A necessidade de estimular o empreendedorismo e a liderança entre as mulheres foi o mote que reuniu cerca de 150 empresárias de 25 municípios do norte paranaense no Inteiras para Liderar, evento promovido pelo Polo de Liderança Sebrae, em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Paraná – Faciap Mulher, na última terça-feira (9), no Empório Guimarães, em Londrina. O programa tem abrangência estadual e será realizado pelo Sebrae/PR em sete cidades do Paraná e vai culminar com um Encontro Estadual, no dia 2 de setembro, em Curitiba.
O consultor do Sebrae/PR, Sérgio Ozório, lembra que 45% dos pequenos negócios no Brasil – entre MEI, micro e pequenas empresas – são geridos por mulheres.
“Isso demonstra o grande potencial empresarial feminino, e nosso objetivo é incentivar o seu empoderamento, identificar e desenvolver líderes, torná-las protagonistas, a mulher tem um papel fundamental na sociedade e na economia”, afirma.
A diretora da Faciap Mulher, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Norte do Paraná (Cacinp) e representante do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CMEC), Marisol Chiesa, acentua que o programa Inteiras para Liderar é uma iniciativa para trabalhar o protagonismo feminino.
“A mulher tem toda uma criatividade, sensibilidade e resiliência que, se postas em prática, trazem mudanças significativas, sejam elas culturais ou econômicas. Ela dá a vida, cuida da vida, cuida dos negócios e pode cuidar do mundo. O Inteiras para Liderar é para preparar e incentivar as características de liderança e dar o protagonismo à mulher. Queremos que elas tomem as rédeas das próprias histórias”, afirma.
Novas perspectivas
Para estimular a liderança feminina, trazendo novas perspectivas diante deste cenário, o programa Inteiras para Liderar foi dividido em três etapas – pré, durante e pós-workshop.
“A partir das inscrições, fizemos uma pesquisa do comportamento de cada participante inscrita e trouxemos palestras com profissionais e temáticas para desenvolvimento e habilidades de cada uma. Após o evento, teremos mentorias on-line e Trilhas de Conhecimento, onde serão ofertadas habilidades necessárias para liderar com confiança, influenciar positivamente equipes e criar um impacto duradouro no contexto de onde estão inseridas”, explica Sérgio Ozório.
A opinião entre as participantes foi que o evento abriu novas perspectivas para suas carreiras. Luciane Soutello, empresária do ramo de educação de Londrina, já tinha participado do programa em 2023, mas se disse surpresa com o novo formato.
“Neste ano, tivemos palestras cativantes e dinâmicas impactantes, foi muito interessante participar. Acho muito importante eventos do tipo, que engajam uma quantidade enorme de mulheres de toda a região e nos ajudam na capacitação”, diz.
Márcia Cristina Alves, empreendedora no segmento de semijoias, e Patrícia Siqueira, do ramo de confecções, vieram com mais seis mulheres de Faxinal, a cerca de 100 km de Londrina, debaixo de uma forte chuva para participar do evento.
“Gostei muito, achei as palestras interessantes e, nas atividades, descobri que tenho que mudar algumas coisas no meu jeito de liderar minhas duas funcionárias”, disse Márcia. Patrícia também elogiou o evento, considerando-o extremamente importante para o autoconhecimento. “Além do networking que é sempre valioso, acho que as palestras abriram nossas mentes e trouxeram novas formas de vermos a nós próprias”, analisa.
Paula Napo, empresária do ramo de comunicação e branding, tinha grandes expectativas antes do evento, esperando ótimos insights para melhorar o gerenciamento de sua empresa.
“Trouxe até mais do que eu esperava, com temáticas muito pertinentes para o momento que estamos vivendo. Ainda mais que trabalho na área de branding, uma das temáticas discutidas, e vi um ‘despertar’ de várias profissionais para a importância dele nos negócios. Foi muito proveitoso”, afirma.