ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR apresenta projeto da nova sede de Londrina

Obra vai marcar o início de uma nova era para o empreendedorismo no norte do Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Obra vai marcar o início de uma nova era para o empreendedorismo no norte do Paraná

O Sebrae/PR apresentou, nesta segunda-feira (3), em evento na Chácara Graciosa, o projeto da nova sede da instituição em Londrina. Autoridades e representantes da sociedade civil conheceram a maquete do novo espaço, que terá quatro pavimentos e será construído em uma área de 4.648 metros quadrados nas proximidades do Aterro do Lago Igapó, no Parque San Pablo. A atual sede tem mil metros quadrados.

Projetada para atender aos empreendedores de Londrina e de todo o norte do Paraná, a nova sede terá investimento estimado em R$ 32,7 milhões, com recursos próprios. Até o final deste ano, devem ser concluídos os projetos executivo, hidráulico, elétrico e estrutural. Em janeiro de 2023, será aberta a licitação e a expectativa é iniciar as obras no segundo semestre e concluí-las em até 24 meses.

Maquete do projeto da nova sede do Sebrae em Londrina foi apresentada às lideranças da cidade. Foto: Thomé Lopes.

Participaram da solenidade o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto.

Para o gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, este é um sonho realizado.

“É um divisor de águas, não só por causa da estrutura, mas pelo que nós poderemos fazer pelas micro e pequenas empresas do norte do estado”, comemorou Bianchi.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, disse que Londrina, a segunda maior cidade paranaense, precisa ter uma sede com capacidade para atender aos empresários de todo o norte do estado.

“Este é um momento importante de expansão do Sebrae no Paraná, com novas unidades e melhorias das unidades existentes”, destacou.

O conselheiro do Sebrae/PR, Ercilio Santimoni, ressaltou que havia a necessidade de melhorar o atendimento aos empreendedores da região.

“O empreendedorismo cresceu demais com a pandemia, porque muitas pessoas que eram empregadas ou informais foram para a formalidade e precisamos ter condições de bem atender o nosso público”, justificou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Fernando Moraes, afirmou estar entusiasmado e otimista com a novidade.

“A nova sede vai potencializar e unir ainda mais o setor produtivo de Londrina e região”, projetou.

Prestigiaram também o evento, entre outras lideranças, os deputados estaduais eleitos Thiago Amaral e Cloara Pinheiro; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Márcia Manfrin; o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Jairo Tamura; o diretor-presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre; além de representantes de várias entidades setoriais de Londrina.

O projeto

Projeção da instalação da nova sede do Sebrae e da nova praça, em Londrina.

A nova sede do Sebrae/PR será construída em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Londrina, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), e integrada à paisagem do Aterro do Lago Igapó.

Serão 4.648 metros quadrados de área construída em um terreno de 6.584 metros quadrados. É um projeto moderno, com acessibilidade e ecologicamente correto. A fachada tem elementos sustentáveis e painéis fotovoltaicos, para reduzir os custos com energia elétrica.

O térreo e o primeiro andar serão exclusivamente voltados aos clientes. Os espaços serão flexíveis e integrados, com áreas para atendimento, atividades de treinamento e eventos, além de sete salas para cursos de capacitação, com capacidade para 90 pessoas em cada uma delas.

No segundo andar, haverá espaços funcionais para atendimento aos clientes e também para os departamentos administrativos e operacionais do Sebrae/PR. O novo prédio terá nove salas de consultoria instaladas no térreo, primeiro e segundo andares, um auditório e dois estúdios de gravação. No subsolo, estacionamento para veículos.

A obra inclui vagas verdes, sistema de automação, equipamento econômico de climatização e outras melhorias ecologicamente corretas, o que deve possibilitar o recebimento de certificações de sustentabilidade.

O projeto também aproveitou o desnível do terreno para a construção de uma praça com dois espaços integrados, que poderão ser utilizados para lazer e realização de eventos para a comunidade.

Os muros do local poderão servir como telas para valorizar o trabalho de artistas locais. Todas essas escolhas foram feitas para proporcionar a melhor experiência aos clientes do Sebrae/PR, contribuindo para transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil.

  • norte do Paraná
  • nova sede Sebrae Londrina
  • obra
  • sebrae londrina