Uma microempreendedora que começou sua vida profissional como sacoleira, revendendo em Belo Horizonte (MG) roupas vindas do Brás, em São Paulo (SP), e que hoje tem uma rede de lojas e franquias com 22 unidades. Esta é a empresária Joyce Rocha, palestrante convidada do Inspira MEI, evento gratuito para inspirar os microempreendedores individuais (MEI) que estão procurando uma motivação extra para encarar o seu dia a dia e persistir nos seus sonhos. Afinal, somente este ano, já foram abertos 73.132 novos MEI por todo o Paraná.
A terceira edição foi realizada nesta terça-feira (23) e lotou o auditório do Sebrae/PR em Curitiba, com a presença de 197 empreendedores. O evento foi realizado pelo Sebrae/PR, com parceria do Vale do Pinhão e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Segundo Rodrigo Feyerabend, consultor do Sebrae/PR, o Inspira MEI foi criado para aproximar ainda mais a instituição dos microempreendedores individuais.
“A dinâmica traz sempre palestra e muito networking, em momentos de inspiração, reunir um grupo de pessoas inspiradas que buscam realizar seus sonhos e propósitos. Vemos que os empreendedores têm amor pelo seu negócio e a nossa tarefa é ajudar e inspirar”, afirma.
É o caso do microempreendedor Amandio Marcondes, da loja Albazar Presentes, de Curitiba.
“Às vezes se sentimos isolados, precisamos de apoio. Estar alinhado com as orientações do Sebrae nos ajuda muito a deslanchar nossos negócios, para que um dia os microempreendedores possam se tornar grandes empresas”, conta Amandio.
Já Miraete de Sá lançou um livro de forma independente em 2021, e agora quer viabilizar as vendas digitais. A microempreendedora também é de Curitiba.
“Quero entrar no mundo on-line, talvez com um formato de podcast para poder divulgar trechos do meu livro. Quero fazer os cursos do Sebrae/PR que nos orientam para isso. Sou MEI há alguns anos, mas antes trabalhava com venda de roupas. A palestra foi muito inspiradora, poder conhecer a trajetória da Joyce. É preciso coragem para ser empreendedora como ela”, reconhece.
“A árvore está na semente”
Quem vê o tamanho das lojas Ypslon em Minas Gerais, com vendas on-line para todo o País, não imagina que tudo começou numa loja de 23 m² no bairro Padre Eustáquio, na capital mineira.
“É preciso persistência. Toda grande árvore está presente em uma semente. Tive uma loja em Belo Horizonte, que faliu quatro vezes. Depois de 12 anos, resolvi fechar a loja vez, me adaptei ao perfil dos clientes e o cenário foi se transformando. Em 2014, fui para uma barraca da Feira Minas e comecei a reconstruir minha história. Toda a mercadoria da Ypslon vem do Brás, em São Paulo. Sentia um preconceito de que produto barato não tinha valor. Mas nunca acreditei nisso e valorizava meu potencial”, relata Joyce Rocha.
Segundo a empreendedora, tudo mudou com as redes sociais e com ferramentas que muitas vezes estão ao nosso alcance, mas que não são usadas como poderiam para alavancar os pequenos negócios.
“Há oito anos, comecei a investir no mundo das influenciadoras digitais. Hoje, o mundo é de influenciadores. É preciso humanizar nossos negócios, fazer as pessoas usarem nossos produtos e postarem em seus perfis. Mas, é preciso que esse influenciador esteja conectado com o propósito da empresa, senão dificilmente irá reverter em vendas com seu público de seguidores”, enfatiza a palestrante.
Segundo Joyce, sua inspiração para a Ypslon veio após uma viagem aos Estados Unidos.
“Fiz minha primeira viagem depois de ter o visto reprovado três vezes. Meu sonho então era conquistar novos clientes. Minha inspiração foi a Zara. E queria ter um letreiro da Ypslon em Belo Horizonte que fosse tão emblemático como o de Hollywood. Empreendedor precisa ser ousado. Mostrei para as pessoas que é possível se vestir bem pagando pouco, e estar em lugares requintados.”
Próxima edição
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend, a próxima edição do Inspira MEI será em outubro deste ano. Em maio, na programação da Semana MEI, será realizada mais uma edição do Mutirão do MEI. Os atendimentos coletivos em Curitiba serão realizados pelo Sebrae/PR, Prefeitura de Curitiba e Agência Curitiba, voltados aos microempreendedores em um único lugar, de forma rápida e dinâmica.
O Mutirão integra a Semana do MEI do Sebrae, oportunidade para que os microempreendedores individuais busquem capacitações e melhorias na gestão por meio das consultorias, regularização das empresas através dos atendimentos dos espaços empreendedores e outras secretarias, além de oportunidade de orientação e acesso ao crédito, com as instituições financeiras que integram o evento. Também haverá networking nos encontros de negócio.
Os encontros do Mutirão pelas Ruas da Cidadania de Curitiba serão nos dias 7 de maio (Fazendinha), 14 de maio (Santa Felicidade), 21 de maio (Boqueirão), 23 de maio (Mercado Municipal) e 28 de maio (Pinheirinho), sempre das 9h às 17h. Mais informações pelo site da Agência Curitiba.