ASN PR
Compartilhe

Pensamento crítico e criatividade são foco de programa para crianças das escolas de Apucarana

Educação 5.0 e Design Thinking nortearam alunos de escolas municipais que participaram do programa Conectadinhos, em 2025
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Final do programa Conectadinhos selecionou 49 ideias para etapa final da edição 2025. Fotos: Acia

Mil e quatrocentos alunos de 36 escolas municipais de Apucarana, no Norte do Paraná, participaram da primeira edição do programa Conectadinhos, realizado ao longo deste ano e destinado a crianças do ensino fundamental. O programa é uma iniciativa do Instituto Conecta Apucarana, em parceria com o Sebrae/PR e Associação Comercial e Empresarial de Apucarana (Acia) e conta com o apoio da Autarquia Municipal de Educação e da Prefeitura de Apucarana.

O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correa, explica que a iniciativa surgiu a partir de um desejo das entidades em promover a cultura empreendedora, pensamento crítico e criatividade para a educação de base.

“Há alguns anos temos o Conecta Jovem e o Conecta Apucarana dedicados ao empreendedorismo para alunos do ensino fundamental e técnico e universitários, respectivamente. Então, entendemos que para ter ainda mais resultados que transformem e abasteçam a economia local nos próximos anos, precisamos ensinar desde criança conceitos importantes relacionados à inovação e resolução de problemas”, diz Tiago.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, ao longo do ano os professores receberam formação relacionada à Educação 5.0 e da metodologia Design Thinking.

“O Programa Conectadinhos utilizou desafios práticos e dinâmicos para despertar a curiosidade dos estudantes e incentivar a resolução criativa e eficaz de problemas reais. A programação inclui, entre outras atividades, oficinas de Ideação, Mockup e Pitch, e se encerra com a realização da feira.

Professores das escolas participantes do programa receberam treinamento em relação à metodologia de Educação 5.0

Projetos finalistas

Ao final do programa, 49 ideias foram classificadas para a etapa que escolheu as melhores soluções desenvolvidas pelas crianças. O presidente da Acia, Elio Pinto, elogiou o talento dos alunos e a dedicação dos educadores: “apesar da pouca idade, assistimos a uma verdadeira aula de empreendedorismo e inovação”.

O presidente do Conecta Apucarana, Wanderlei Faganello, destacou que a qualidade dos projetos surpreendeu os avaliadores. “Três trabalhos alcançaram um nível tão alto que empataram em primeiro lugar. Isso evidencia o excelente trabalho das professoras e o empenho dos estudantes”, afirma.

Os três projetos finalistas foram o “Bem-Estar para Brilhar”, da Escola Municipal João Antônio Braga Cortes, “Protetores do Jaboti”, da Escola José Brasil Camargo e “Grupo Metas”, da Escola José Idésio Brianezi.

-

-

  • Apucarana
  • Conectadinhos
  • Design Thinking
  • Educação 5.0