ASN PR Atualização
Compartilhe

Rodada promove 181 encontros entre compradores e fornecedores, em Cascavel

Evento realizado pelo Sebrae/PR contou com participação de empresas do segmento de alimentos e bebidas da região oeste
Por ASN Paraná / Camila Agner
ASN PR Atualização
Compartilhe

Apresentar produtos, trocar experiências e fortalecer o networking. Foram esses alguns dos motivos que levaram 34 empresários do setor de alimentos e bebidas da região oeste paranaense a participarem da Rodada de Negócios – Selo Alimentos do Paraná, nesta terça-feira (25), em Cascavel.

181 encontros de negócios foram oportunizados por meio da rodada. Crédito: Camila Agner
181 encontros de negócios foram oportunizados por meio da rodada. Crédito: Camila Agner

O evento reuniu empreendedores, fornecedores e compradores da região, que possuem o Selo Alimentos do Paraná, estão em processo para obtenção da chancela ou participam do grupo Comércio Brasil. Uma iniciativa para conectar e promover negócios, conforme explica a coordenadora de Agronegócios do Sebrae/PR, Caren Santos.

“A rodada é um formato dinâmico para apresentar os produtos, conhecer as oportunidades de negócio e fortalecer o mercado na região. Tivemos participantes de diversos segmentos, o que torna o evento ainda mais enriquecedor, dando a chance de que daqui surjam negociações e parcerias duradouras para os pequenos negócios”, indica a coordenadora.

Para Daniel Pegoraro Junior, vice-presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras) – regional oeste e diretor comercial de uma rede de supermercados de Cascavel, o evento é estruturado para promover conexões, mas, gera mais que isso.

“Muitas vezes, o produtor tem um grande produto em mãos, mas não sabe os caminhos para atingir possíveis compradores. Na rodada, ele tem contato direto e, de forma rápida, consegue apresentar. É um evento muito bom e é possível fechar negócios”, enfatiza.

Além da rodada, evento também contou com uma exposição dos produtos dos participantes. Crédito: Camila Agner.

Contatos

O empresário William Fischer é proprietário de uma rede de pizzas e saladas. Ele participou da dinâmica como comprador e garante que a rodada trouxe boas prospecções.

“Não havia participado ainda, mas como fizemos consultorias e contamos com a parceria do Sebrae há um tempo, aceitamos o convite para a rodada. Conheci empresas, fiz contatos e tivemos ideias de parcerias com alguns fornecedores”, relata Fischer.

Contatos foram trocados entre os 18 compradores e 16 vendedores nesta terça-feira (25). Crédito: Camila Agner.

Um dos fornecedores apresentados foi Edina Favero, sócia proprietária de uma agroindústria especialista na produção de frutas (principalmente vermelhas), em Cafelândia. Segundo ela, a rodada foi especial, pois é a primeira que participam desde a formalização da marca, há cerca de um ano.

“Pudemos mostrar as nossas frutas, como o produto é vendido e explicar porque ele é diferente, já que tudo é feito de forma artesanal e muito cuidadosa. O mais bacana é que conversamos com representantes de duas redes de supermercado que estávamos tentando há algum tempo. Aqui, tivemos a chance de falar com eles, que demonstraram interesse em levar a nossa marca para as prateleiras”, comemora.

O gerente de um hotel de Cascavel, Pedro Pasczuk, veio especialmente para conhecer os produtos que poderão fazer parte do café da manhã, servido diariamente para os hóspedes. Segundo ele, a valorização dos produtos locais é um diferencial na experiência da hospedagem e, por isso, teve atenção especial durante os encontros.

“Falamos com fornecedores de ovos, frutas, carnes, bebidas… Foi bem diversificado e isso pode agregar muito, pois recebemos hóspedes de todo o Brasil, que têm curiosidade para conhecer os produtos que são dessa região. Estamos levando vários cartões e vamos voltar a falar com os fornecedores que se apresentaram para nós”, confirmou.

Encontros proporcionaram networking e contatos para negociações entre fornecedores e compradores. Crédito: Camila Agner.

O sócio proprietário de uma casa de carnes gourmet, de Cascavel, Fernando Souza Lopes, está com grandes expectativas.

“Apresentamos os produtos que são feitos por nós e estou certo de que teremos grandes oportunidades a partir da rodada. Essa é a segunda que participamos, e se tiverem outras, estaremos presentes”, destaca.

Metodologia

A rodada de negócios é um evento rápido, que costuma ter, no máximo, um dia de duração. O objetivo é promover encontros de negócios entre fornecedores e compradores.

Na rodada que ocorreu nesta terça-feira (25), o foco foi na conexão entre as 16 empresas vendedoras e 18 compradoras do segmento de alimentos e bebidas da região oeste paranaense. Participaram donos de supermercados, panificadoras e restaurantes, além de produtores rurais, proprietários de agroindústrias, laticínios, charcutarias e demais produtores de alimentos e bebidas.

Ao final, por meio do revezamento dos encontros, que tiveram oito minutos cada, foram realizados 181 encontros de negócio.

Selo Alimentos do Paraná

O Selo Alimentos do Paraná é uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Entre os objetivos, está o incentivo às empresas de alimentos e bebidas, a fim de promover o crescimento e o fortalecimento do setor.

-

  • alimentos do paraná
  • rodada de negócios alimentos
  • rodada ne negócios
  • selo alimentos do paraná