
Mil e quatrocentos alunos de 36 escolas municipais de Apucarana, no Norte do Paraná, participaram da primeira edição do programa Conectadinhos, realizado ao longo deste ano e destinado a crianças do ensino fundamental. O programa é uma iniciativa do Instituto Conecta Apucarana, em parceria com o Sebrae/PR e Associação Comercial e Empresarial de Apucarana (Acia) e conta com o apoio da Autarquia Municipal de Educação e da Prefeitura de Apucarana.
O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correa, explica que a iniciativa surgiu a partir de um desejo das entidades em promover a cultura empreendedora, pensamento crítico e criatividade para a educação de base.
“Há alguns anos temos o Conecta Jovem e o Conecta Apucarana dedicados ao empreendedorismo para alunos do ensino fundamental e técnico e universitários, respectivamente. Então, entendemos que para ter ainda mais resultados que transformem e abasteçam a economia local nos próximos anos, precisamos ensinar desde criança conceitos importantes relacionados à inovação e resolução de problemas”, diz Tiago.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, ao longo do ano os professores receberam formação relacionada à Educação 5.0 e da metodologia Design Thinking.
“O Programa Conectadinhos utilizou desafios práticos e dinâmicos para despertar a curiosidade dos estudantes e incentivar a resolução criativa e eficaz de problemas reais. A programação inclui, entre outras atividades, oficinas de Ideação, Mockup e Pitch, e se encerra com a realização da feira.

Projetos finalistas
Ao final do programa, 49 ideias foram classificadas para a etapa que escolheu as melhores soluções desenvolvidas pelas crianças. O presidente da Acia, Elio Pinto, elogiou o talento dos alunos e a dedicação dos educadores: “apesar da pouca idade, assistimos a uma verdadeira aula de empreendedorismo e inovação”.
O presidente do Conecta Apucarana, Wanderlei Faganello, destacou que a qualidade dos projetos surpreendeu os avaliadores. “Três trabalhos alcançaram um nível tão alto que empataram em primeiro lugar. Isso evidencia o excelente trabalho das professoras e o empenho dos estudantes”, afirma.
Os três projetos finalistas foram o “Bem-Estar para Brilhar”, da Escola Municipal João Antônio Braga Cortes, “Protetores do Jaboti”, da Escola José Brasil Camargo e “Grupo Metas”, da Escola José Idésio Brianezi.
-
-
