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Paraná tem 324 inscritos para Prêmio Educador Transformador

Premiação está na segunda edição é voltada para projetos de professores que contribuem para formação integral de estudantes
Por ASN Paraná
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O Paraná se destacou no Prêmio Educador Transformador 2024, alcançando a marca de 324 inscrições, posicionando-se como o terceiro estado com o maior número de participantes, atrás de São Paulo e Minas Gerais. O concurso, promovido pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare, está na segunda edição e tem o objetivo de identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais inovadores, com foco na educação empreendedora. No Brasil, foram 3.460 iniciativas inscritas.

Até o mês passado, educadores de todo o Brasil, vinculados a instituições de ensino, tiveram a oportunidade de inscrever seus projetos, que variam desde atividades até produtos, refletindo a diversidade e inovação presentes no ambiente educacional.

A coordenadora de Liderança e Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosangela Angonese, ressalta a importância da iniciativa como uma forma de reconhecimento ao trabalho dos educadores.

“O Prêmio é um incentivo e um reconhecimento ao trabalho que os professores fazem em projetos de empreendedorismo nas escolas. Os educadores se inscrevem, voluntariamente, incentivados pelo Sebrae/PR”, comenta.

Rosangela salienta a importância de incutir valores empreendedores desde cedo, enfatizando que isso prepara os jovens para se destacarem em suas carreiras futuras, independente do caminho profissional escolhido.

“Quero parabenizar e destacar o engajamento dos professores do Estado no Prêmio. O Paraná sempre se destaca no número de inscrições. Mas, neste ano em especial, ficamos surpresos com o grande número de inscritos. Com certeza, isso aumenta as chances de trazer uma conquista nacional”, acrescenta.

O concurso se desdobra em fases estaduais, regionais e, por fim, a etapa nacional. Os ganhadores serão revelados no término de abril, no contexto do evento Bett Brasil, realizado em São Paulo (SP). A premiação para o primeiro lugar de cada uma das sete categorias inclui um troféu, um pacote de participação em uma missão em um evento educacional nacional e um notebook.

Campo Mourão

Com 27 inscritos, Campo Mourão, localizado na região noroeste do Estado, é um dos municípios do Paraná com mais projetos candidatos. Entre eles, está o da professora Adriana Ferreira Aleixo, que atua com alunos da Educação Infantil, na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes. No projeto “O segredo da casa amarela: explorando a literatura infantil”, desenvolvido em 2023, ela incentivou a literatura infantil e o desenvolvimento das habilidades preditoras da alfabetização, com enfoque na ludicidade para tornar o ensino mais atrativo aos alunos. O resultado foi a produção literária “Um passeio no zoológico”.

Adriana Ferreira Aleixo (dir.) com a professora Ruth Mirian de Andrade. Adriana foi responsável por projeto com crianças, em Campo Mourão. Foto: Arquivo pessoal.

“Com a temática relacionada aos animais, exploro diferentes literaturas, a musicalização e brincadeiras contemplando o desenvolvimento integral da criança, visando à produção autoral de um livro com a participação de pais, alunos e professores, contemplando 45 crianças de quatro a cinco anos que cursavam o primeiro nível da Educação Infantil”, explica a professora.

Adriana conta que, no decorrer do projeto, houve participação da comunidade em apresentações culturais, valorizando a produção escrita e artística dos alunos.

“Foi notável o desenvolvimento dos alunos, compreendendo comandos, apresentando avanços significativos das habilidades e competências relacionadas à consciência fonológica, grafemas, oralidade, raciocínio lógico, memória, relação numérica, artes, aspectos motores, conceituações temporais e espaciais básicas”, enfatiza Adriana.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a professora Ruth Mirian Drabzinski de Andrade, que trabalhou na modalidade Ensino Fundamental I.

“Sou professora há quatorze anos, sendo 11 anos como professora da rede municipal. É gratificante quando o trabalho pedagógico realizado transcende as paredes de sala aula e se torna significativo para os alunos e comunidade educacional”, ressalta Adriana.

Curitiba

Lourdes Fonseca Pereira é professora na Escola Municipal Vila Torres, em Curitiba. Ela conta que nos anos de 2022 e 2023, por meio de iniciativas do Sebrae/PR, desenvolveu com os alunos um projeto de transformação de recicláveis. Segundo Lourdes, onde antes os estudantes enxergavam apenas “entulhos”, hoje eles enxergam oportunidades.

Lourdes Fonseca Pereira comentou sobre o desenvolvimento de projetos de transformação de recicláveis.

“Ser professor é ser agente de transformação, tanto no individual como no coletivo. Estimulamos a pensar coletivamente, avaliar oportunidades, entre muitas outras coisas. Provocar nos estudantes um olhar diferenciado, sensível para que aproveitem as oportunidades é ter a alegria de saber que eles estão no caminho certo, e como professora, é esse meu objetivo”, pontua.

Para a professora de Curitiba, ser um educador é, também, ser um agente de transformação local, que deve estar atento para identificar e explorar as oportunidades de ensino que surgem no cotidiano escolar.

“A habilidade de perceber e aproveitar esses momentos pode fazer toda a diferença na vida dos estudantes, enriquecendo o processo educacional e promovendo um aprendizado significativo”, conclui.

Cinco municípios com mais projetos inscritos no Paraná

Curitiba – 36

Assaí – 28

Campo Mourão – 27

Apucarana – 18

Londrina – 16

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