Toledo, na região Oeste do Paraná, sediará de 18 a 22 de agosto o Empretec, um dos principais programas de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar da edição local, é necessário realizar a pré-inscrição até 8 de agosto, pelo link: https://bit.ly/Empretec2025.
Promovido no Brasil pelo Sebrae desde 1993, o programa tem como foco principal a transformação do comportamento empreendedor. O consultor do Sebrae/PR, Willian Braga Tomaz, destaca que o processo de identificação do perfil do participante começa antes mesmo da inscrição definitiva.
“Antes de efetuar a inscrição, é necessário passar por uma entrevista de seleção. Por se tratar de um seminário com ênfase comportamental, esse processo seletivo é fundamental para garantir que o momento seja realmente oportuno para o participante vivenciar a metodologia, que é intensa e desafiadora”, explica Willian.
O Empretec?
A capacitação é ideal para quem deseja abrir um negócio, impulsionar o crescimento da empresa ou desenvolver habilidades empreendedoras. Durante cinco dias de imersão, os participantes são estimulados a vencer medos e encarar desafios com confiança; identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos; fortalecer habilidades e aprimorar seu desempenho como líder, criar um plano de negócios sólido e viável e ainda conectar-se com outros empreendedores.
Renan Schumacher é empresário, do setor de automação em Marechal Cândido Rondon, e vivenciou em 2024 a experiência do Empretec. Para ele, foi uma das melhores decisões que já tomou profissionalmente.
“Foi intenso e desafiador, com aprendizado até o último minuto. A sensação de fazer o Empretec é como se recebesse um manual, passo a passo, de como ser um empreendedor. Saí de lá com algumas mudanças claras em relação à definição de metas, trabalhar de forma inteligente e autorresponsabilidade”, relata Renan.

De Toledo, o empresário do ramo de eventos, Jonas de Camargo Vicente Rosenberger conheceu o Empretec durante um encontro no Sebrae e imediatamente se candidatou a participar da entrevista de seleção. Após a imersão conseguiu implantar ações no próprio negócio, que, inclusive, influenciaram na vida pessoal.
“A mudança que acontece no negócio é praticamente instantânea. Minha empresa foi para um ponto muito mais alto, estruturamos processos que não existiam, aumentamos o desenvolvimento de tickets, tarefas e, hoje, consigo ter tempo para minha família. Achava que deveria fazer tudo, agora entendo que estar à frente de uma empresa é saber lidar com todos os processos”, finaliza Jonas.

Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone: (45) 99928-2552.