ASN PR
Compartilhe

Parceria local estimula criatividade de jovens em concurso cultural premiado em Realeza

Iniciativa faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Econômico do município, localizado no sudoeste do Paraná, Território La Frontera
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Com o apoio do Sebrae/PR, o município de Realeza, no sudoeste do Paraná, premiou nesta terça-feira, 09, no Espaço das Artes, os jovens vencedores do Concurso Cultural local que integra as ações do Programa de Desenvolvimento Econômico de Realeza (Prodec). O Programa visa fomentar o crescimento da cidade por meio de iniciativas estratégicas e com o engajamento da sociedade, do poder público e privado.

De acordo com a coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Realeza, Joslane Jolsane de Siqueira, participaram do concurso 13 turmas de quintos anos da rede pública e particular de Realeza, totalizando 227 jovens alunos inscritos.

“Os trabalhos foram formatados em três categorias: criação do nome oficial do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico; criação do símbolo visual representativo do Conselho e elaboração de uma frase de impacto, sintetizando o propósito do Conselho”, conta Joslane.

Iniciativa contou com a participação da comunidade, que votou, de forma online, para escolher o nome, slogan e marca do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Realeza. Fotos: Divulgação. 

Foram selecionados três trabalhos por categoria e a votação de cada um dos vencedores aconteceu de forma online. O slogan vencedor foi “Realeza Avançando com Sustentabilidade e Inovação”, da aluna Marina Quíntino Mariana Quinterio, da Escola Municipal Santo Antônio. Na categoria nome, o vencedor foi “Olhos para o Futuro”, da estudante Thamyres Antunes dos Anjos, da Escola Municipal Menino Jesus. Já a marca vencedora foi criada pela aluna Luna Antonelli Primon, da Escola Municipal 24 de Junho.

O vencedor da categoria nome ganhou uma bicicleta. Já o vencedor da categoria marca um celular e o vencedor da categoria slogan recebeu um tablet. Além disso, os nove finalistas receberam medalhas CERTIFICADOS e os professores orientadores uma poupança no valor de R$ 500,00 para cada um, com a parceria com a Sicredi, Sicoob e Cresol.

Além do Sebrae/PR, o concurso contou com o apoio da Prefeitura de Realeza, da Secretaria Municipal de Educação, da sociedade civil organizada, da Associação Empresarial de Realeza (ACIR)ACIAR e da Câmara Municipal.

Concurso teve a participação de mais de 220 estudantes da rede pública e particular de Realeza. 

Prodec

Em julho deste ano, o Sebrae/PR e o município deram início às ações do Prodec. De lá para cá, dentro do cronograma das ações da iniciativa, foram realizadas mais de 60 entrevistas com lideranças municipais para coletar informações e que servirão de base para a construção de ações que fomentem o crescimento da cidade para os próximos anos.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes, as ações do Prodec ganham ainda mais forma com a definição do Conselho e, posteriormente, a perspectiva é de que sejam criadas Câmaras Temáticas.

“Elas (Câmaras) serão um passo importante para o desenvolvimento de setores como comércio, serviços, indústria, agronegócios, entre outros. Elas que serão responsáveis por unir representantes de diversas esferas com o intuito de aprimorar as ações de cada uma das áreas e pensar esses setores para os próximos dez, vinte ou trinta anos”, explica Francisco.

Lideranças municipais ressaltaram a importância do movimento visando o desenvolvimento de Realeza e a construção de ações planejadas e conjuntas para os próximos anos. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Realeza, Paulo Bueno, ressalta que o programa é uma iniciativa que evidencia a importância de pensar o município em longo prazo e o concurso é um ato que provoca o envolvimento de toda a comunidade.

“Um movimento que abraça os alunos, os pais e gera esse sentimento de pertencimento, uma vez que são elas (crianças) que estão construindo esse rosto, esse nome, do que será o Conselho mais tarde. E, claro, a participação delas é fundamental, porque futuramente serão elas que estarão executando muitas das ações planejadas para os próximos meses ou anos, garantindo a prosperidade e a continuidade das iniciativas voltadas ao futuro de Realeza”, complementa Paulo.

O Prodec adota metodologias que mobilizam lideranças com o objetivo de promover o crescimento sustentável da economia local, com foco especial no fortalecimento do ambiente de negócios, sobretudo para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.

  • desenvolvimento economico
  • educação
  • Prodec
  • Realeza