Com o objetivo de consolidar a região dos Campos Gerais, no Paraná, como um destino seguro, estruturado e referência nacional em turismo de aventura e natureza, teve início nesta quarta-feira (5), o Programa Campos Gerais – Turismo + Seguro. A iniciativa inédita no Brasil é promovida pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur), em parceria com o Sebrae/PR, e segue com atividades até o final do mês.

Voltado a gestores públicos e empresários do setor turístico, o programa busca implementar a cultura de segurança, qualidade e responsabilidade nas atividades ligadas ao turismo de natureza e aventura. Inspirado nas diretrizes da ABNT NBR ISO 21101:2014 – Sistema de Gestão da Segurança, o projeto prepara os participantes para atuar de forma integrada, com foco na gestão de riscos, conformidade legal e sustentabilidade das operações turísticas.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a proposta reforça o compromisso regional com a inovação e a qualidade no turismo, oferecendo capacitação e orientação técnica para que atrativos, operadoras e municípios estejam alinhados às melhores práticas de segurança.

“O Turismo + Seguro representa um marco para os Campos Gerais e para o Brasil. Estamos implantando uma metodologia que fortalece a governança regional, promove confiança aos visitantes e valoriza os empreendedores que atuam com responsabilidade e profissionalismo”, destaca a consultora.
O presidente da Adetur Campos Gerais, Guilherme Forbeck, destaca que o programa representa um marco para o turismo regional.
“A segurança é um pilar essencial para o fortalecimento do turismo de natureza. Com o Programa Campos Gerais Turismo Mais Seguro, estamos criando uma rede de cooperação entre poder público e empreendedores, que vai elevar o padrão de qualidade e confiança das experiências turísticas oferecidas na região. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com um turismo responsável, sustentável e competitivo”, afirma.
O programa integra a estratégia de fortalecimento do turismo regional, incentivando a cooperação entre poder público e iniciativa privada e posicionando os Campos Gerais como destino modelo em turismo seguro, sustentável e inovador.
