Com o intuito de capacitar e orientar os microempreendedores individuais (MEI) e fomentar a formalização, o Sebrae organiza a “Semana do MEI”, que ocorrerá de 20 a 24 de maio em todo o território nacional. Com o tema “Chega junto com o Sebrae”, a programação gratuita tem uma série de palestras, oficinas práticas, além de talk shows. Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, os MEI terão acesso a orientações, consultorias, palestras e oficinas.
A Sala do Empreendedor em Ponta Grossa oferecerá orientações sobre o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), cuja entrega é obrigatória até 31 de maio. Essas orientações serão disponibilizadas todos os dias da semana, das 12h às 17h.
A programação começa na segunda-feira (20), às 19h, com a oficina online “Trilha MEI – Datas Comemorativas”. Já na terça-feira (21), às 19h, os interessados podem participar da palestra presencial “Registro de Marca e Sebraetec”, no Lab de Ideias. Na quarta-feira (22), acontece de forma online a “De informal a empresário legal”, 19h, destacando o processo de transição para a formalidade.
Já na quinta-feira (23), 19h, é hora de falar em “Boas Razões para Investir em Marketing Digital”, no Centro de Criatividade de Ponta Grossa. Na sexta-feira (24) haverá mais um Programa Impulso, das 12h às 17h, na Sala do Empreendedor de Ponta Grossa. No período da noite, às 19h, acontece a Oficina DASN, para empresários que desejam fazer a declaração em casa.
A Semana do MEI é um movimento liderado pelo Sebrae e que mobiliza Salas do Empreendedor, Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) e parceiros para oferecer serviços e conteúdos para o MEI.
Conforme a consultora do Sebrae/PR, Gabriela Cipriano, a Semana do MEI foi desenvolvida visando atender, exclusivamente, a categoria que tem desempenhado um papel fundamental na economia brasileira nos últimos anos. Na região, são 77.705 MEI.
“É uma semana dedicada a promover a capacitação dos microempreendedores individuais. Destacamos a importância de adquirir novos conhecimentos para melhorar a gestão da empresa, além de proporcionar auxílio no preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que é obrigatória. Também buscamos incentivar aqueles que ainda estão na informalidade a regularizarem seus negócios “, explica.
Para conferir a programação completa, inclusive os eventos presenciais promovidos em cada estado, acesse a página sebrae.com.br/semanadomei.
Região
Além de Ponta Grossa, outras cidades da região também terão ações. Em Ipiranga, na quarta-feira (22), haverá a 1ª Feira MEI, durante todo o dia. Em Castro, a sexta-feira (24) será exclusiva para orientações sobre o preenchimento da DASN. Em Porto Amazonas, na segunda-feira (20), será oferecido o curso presencial de Segurança do Alimento e, em Sengés, na terça-feira (21), 19h, será realizada a palestra on-line “Como gerir preço de venda”.
Histórico
Em 2024, comemora-se os 15 anos dos primeiros microempreendedores individuais formalizados. De 2009 para cá, o País registrou a criação de mais de 15,6 milhões de MEI. E é nesse contexto que a 15ª Semana do MEI se desenvolve.
As atividades presenciais ocorrerão em 2.413 municípios de 25 estados do Brasil, o que representa 43,3% da quantidade total de municípios do País.