A praça Raposo Tavares, em Maringá, foi palco na última quinta-feira (6), para o ‘Comércio em Foco’, promovido gratuitamente pelo Sebrae/PR, Fecomércio PR, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD). Em Maringá, o evento teve a parceria do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar), Câmara da Mulher Empreendedora e Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC).

O seminário está sendo realizado em sete cidades paranaenses com o objetivo de conectar as micro e pequenas empresas com as principais tendências mundiais, promover capacitação e divulgar ideias inovadoras para o varejo.
Em Maringá, o Comércio em Foco integrou a programação do InovaLoja, realizado pelo Sebrae/PR, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), e o NIC. Na ocasião, os empreendedores puderam assistir a uma palestra com o tema ‘Acelerando Lucros: seu Natal com resultados extraordinários’, ministrada pelo treinador Pereira Amorim, responsável pela criação de um método de alta performance de vendas. Ele abordou tópicos sobre como atrair e encantar clientes, estratégias para aumentar o ticket médio e experiências que geram fidelização.

“É importante unir físico e digital e usar as tecnologias para vender mais, principalmente no Natal. Quando a pessoa entra na loja, é preciso oferecer um atendimento prático e objetivo, mas sem deixar de ser humano. É preciso saber fazer uma pergunta estratégica e intencional, descobrir a necessidade do cliente e oferecer a solução”, destacou Amorim.
Empresária do ramo de calçados, Michele Staianov buscou a palestra com o objetivo de alavancar as vendas de fim de ano. “Foi muto valioso, pela experiência do treinador em apresentar estratégias de venda”, analisou.

A funcionária de uma loja de confecções, Divina Dayse Vega foi em busca de crescimento profissional. “O objetivo é atender melhor os clientes e potencializar as vendas de Natal”, disse.
Impactos
“O Foco aproxima o empreendedor do que é tendência atual para que ele possa aproximar isso da sua realidade”, avaliou a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, foi uma oportunidade para os comerciantes acessarem as tendências do varejo mundial, criarem conexões e avaliarem o rumo dos seus negócios.
“Cada vez mais o consumidor valoriza o pertencimento, a sustentabilidade do consumo, a busca pelo bem-estar, bem como a tecnologia que otimiza a vida cotidiana. Então, o evento é também uma oportunidade para refletir sobre esses e outros fatores que contribuem para as transformações do mercado”, destacou Schmidt.
A presidente do NIC, Michele Carraschi, pontuou que os comerciantes puderam assistir a um treinamento com um profissional de altíssimo nível. “Foram informações muito valiosas, que poderão mudar completamente a forma pela qual os comércios vão faturar e humanizar os seus atendimentos”, disse.
