Durante a quarta edição do Festival Tutano, que acontecerá no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, nos dias 21 e 22 de outubro, produtos com Indicação Geográfica (IG) e outros diferenciados que buscam o reconhecimento junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), serão comercializados no espaço do Sebrae/PR.
O público encontrará Balas de Banana de Antonina, a Erva-mate São Matheus, ambos do Paraná, e o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro – IG concedida como Denominação de Origem para o estado de Santa Catarina – que abrange uma área de 134 municípios, sendo 107 de Santa Catarina, 12 do Paraná e 15 do Rio Grande do Sul, serão os produtos que detém a IG. Ainda serão apresentados outros que estão em busca do reconhecimento como a Cachaça de Morretes, Mel de Prudentópolis, Cracóvia de Prudentópolis e Cafés de Mandaguari.
“O evento proporciona o encontro de estudantes, chefs de cozinha, profissionais da gastronomia, donos de restaurantes, é uma experiência muito positiva. Nossa participação será com estande com sete tipos de negócios da área de alimentos e o Mosaico Curitiba, primeiro produto artesanal do Paraná que está se organizando para buscar a Indicação Geográfica”, explica Maria Isabel Rosa Guimarães, consultora do Sebrae/PR.
A participação no evento tem, ainda, a intenção de dar visibilidade aos produtos com IG e reforçar o potencial turístico das regiões de origem.
“Toda iniciativa que dá visibilidade aos produtos do Paraná é bem-vinda. Nossa associação carrega bastante história, com um produto diferenciado, de terroir único e origens no século 18. A cachaça é um produto necessário à nossa economia e precisa ser bem elaborada”, conta Sadi Poletto, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Morretes (Aprocam) e produtor da Cachaça Ouro de Morretes, da Casa Poletto.
Programação do Tutano
O Festival Tutano 2023 tem novidades, com uma programação especial para os consumidores finais, com música, barraquinhas de comidas e bebidas, aulas show com degustação de alimentos e bebidas, exposições, lançamentos de livros e mais. Saiba mais detalhes da programação pelo site.
Produtos com IG, registrados no Paraná
Atualmente, o Paraná conta com 12 produtos com Indicação Geográfica: Bala de Banana de Antonina; Melado de Capanema; Goiaba de Carlópolis; Queijo de Witmarsum; Uvas de Marialva; Café do Norte Pioneiro; Mel do Oeste; Mel de Ortigueira; Erva-Mate São Matheus – do Sul do Paraná; Morango do Norte Pioneiro; Vinhos de Bituruna; e Barreado do Litoral do Paraná.