Conectar empreendedores, fomentar negócios e parcerias que tragam bons resultados. As rodadas de negócios nesta quinta-feira, 11, durante a Feira do Empreendedor Sebrae, promoveram 824 interações entre fornecedores e compradores dos setores de turismo, artesanato, agronegócio e multissetorial, com o estímulo à diversificação e inovação nos negócios. As rodadas acontecem por meio de parceria entre o Sebrae/PR, Fecomércio PR, Sistema Fiep e Faep/Senar.
O gerente de Competitividade Setorial do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, destaca a importância de aproximar empreendedores e fomentar oportunidades entre eles.
“Momento ímpar de encontro de quem busca grandes compradores e aqueles que desejam fornecer produtos ou serviços. E nós, do Sebrae, somos esse elo que conecta as duas pontas possibilitando a ampliação de mercados, oportunidades e, claro, promovendo negócios e parcerias duradouras”, afirma Weliton.

As ações aconteceram em dois formatos: o primeiro no “B2B”, onde ocorre negociação direta entre fornecedores e compradores. O segundo formato foi o de Encontros Empresariais – Aproximação de Negócios, que vem com o conceito de “speed networking”, modelo onde participantes vão às mesas com tempo limitado para apresentar seus produtos e serviços, o que acelera conexões e fomenta parcerias.
“As rodadas de negócios têm um papel fundamental, criando um ambiente favorável para gerar oportunidades concretas. Para a Faep participar desse movimento é especial porque conseguimos abrir espaço para produtores rurais, que encontram aqui uma vitrine para mostrar o seu trabalho e conquistar novos mercados”, afirma o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.
Negócios
O empreendedor Fabiano Neras, do Grupo Lily & Fabs Souvenir, tem lojas na Rua 24 horas e no aeroporto de Curitiba. Ele conta que a participação no evento trouxe boas perspectivas.
“Já adquiri alguns produtos aqui, entre eles o baralho de capivara. No aeroporto trabalho com produtos regionais, especialmente aqueles com indicação geográfica como a erva-mate e o café. Fui artesão durante 10 anos, por isso eu valorizo muito momentos como esse. Inclusive, já fiz vários contatos para um projeto de Natal que vou desenvolver no aeroporto”, conta Fabiano.
Mônica Farias Motta, empreendedora de Curitiba, do Ateliê Maria Retalho, destaca que a rodada de negócios permitiu reconquistar alguns clientes.
“Acabei tendo a grata surpresa de encontrar clientes antigos e as vendas surgiram a partir disso. Fiz também parcerias para dar cursos para lojistas aqui da capital paranaense. Desde 2017 eu vendo capivaras de pelúcia, um produto que tem uma aceitação muito grande principalmente entre os turistas”, conta Mônica.

Oportunidades
Francine Assis, do restaurante Paineiras e Eventos, de Curitiba, participou pela primeira vez de uma rodada de negócios do Sebrae/PR.
“Foi muito surpreendente aqui, nos abriu portas para muitas possibilidades de novos fornecedores. Produtos que têm total relação com a nossa empresa, que traz uma gastronomia mais familiar, mais afetiva. E isso nós encontramos nos produtores familiares presentes. Com certeza vão surgir novos negócios”, comenta Francine.
Caroline Schumacher, da RHVE Cafés Especiais, que produz cafés arábicos do cerrado mineiro em São José dos Pinhais. Ela avaliou a experiência como positiva.
“No começo ficamos um pouco inseguros, mas o resultado foi muito bom. Os compradores nos receberam de braços abertos, com negócios concretizados, inclusive com outros fornecedores no ramo de embalagens. Uma experiência válida e que venham muitos mais negócios pela frente”, finaliza Caroline.

Quem participa?
Participam das rodadas os fornecedores, empresas expositoras ou convidadas com produtos e serviços para oferecer. Além deles, participam os compradores, que são representantes de grandes empresas, redes varejistas, gestores públicos e compradores individuais em busca de novidades e fornecedores estratégicos.
Inscrições
Na sexta-feira, 12, as rodadas de negócios acontecem com representantes dos setores de alimentos, bebidas e vestuário. Já no sábado, dia 13, conectam aqueles que buscam franquias e negócios multissetoriais. Já no domingo, 14, a rodada segue com foco em negócios multissetoriais.
As inscrições e mais informações para os empreendedores que desejam participar das rodadas de negócios seguem abertas e podem ser feitas aqui.

Feira do Empreendedor
Promovida pelo Sebrae/PR, a Feira do Empreendedor é um dos maiores eventos de incentivo aos pequenos negócios no Estado e segue até 14 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300). Gratuita, oferece palestras, oficinas, exposições e orientações técnicas, conectando empreendedores a oportunidades de capacitação, inovação e networking. Mais informações e inscrições gratuitas estão disponíveis em: https://sebraepr.com.br/lp/feiracuritiba/.