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Plano de ação visa facilitar acesso ao mercado para méis produzidos na região central do Paraná

Com o apoio do Sebrae/PR, apicultores de Arapoti, Ortigueira e Prudentópolis elaboram ações para 2025
Por ASN PR
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O Sebrae/PR está liderando uma série de ações estratégicas para potencializar o acesso ao mercado dos produtores de mel de Arapoti, Ortigueira e Prudentópolis. Os municípios, reconhecidos pela qualidade e volume de produção, contam com planos específicos de desenvolvimento para fortalecer o associativismo, aprimorar produtos e ampliar a visibilidade de suas marcas no mercado. Os planos de ação foram elaborados a partir de estudo do Sebrae/PR que analisou o mercado do mel produzido nas três cidades, como seria aceito em três capitais brasileiras e qual o perfil do consumidor.

Produtores participaram de oficinas para a elaboração do plano de ação para 2025. Foto: Divulgação

A consultora do Sebrae/PR, Mariana Santana Scheibel, explica que essas ações refletem o compromisso da instituição em fomentar o desenvolvimento local, unindo estratégias de mercado, inovação e fortalecimento das cadeias produtivas.

“O planejamento detalhado busca garantir maior competitividade aos produtores e consolidar a região como referência na produção de mel de alta qualidade”, afirma.

Em Ortigueira, o mel produzido já conta com Indicação Geográfica (IG), um diferencial que atesta a origem e qualidade do produto. O planejamento de mercado para 2025 inclui iniciativas como o desenvolvimento de embalagens atrativas, rastreabilidade dos produtos, comercialização por floradas específicas e a criação de um centro de experiência do mel. A presença digital e um plano de marketing digital estão entre as prioridades para reforçar a marca no mercado.

“Neste ano, por exemplo, estamos tendo uma supersafra de mel, por isso da importância de termos um plano de ação para facilitar o acesso ao mercado e agregar valor aos produtos”, diz a presidente da Associação dos Produtores Ortigueirenses de Mel (Apomel), Ana Kutz.

Em Arapoti, o plano de ação contempla fortalecer o associativismo, capacitação em vendas, busca de novos mercados e reforço da marca. Foto: Divulgação

Já em Prudentópolis, onde os produtores estão no processo de busca a IG, as ações incluem a elaboração de kits exclusivos com mel, workshops com chefs e especialistas, além da melhoria na apresentação do produto. Outra meta importante é aproveitar o potencial turístico local para promover o mel por meio de experiências e ações contínuas.

“Somos o terceiro maior produtor de mel da abelha africana e o maior da abelha sem ferrão do Paraná. Além disso, temos a maior quantidade de enxames de abelha sem ferrão do Estado. O planejamento nos dá uma visão de como acessar o mercado e facilitar a exposição dos nossos produtos com mais segurança”, diz o apicultor Jairo Corrent.

Segundo ele, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos produtores do mel da abelha sem ferrão é absorver no mercado o total produzido.

Em Arapoti, o foco está na articulação para a criação da marca coletiva, com previsão de depósito ainda em dezembro de 2024, que fortalecerá a identidade dos produtos locais e abrirá portas para uma maior visibilidade e reconhecimento no mercado. O plano contempla a organização dos produtores para fortalecer o associativismo, capacitação em vendas, busca de novos mercados e reforço da marca como diferencial competitivo, entre outros.

“O plano de ação é de suma importância tendo em vista a alta produtividade de mel no Município. Até pouco tempo atrás não tínhamos noção do quanto podemos agregar valor ao nosso produto e encontrar novos mercados ou novas possibilidades de comercialização”, diz o apicultor de Arapoti, Fabiano Galvão, que trabalha na área há 12 anos, com uma produção média anual de 3 toneladas.

Estudo

O estudo do Sebrae/PR, realizado entre 2023 e 2024, envolveu um levantamento detalhado sobre as características do mel produzido na região, como qualidade, processos de produção e diferenciais competitivos. Além disso, avaliou o perfil dos consumidores e as tendências de mercado em importantes capitais brasileiras, como Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte, visando identificar oportunidades de expansão.

O objetivo do estudo foi embasar a elaboração de estratégias de acesso ao mercado, com foco na ampliação da comercialização do mel de Ortigueira, Prudentópolis e Arapoti. Com isso, foram traçadas recomendações para fortalecer a marca e garantir a sustentabilidade dos produtores locais, propondo ações voltadas à certificação do produto, estratégias de marketing e a criação de canais de distribuição mais eficientes.

Os interessados no conteúdo do estudo podem entrar em contato com a consultora Mariana, no telefone (42) 3228-2500.

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