A Equalys Solutions, startup nascida na Universidade Federal do Paraná (UFPR) que venceu o programa Startup Garage, do Sebrae/PR, foi contratada pela Copel Geração e Transmissão S.A. (Copel GeT), para a execução de um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no âmbito do Programa de PDI do Setor Elétrico Brasileiro, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Criada em 2022, a Equalys surgiu a partir do Catalisa ICT do Sebrae, entrando no ano seguinte para o Startup Garage, conquistando a etapa estadual do programa. Em dezembro do ano passado, a startup, juntamente com a UFPR e a empresa Preddata Solutions, foi contratada pela Copel GeT para a execução de um projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de um equipamento para analisar a qualidade da água.

O sócio-fundador e CEO da empresa, Claudemir Souza, explica que a entrada no Startup Garage trouxe uma grande evolução na jornada da empresa, uma vez que o atendimento oferecido pelo Sebrae/PR permitiu um melhor desenvolvimento do modelo de negócio e visão estratégica de mercado.
“O programa contribuiu significativamente na nossa jornada, pois aprendemos a entender melhor qual era a nossa solução, para oferecer um modelo de negócio mais adequado a ela. Por sermos vencedores, também temos recebido todo um acompanhamento, que inclui mentorias e consultorias em áreas estratégicas”, explica o empreendedor.

Novas soluções
O programa Startup Garage se volta para os empreendedores presentes nas instituições de ensino superior (IES), atuando em parceria com as universidades. Nele, os participantes, de variados níveis de ensino, fazem parte, gratuitamente, de workshops e consultorias que estimulam a visão empreendedora e trabalham o potencial dos alunos, para que desenvolvam negócios.
Em Curitiba, nos últimos dois anos, o programa contou com a participação de alunos de 10 IES, desenvolvendo mais de 270 ideias de negócio. Destas, 67 equipes de jovens empreendedores foram premiadas, entre elas a Equalys. Para o consultor do Sebrae/PR, Aloísio Cerqueira, iniciativas como a da startup reforçam que, para empreender, é preciso aprender a observar constantemente as necessidades do mercado.
“Acredito que a jornada da Equalys no Garage tenha contribuído significativamente para que o negócio tivesse essa oportunidade junto à Copel. Eles demonstraram que, para crescer, uma startup precisa estar sempre atenta ao cliente e perceber que o seu perfil pode mudar rapidamente. Ou seja, para começar ou manter um negócio, é preciso ter essa atenção”, pontua o consultor.
Para avaliar as potencialidades dos futuros empreendedores, o Startup Garage desenvolveu o Diagnóstico Universitário Empreendedor (DUE) que, por meio de 40 questões, avalia a mentalidade, a personalidade e o comportamento empreendedor dos participantes. Angela Nardelli, especialista que desenvolveu a ferramenta, ressalta que o DUE tem sido fundamental para identificar novos talentos; desde o seu início, 1,4 diagnósticos já foram realizados.
“Por meio do DUE nós conseguimos fazer o mapeamento de quem possui um alto potencial e, dessa forma, dar o melhor suporte a quem quer empreender. Nesse processo, por exemplo, o Claudemir foi um dos destaques, pois o diagnóstico o fez perceber que, além de um pesquisador da Universidade, era também um empreendedor”, afirma Angela.
Uma jornada de crescimento
Maico Ornelas, Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFPR – NIT/UFPR, acompanhou de perto o surgimento e impulsionamento da startup. Para ele, o negócio realizou uma trilha bastante rápida de desenvolvimento, pulando etapas e justificando a concretização do investimento da Copel GeT.
“A startup participa do programa de incubação na Universidade. Com o ingresso no Startup Garage, ela amadureceu em vários aspectos, de tal forma que já se transformou em um empreendimento incubado, sem precisar de uma etapa de pré-incubação. O contrato com a Copel só ratifica a evolução da Equalys em termos de gestão, estruturação e composição societária”, comenta Ornelas.