Com o apoio do Sebrae/PR, o município de Realeza, no sudoeste do Paraná, premiou nesta terça-feira, 09, no Espaço das Artes, os jovens vencedores do Concurso Cultural local que integra as ações do Programa de Desenvolvimento Econômico de Realeza (Prodec). O Programa visa fomentar o crescimento da cidade por meio de iniciativas estratégicas e com o engajamento da sociedade, do poder público e privado.
De acordo com a coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Realeza, Joslane Jolsane de Siqueira, participaram do concurso 13 turmas de quintos anos da rede pública e particular de Realeza, totalizando 227 jovens alunos inscritos.
“Os trabalhos foram formatados em três categorias: criação do nome oficial do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico; criação do símbolo visual representativo do Conselho e elaboração de uma frase de impacto, sintetizando o propósito do Conselho”, conta Joslane.

Foram selecionados três trabalhos por categoria e a votação de cada um dos vencedores aconteceu de forma online. O slogan vencedor foi “Realeza Avançando com Sustentabilidade e Inovação”, da aluna Marina Quíntino Mariana Quinterio, da Escola Municipal Santo Antônio. Na categoria nome, o vencedor foi “Olhos para o Futuro”, da estudante Thamyres Antunes dos Anjos, da Escola Municipal Menino Jesus. Já a marca vencedora foi criada pela aluna Luna Antonelli Primon, da Escola Municipal 24 de Junho.
O vencedor da categoria nome ganhou uma bicicleta. Já o vencedor da categoria marca um celular e o vencedor da categoria slogan recebeu um tablet. Além disso, os nove finalistas receberam medalhas CERTIFICADOS e os professores orientadores uma poupança no valor de R$ 500,00 para cada um, com a parceria com a Sicredi, Sicoob e Cresol.
Além do Sebrae/PR, o concurso contou com o apoio da Prefeitura de Realeza, da Secretaria Municipal de Educação, da sociedade civil organizada, da Associação Empresarial de Realeza (ACIR)ACIAR e da Câmara Municipal.

Prodec
Em julho deste ano, o Sebrae/PR e o município deram início às ações do Prodec. De lá para cá, dentro do cronograma das ações da iniciativa, foram realizadas mais de 60 entrevistas com lideranças municipais para coletar informações e que servirão de base para a construção de ações que fomentem o crescimento da cidade para os próximos anos.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Francisco Wildes, as ações do Prodec ganham ainda mais forma com a definição do Conselho e, posteriormente, a perspectiva é de que sejam criadas Câmaras Temáticas.
“Elas (Câmaras) serão um passo importante para o desenvolvimento de setores como comércio, serviços, indústria, agronegócios, entre outros. Elas que serão responsáveis por unir representantes de diversas esferas com o intuito de aprimorar as ações de cada uma das áreas e pensar esses setores para os próximos dez, vinte ou trinta anos”, explica Francisco.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Realeza, Paulo Bueno, ressalta que o programa é uma iniciativa que evidencia a importância de pensar o município em longo prazo e o concurso é um ato que provoca o envolvimento de toda a comunidade.
“Um movimento que abraça os alunos, os pais e gera esse sentimento de pertencimento, uma vez que são elas (crianças) que estão construindo esse rosto, esse nome, do que será o Conselho mais tarde. E, claro, a participação delas é fundamental, porque futuramente serão elas que estarão executando muitas das ações planejadas para os próximos meses ou anos, garantindo a prosperidade e a continuidade das iniciativas voltadas ao futuro de Realeza”, complementa Paulo.
O Prodec adota metodologias que mobilizam lideranças com o objetivo de promover o crescimento sustentável da economia local, com foco especial no fortalecimento do ambiente de negócios, sobretudo para microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.
