ASN PR
Compartilhe

Paraná se prepara para a XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Sebrae apresentou destalhes da edição que terá nove categorias. Inscrições abrem em 6 de agosto
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Para as prefeituras do Paraná com projetos de apoio ao empreendedor, um novo desafio se aproxima. O XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) foi lançada na última segunda-feira (28), em um transmissão on-line realizada pelo canal do Sebrae/PR no YouTube. No lançamento, os gestores públicos puderam conhecer mais detalhes do regulamento e dos prazos para a inscrição na premiação, com dados e detalhes sobre o histórico paranaense na premiação e as datas importantes para os gestores públicos interessados em inscrever projetos dos seus municípios.

Transmissão on-line contou as presenças de Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR; César Rissete, diretor-técnico e Luiz Marcelo Padilha, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios. Foto: Divulgação.

As inscrições começam no dia 6 de agosto e podem ser feitas por meio do link, com prazo final em 28 de novembro. A premiação estadual tem data prevista para o dia 16 de abril de 2026, enquanto a cerimônia nacional tem previsão de ocorrer até 30 de maio do mesmo ano.

Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, ressalta o impacto positivo que o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) gera ao reconhecer boas práticas que fortalecem os pequenos negócios, área em que o Paraná é reconhecido nacionalmente.

“O prêmio coloca em evidência o papel transformador dos gestores públicos na promoção do desenvolvimento local, da inclusão produtiva e do apoio aos pequenos negócios, que são a base forte da nossa economia. Aqui no Paraná, temos inúmeros exemplos de políticas públicas inovadoras e conquistas no prêmio; afinal, o Estado conta com 11 municípios vencedores da etapa nacional, desde a primeira edição”, afirma o diretor-superintendente.

Para esta edição 2025-2026, o PSPE terá as seguintes categorias: Simplificação, Empreendedorismo na Escola, Empreendedorismo Rural, Inclusão Socioprodutiva, Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Turismo e Identidade Territorial e Gestão Inovadora.

Referência

O objetivo é reconhecer o protagonismo das administrações municipais de todo o Brasil na melhoria do ambiente de negócios por meio do empreendedorismo, impulsionando a economia de cada cidade. César Rissete, diretor-técnico do Sebrae/PR, reforça que a participação no prêmio é uma grande janela de visibilidade das boas práticas das prefeituras paranaenses.

“Para as prefeituras é uma oportunidade de expor o que o seu município já está fazendo e como ele tem ajudado os empreendedores paranaenses. Grande parte do emprego gerado nas nossas cidades depende da dinâmica que cada gestão estabelece com relação ao empreendedorismo. O que o prêmio faz é reconhecer essas boas práticas e torná-las visíveis nacional e internacionalmente”, aponta Rissete.

Boas práticas

Desde a primeira edição nacional, em 2001, 11 municípios paranaenses já conquistaram o prêmio. Jacarezinho conquistou o PSPE em duas ocasiões, em 2012 e 2022; além da cidade, a lista de projetos vencedores do PSPE, nacionalmente, conta ainda com Guarapuava (1ª edição), Carlópolis (X edição), Ponta Grossa (X edição), Santa Helena (II edição), Munhoz de Mello (VI edição), Laranjeiras do Sul (IX edição), Bom Sucesso do Sul (VII edição), Cascavel (VII edição), Curitiba e Assaí (ambas na última edição 2023-2024).

Entre os projetos vencedores nacionalmente, na última edição, a XII, está o “Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego”, que disputou com 145 projetos inscritos no Paraná e os mais de 2,5 mil em todo o Brasil e conquistou, no estadual e no nacional, a categoria “Empreendedorismo na Escola”, na última edição.

A iniciativa busca fomentar um novo formato para a Educação Pública nas cidades, “Da Primeira Infância ao Primeiro Emprego”, aplicando Ciência, Tecnologia e Inovação entre professores e estudantes, com foco na formação empreendedora e na retenção de talentos.

Michel Ângelo Bomtempo, prefeito da cidade, conta que a vitória posicionou Assaí como uma referência, nacional e internacional, em novas práticas voltadas para a educação. Desde a conquista, representantes de mais de 100 cidades vieram conhecer o projeto, o que motivou a criação do Workshop para Cidades, no qual a metodologia aplicada no município é apresentada aos visitantes, sempre destacando a parceria com o Sebrae/PR.

“O prêmio é uma janela de oportunidades, em especial para cidades pequenas, tendo em vista a visibilidade gerada, oportunizando a demonstração de boas-práticas. Porém, é necessário que cada município identifique as peculiaridades de sua realidade e conduza o território para uma transformação empreendedora, processo em que as prefeituras podem procurar a ajuda do Sebrae para identificar e promover novas fontes de desenvolvimento local”, pontua o prefeito.

Michel Ângelo Bomtempo, prefeito de Assaí, representou a cidade na conquista da categoria “Empreendedorismo na Escola” com o projeto: “Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego”. Foto: Eduardo Pereira.
Lançamento

A transmissão contou com a presenças de Vitor Tioqueta, diretor-superintendente, e César Rissete, diretor-técnico da instituição, além do gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha. Rubens Palma Filho, coordenador de Políticas Públicas do Sebrae/PR, detalhou as etapas da premiação.

  • Assaí
  • políticas públicas
  • Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
  • PSPE