O Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA) de Paiçandu, no noroeste do Paraná, tem se consolidado como referência no apoio a micro e pequenos negócios do município. Em funcionamento há pouco mais de um ano, o espaço já ultrapassou a marca de 220 empresas atendidas e foi reconhecido em 2024 com o Ouro no Selo de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae/PR pela excelência na prestação de serviços.
Resultado de uma parceria entre o Sebrae/PR e instituições empresariais, o PA tem como missão facilitar o acesso dos empreendedores a orientações e soluções que impulsionem o crescimento de seus negócios. No caso de Paiçandu, com cerca de 3.510 empresas ativas, sendo aproximadamente 2.698 Microempreendedores Individuais (MEI) e outras 812 entre Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), o serviço tem se mostrado estratégico para o fortalecimento da economia local.

Entre as soluções oferecidas estão oficinas, palestras, atendimentos técnicos e acesso facilitado ao portfólio completo do Sebrae/PR, com ênfase em áreas como gestão, finanças, marketing, planejamento e regularização de negócios. Para Rosana Pereira, agente de atendimento do PA em Paiçandu, o diferencial está no modo como o serviço é conduzido.
“Nosso diferencial é a escuta ativa e o olhar humanizado para a realidade de cada empreendedor. Procuramos entender as reais necessidades e orientar de forma prática e personalizada. É esse atendimento próximo que faz toda a diferença”, explica Rosana.
Além do atendimento contínuo, o PA também atua como ponte para o desenvolvimento de novos negócios e para o crescimento de empresas existentes.
“Ajudamos a transformar ideias em negócios sustentáveis, apoiamos quem está começando e também quem tem empresa e quer expandir. Nosso propósito é impulsionar os negócios locais e contribuir com o crescimento econômico da nossa cidade e região”, reforça Rosana.
Uma das empresas que contou com o apoio do PA de Paiçandu foi o Pet Center Rancho Rural, que atua no segmento de produtos e serviços para animais há 14 anos e emprega atualmente 20 colaboradores. Em busca de qualificação, a equipe participou de cursos de aperfeiçoamento em mídias digitais e vendas. Como resultado, além de ampliar o conhecimento, aumentou a rede de contatos e impulsionou as vendas. Agora, os planos são de expansão, com a abertura de uma nova loja em Maringá, em 2026, e outra prevista para 2027.
“Através das capacitações oferecidas pelo PA, conseguimos aprimorar nosso trabalho com mídias digitais, conhecemos novos parceiros, e isso nos trouxe mais visibilidade e vendas. O crescimento profissional veio como consequência. Já estamos nos organizando para expandir e abrir duas novas lojas nos próximos anos”, destaca Camila Pazeto Facini, proprietária do negócio.

De acordo com Rosineide Pereira, consultora do Sebrae/PR, o impacto do trabalho dos pontos de atendimento é visível em todo o Estado.
“Os Pontos de Atendimento são fundamentais porque tornam o Sebrae presente no dia a dia dos empreendedores. Eles descentralizam o atendimento e levam soluções práticas diretamente às comunidades locais, fortalecendo o ambiente de negócios de forma concreta”, observa a consultora.
O PA de Paiçandu está localizado na Rua Onésio Francisco de Farias, nº 74. O telefone é o (44) 3244-2211.
Noroeste
No Noroeste do Paraná são 17 Pontos de Atendimento ao Empreendedor: Astorga; Colorado; Nova Esperança; Santa Fé; Paiçandu; Maringá; Goioerê; Mamborê; Campina da Lagoa; Paranavaí; Loanda; Porto Rico; Cianorte; Terra Boa; Tapejara; Altônia; Cruzeiro do Oeste.