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Programa impulsiona o empreendedorismo e a inovação no ensino público de Campo Largo

Índices de evolução nas escolas participantes variaram entre 11,31% e 24,34%, mensurados dentro a iniciativa feita em parceria pela Prefeitura e Sebrae/PR
Por ASN Paraná
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O Programa Agente Local de Inovação (ALI), do Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Educação, mudou o dia a dia nas escolas do município, localizado na Região Metropolitana de Curitiba. Implementado com o objetivo de capacitar professores, envolver os alunos em atividades empreendedoras e integrar esses conceitos no ambiente escolar, o Programa impactou, diretamente, os índices de evolução e inovação nas escolas e, influenciou, os números de retenção escolar nos estabelecimentos de ensino participantes.

Entre as 14 escolas monitoradas, os índices de avanço variaram entre 11,31% e 24,34%, destacando a eficácia do Programa na promoção da cultura empreendedora. Um dos pontos destacados foi o aumento substancial no uso de tecnologias, impulsionado pelos novos equipamentos aplicáveis à sala de aula fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Atividade realizada na Escola Municipal Munhoz da Rocha, durante um projeto de horta e jardim sensorial realizado com os alunos. Fotos: divulgação.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Sandra Trujillo Costa, os resultados indicam melhorias na qualidade do ensino, refletidas no aumento das taxas de retenção e no desempenho escolar. Segundo ela, reforçam a importância de iniciativas que promovem a inovação e o empreendedorismo no ambiente educacional, colocando o município de Campo Largo como um exemplo de transformação na área.

“Os impactos diretos nos alunos e professores são perceptíveis, evidenciados pelo desenvolvimento de habilidades empreendedoras, aumento do entusiasmo dos alunos em relação ao aprendizado e aprimoramento das competências pedagógicas dos educadores”, discorre Sandra.

Sandra acrescenta que o Programa foi implementado com uma metodologia composta por cinco etapas: preparação, sensibilização, planejamento, execução, e monitoramento e avaliação.

A secretária de Educação de Campo Largo, Dorotéa A. Merchiori Stoco, conta que, ao longo da realização das atividades, o Programa foi aceito, debatido e planejado junto de cada instituição escolar. Segundo ela, a participação de todos os envolvidos aproximou as ações do dia a dia dando oportunidade de novos aprendizados.

“A participação foi ativa pela comunidade escolar onde a inovação, a modernização e o empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento de novos conhecimentos, pela interação e pela modificação do ambiente escolar. Além disso, aproximou as famílias às entidades, contribuiu para o pensamento coletivo, a escrita, a curiosidade e o registro”, diz.

Professoras da Escola Munhoz da Rocha com a pedagoga Sheila Mocellin.

Campo Largo em foco

O relatório de encerramento do projeto destaca conquistas significativas, incluindo o aumento do engajamento dos alunos em atividades empreendedoras e a melhoria na qualidade do ensino com a introdução de práticas inovadoras. Os índices de evolução nas escolas variaram entre 11,31% e 24,34%, demonstrando a consistência dos resultados alcançados.

Para medir o progresso, foram realizados diagnósticos iniciais e finais com base em uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae/PR, abrangendo áreas como Estratégia, Tecnologias Educacionais Digitais e Engajamento da Escola na adoção de novas metodologias educacionais. A meta interna de elevação de 15% no índice de inovação foi alcançada e superada em muitas das escolas participantes.

A pedagoga Solange Moraes de Lara, da Escola Municipal Sete de Setembro, destaca o envolvimento das famílias nas atividades do Programa.

“Mobilizou as famílias na arrecadação de materiais recicláveis para a confecção do tapete sensorial, os estudantes envolveram-se nesse projeto. Além de todas as ideias para planejamentos de aulas, a importância da tecnologia na escola. Agradecemos o apoio da Catherine e da Sheila durante todo o planejamento e execução do projeto”, agradeceu.

Catherine Valente é bolsista do Programa de Agentes Locais de Inovação e Sheila Mocellin é pedagoga. Ambas atuaram no desenvolvimento do projeto em Campo Largo.

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