider, da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel) como secretário, e Armando César Rodrigues Casimiro, da Associação dos Cafés do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp) como suplente de secretário.
“Fico honrado por ter meu nome indicado a coordenador do Fórum Origens. São 16 produtos excelentes e com muito potencial. Meu objetivo principal é aproximar as IGs dos cozinheiros e chefs e assim fazer com que o consumidor final tenha experiência de consumo”, afirma Sérgio Medeiros.
Com mais de 55 festivais de gastronomia organizados em Curitiba e São Paulo, Sérgio é reconhecido por seu trabalho na promoção da culinária paranaense. É colunista em rádios e TVs locais e liderou a pesquisa que resultou no reconhecimento da carne de onça como Patrimônio Cultural Imaterial de Curitiba.
Para a consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Rosa Guimarães, a nova diretoria representa a continuidade e o fortalecimento de um trabalho que já se mostra referência no Paraná.
“A eleição desta diretoria marca uma nova fase de articulação entre os territórios e produtos com IG e Marcas Coletivas no Paraná. O Fórum é um espaço democrático de troca de experiências, e a liderança de alguém com o perfil e a trajetória do Sérgio traz ainda mais potencial para aproximar os produtos diferenciados do mercado e do consumidor final”, ressalta.

Produtos com IG no Paraná
O Paraná tem 16 Indicações Geográficas reconhecidas pelo INPI: a cracóvia de Prudentópolis; o mel de Ortigueira; queijos coloniais de Witmarsum, com reconhecimento de IG desde 2018. Contam com IG também a cachaça e aguardente de Morretes; melado de Capanema; cafés especiais do Norte Pioneiro; morango do Norte Pioneiro; vinhos de Bituruna; goiaba de Carlópolis; mel do Oeste do Paraná; barreado do Litoral do Paraná; bala de banana de Antonina; erva-mate São Matheus; camomila de Mandirituba; uvas finas de Marialva e as broas de centeio de Curitiba. Além dessas, há ainda uma Indicação Geográfica concedida a Santa Catarina, que envolve também municípios do Paraná e do Rio Grande do Sul: o mel de melato da bracatinga do Planalto Sul do Brasil.
O Estado é o segundo do país em número de Indicações Geográficas, atrás apenas de Minas Gerais (21 registros) e à frente do Rio Grande do Sul (14).
Outros produtos estão em busca do registro e possuem pedidos depositados no INPI: pão no bafo de Palmeira; tortas de Carambeí; mel de Prudentópolis; urucum de Paranacity; queijos do Sudoeste do Paraná; carne de onça de Curitiba, café de Mandaguari, ponkan de Cerro Azul; ovinos e caprinos da Cantuquiriguaçu; ginseng de Querência do Norte e ostras do Cabaraquara.
-
-
-