O Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel e a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), segue desenvolvendo o Programa Comércio Inteligente, focado em renovar o varejo de rua na cidade. Com o objetivo principal de transformar o comércio do espaço da antiga rodoviária de Cascavel em um ecossistema colaborativo e competitivo, diversas capacitações já foram realizadas visando preparar os empresários para enfrentar os grandes players do mercado
“Nós fizemos o mapeamento da região que está sendo revitalizada e, somente lá, existem mais de 150 empresas. Deste total, entrevistamos 40 para criar a jornada. Dessa forma, os temas que trabalhamos foram demandados pelos próprios empresários, atendendo a demandas e tirando dúvidas que eles têm para o futuro dos negócios. Essa jornada vai durar dois anos e temos 19 empresas participando”, explicou Ana Rizzi, consultora do Sebrae/PR.
A iniciativa busca trabalhar temas como experiência e personalização, além da inteligência de dados, para criar um senso de comunidade entre os comerciantes de rua. Agora, a capacitação se concentra na gestão. A partir do próximo ano, o foco será no eixo de inovação, trazendo conhecimentos sobre tecnologia, dados, oportunidades e soluções que podem fazer a diferença para as empresas.
Deise Yara Perin, proprietária da loja A Esportiva, é uma das empresárias participantes. Segundo ela, o Programa tem sido esclarecedor, principalmente com as mudanças estruturais ocorrendo na Carlos Gomes.
“O Programa trouxe tópicos importantes para nosso crescimento. Tenho utilizado ideias aprendidas nos cursos para melhorar o Instagram da loja. Temos procurado conhecer melhor nossos clientes e estamos tentando utilizar as técnicas ensinadas para fidelizar nossos clientes. É sempre muito bom participar das palestras e workshops promovidos. Somos muito gratos pela oportunidade”, celebrou Deise.
Sobre a área
O Programa Comércio Inteligente tem foco na implementação de melhorias de gestão e operação dos empresários alocados na área que está sendo reurbanizada, no trecho de mão inglesa da Rua Erechim, para que seja criado um espaço de inovação, sustentabilidade e tecnologia. Nesse sentido, o projeto contempla a criação de um ambiente mais atrativo, moderno e integrado, que combine inovação e transformação digital.
“A proposta é fazer com que o espaço mais antigo de Cascavel seja o centro da inovação e tecnologia. Para isso, as capacitações são focadas naquilo que eles realmente precisam para o dia a dia, dando mais possibilidades de os participantes desenvolverem seus negócios para o futuro do varejo”, conclui Ana Rizzi.
O Programa é baseado em três eixos: o primeiro, empresarial, que realizou o mapeamento e promove o desenvolvimento e capacitação dos empresários; o segundo, estrutural, terá como foco a implementação de tecnologias e ações complementares junto ao Núcleo de Inteligência do Varejo; e o terceiro, de mobilização da comunidade por meio do Núcleo, envolvendo empresas e entidades para analisar dados e pensar em oportunidades para a região.