Ação do Sebrae inclui outras cidades do Paraná apresentadas a profissionais da Argentina, Chile e Colômbia
No Restaurante Girassol, jornalistas conheceram pratos típicos e produtos da região. Foto: Divulgação
Um grupo de jornalistas da Argentina, Chile e Colômbia visitou, nesta quinta-feira (6), o Parque Vila Velha, o Buraco do Padre e o Restaurante Girassol, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, a convite do Sebrae e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A série de visitas, que visa a promoção dos destinos turísticos para América Latina, inclui outras cidades paranaenses como Curitiba, Morretes e Foz do Iguaçu.
A ação teve como apoiadores locais a secretaria de Turismo de Ponta Grossa (Setur), Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), Paraná Turismo e o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB).
Ao grupo, foram apresentados e servidos pratos com produtos locais que valorizam a região, entre eles o pão no bafo, prato típico e patrimônio cultural e material de Palmeira; porco na lata, que é feito com carne suína na banha, com a utilização de uma técnica antiga de conservação de alimentos; e o pierogi, prato de origem polonesa. De entrada, os jornalistas provaram a polenta brustolada com queijo porongo, com molho de linguiça defumada.
Para a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a iniciativa é fundamental para posicionar a região dos Campos Gerais como destino turístico nacional e internacional.
Esta iniciativa, faz com que os Campos Gerais figurem com destaque na oferta de atrações turísticas internacionais do Brasil. “Ações como essas são importantes para promover os atrativos turísticos e empresas de todo o setor, contribuindo para gerar emprego e renda na região”, pontua Nádia.
A opinião é compartilhada pela empresária Rosane Radecki, do Restaurante Girassol, que funciona dentro do Parque Estadual Vila Velha.
“Com isso, comprovamos que, além da visitação ao parque, é possível ter uma experiência gastronômica, enriquecendo e valorizando ainda mais o que temos na região”, comenta Rosane.
O jornalista colombiano, Maurício Barrantes, conta que o que mais surpreende é a diversidade cultural da região.
“Já morei no Brasil, em São Paulo, mas é marcante o quanto as outras culturas estão presentes na gastronomia. É uma região muito acolhedora”, comenta.
Outro integrante do grupo, o jornalista Andres Montes, também colombiano, diz ter ficado surpreso com a apresentação dos locais e o cuidado com os turistas.
“Quero influenciar outras pessoas a visitarem o Paraná e vivenciarem o quanto a história dos imigrantes está em tudo”, pontua.
Nesta sexta-feira (7), a visita acontece em Morretes e na Ilha do Mel, ambos no litoral do Estado. No sábado (8), as ações se concentram em Curitiba e depois, os jornalistas seguem para Foz do Iguaçu.
-